Introdução

Olá, caro(a) aluno(a), seja bem-vindo(a) ao livro que fará parte da disciplina de Design e Interação. Neste material, abordaremos vários assuntos para que você possa adquirir os conhecimentos necessários sobre essa disciplina tão relevante para o desenvolvimento de um novo produto e como se dará seu processo de interação.

No decorrer da leitura do livro, procure interagir com os textos, fazer anotações, estabelecer relacionamento com suas atividades diárias, responder às atividades, anotar suas dúvidas, fazer a leitura dos materiais complementares e das indicações de leitura e procurar sempre realizar novas pesquisas sobre o assunto.

Neste curso, abordaremos alguns aspectos, conceitos e práticas envolvidos no design de interação. Com isso, entenderemos como ele é relevante na vida das pessoas e qual sua relação com o sucesso ou o fracasso de diversos produtos no mercado.

As unidades do livro foram organizadas de forma a estarem vinculadas, ou seja, a unidade seguinte sempre está vinculada com a unidade anterior, portanto, é bom que você leia e entenda todo o conteúdo de uma unidade para passar para a próxima.

Na unidade I, falaremos dos aspectos introdutórios do Design de Interação, o que é o design de interação, como ocorreu a sua evolução e a sua história ao longo dos anos. Estudaremos alguns conceitos básicos acerca do que é interação, interface e affordance. Depois, passaremos a estudar as perspectivas do design, a multi-inter-transdisciplinaridade em IHC e as pessoas envolvidas no design de interação. No final desta unidade, falaremos da psicologia que envolve a IHC, dos modelos de processamento de informação humano (MPIH), que são: sistema perceptual, sistema motor, sistema cognitivo e os mecanismos da percepção humana.

Na sequência, na Unidade II, será apresentado o processo de designer de interação e suas abordagens, como o ciclo de vida em estrela, a engenharia de usabilidade, o que envolve o design contextual, físico, baseado em cenários, dirigido por objetivos e centrado na comunicação. Falaremos também das necessidades e dos requisitos de usuários com questões sobre que dados coletar, de quem e como coletar dados etc. Estudaremos a interação emocional, as interfaces expressivas, as interfaces frustrantes e os modelos de emoção que envolvem os usuários.

Na Unidade III, passaremos a falar de avaliação, por que ela é importante, o que precisa ser avaliado, quais os objetivos da avaliação IHC, como coletar os dados para a avaliação e quais os tipos de dados que podem ser coletados e produzidos. Vamos estudar, também, quais são os métodos de avaliação de IHC, dentre eles: avaliação heurística, avaliação percurso cognitivo, avaliação inspeção semiótica e estudos de avaliação em ambientes controlados e em ambientes naturais; por fim, conheceremos o Framework DECIDE.

Para finalizar, na Unidade IV, serão apresentados os tipos de interfaces, uma visão geral dos diferentes tipos de interface, suas características e exemplos dos diferentes tipos. Conheceremos uma variedade de recursos tecnológicos disponíveis, que está sendo desenvolvida e que pode incentivar os designers a pensarem de maneiras diferentes sobre o design de interação. Ainda nessa unidade, serão estudados o projeto de interface, o impacto ambiental, o design sustentável e a psicologia ambiental.

Este material tem por objetivo principal descrever os assuntos mais pertinentes sobre design e interação. Espero que sua leitura seja agradável e que, de alguma maneira, os tópicos abordados no decorrer dos seus estudos contribuam com sua vida pessoal e profissional.

Assim, nós te convidamos a entrar nessa jornada com empenho e dedicação. Boa leitura!

PARABÉNS

Introdução Concluida

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