Conclusão

Caro(a) aluno(a), no decorrer do nosso livro, buscou-se levar a você conhecimentos acerca do Design de Interação que são relevantes para seu processo de aprendizado. Espero ter esclarecido suas dúvidas e despertado em você a curiosidade e a vontade de colocar o conteúdo em prática.

Para compreendermos melhor esse processo, começamos, na Unidade I, aprendendo os aspectos introdutórios do design de interação, sua evolução e história. Aprendemos alguns conceitos básicos como interação, interface e affordance. Tivemos a oportunidade de estudar as perspectivas do design, a multi-inter-transdisciplinaridade em IHC e as pessoas envolvidas no design de interação. Outro assunto abordado nesta unidade foi a psicologia que envolve a IHC, os modelo de processamento de informação humano (MPIH), como o sistema perceptual, sistema motor, sistema cognitivo e os mecanismos da percepção humana.

Na sequência, aprendemos o processo de design de interação e outras propostas, como o ciclo de vida em estrela, a  Engenharia de Usabilidade de Nielsen, o design contextual, o design físico, o design baseado em cenários, o design dirigido por objetivos e o design centrado na comunicação.  Estudamos, também, as necessidades e os requisitos de usuários com questões acerca de que dados coletar e de quem, de como coletar os dados dos usuários. No fim da unidade, falamos acerca da interação emocional, das interfaces expressivas, das interfaces frustrantes e dos modelos de emoção que envolvem os usuários.

Na Unidade III, estudamos o que é avaliação, seus objetivos e a sua importância no IHC. Aprendemos como coletar dados para a avaliação e quais os tipos de dados para coletar e produzir. Também, estudamos quais são os métodos de Avaliação de IHC, dentre eles: avaliação heurística, avaliação percurso cognitivo, avaliação inspeção semiótica, estudos de avaliação em ambientes controlados e em ambientes naturais; por fim, conhecemos o Framework DECIDE.

Na Unidade IV, estudamos as Interfaces, os tipos de Interfaces, como baseada em comando, recursos multimídia, visualização da Informação, Web, móvel, fala, caneta e toque, gestos com movimentos no ar, hápticas, realidade virtual, realidade aumentada e mista, vestíveis (Wearables). Ainda nessa unidade, estudamos o projeto de interface, o impacto ambiental, o design sustentável e a psicologia ambiental.

Durante nossa jornada, aprendemos que um bom design é o processo fundamental para que um produto possa ser aceito e ter sucesso e para que seu público-alvo possa ter boas experiências ao usar seu produto.

A forma como se constrói um produto e como se permite que seus usuários interajam com ele está intimamente relacionada a experiências que são proporcionadas aos usuários quando estes usam o produto. Essas experiências vão gerar sentimentos em seus usuários, pois, caso o produto seja muito complicado de usar, pode dificultar o aprendizado, e essa experiência pode acabar sendo negativa e causando uma rejeição e a não aceitação do produto.

Para finalizar, espero ter contribuído com informações que possam ajudar em sua formação. Lembre-se de que é muito importante manter-se atualizado sobre tais assuntos, visto que a dinâmica do mundo da tecnologia é extremamente veloz. Assim, não pare por aqui! Desejamos a você muito sucesso, sempre!

Parabéns

Você Concluiu a Disciplina!

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