Unidade III

Controle do Produto

Selecione a seta para iniciar o conteúdo

REFLITA

A American Production and Inventory Control Society (APICS) é uma associação para gestão da cadeia de suprimentos e fornecedora líder de programas de pesquisa, educação e certificação que tem por objetivo a excelência, inovação e melhoria da cadeia de suprimentos. Essa entidade definiu várias listas de materiais (BOM) em estruturas de subconjuntos, peças intermediárias, matérias-primas básicas e itens comprados já prontos que são utilizados na montagem de vários tipos de bens de consumo, clarificando as relações de precedência e as quantidades de cada componente necessário. Este processo facilita toda a gestão da cadeia de suprimentos de vários produtos e facilita o processo de gestão ambiental e de impacto energético de todos estes componentes.

REFLITA

Os sistemas produtivos, de modo geral, apresentam gargalos ou restrições. Estas restrições podem atrasar e até mesmo causar paradas em linhas produtivas e nas fábricas em geral. Existem alternativas objetivando eliminar as restrições dos sistemas, no entanto, sempre existirão gargalos nos sistemas produtivos, já que a solução de um gargalo sempre nos direciona a outros gargalos, embora sempre com um efeito menor e maior ganho de produtividade a cada gargalo eliminado. Na sua opinião, esses gargalos influenciam de forma direta e indireta nos níveis de estoque em um sistema produtivo?

FIQUE POR DENTRO

Conforme destacam Fleury, Wanke e Figueiredo (2000), o que parece claro é que o conceito de SCM chegou para ficar. Os extraordinários resultados obtidos pelas empresas que já conseguiram implantá-lo com sucesso são uma garantia de que esse não é apenas um modismo gerencial. De modo geral, a satisfação e a experiência do cliente são o novo campo de batalha para as empresas diante de seus concorrentes. Está cada vez mais em alta a busca pela excelência no atendimento e na satisfação dos consumidores, que estão cada vez mais exigentes. Na maioria das vezes, os clientes afirmam que ser bem atendido é mais importante do que o preço ou a qualidade dos produtos. É de grande importância evoluir e melhorar o negócio com bastante frequência para que ele se mantenha competitivo e sempre bem adaptado às necessidades dos clientes. Leia, no link indicado a seguir, um material muito interessante sobre este tema: https://www.cairu.br/riccairu/pdf/artigos/2/10_QUALIDADE_ATEND_CLIENTE.pdf. Acesso em: 30 nov. 2020.

FIQUE POR DENTRO

Pegging é uma sistemática disponível para a maioria dos sistemas MRP que possibilita a verificação das entradas de determinada necessidade bruta de componentes específicos. Isso é útil quando se verifica que a produção sugerida por determinada ordem não pode ser realizada. O uso do método pegging possibilita traçar o caminho para o cálculo do MRP ao contrário, isto é, nível por nível, até encontrar qual ordem de produção foi responsável pela geração da necessidade. Esta ordem de produção pode, então, ser mudada de acordo com a nova conveniência do sistema produtivo. No artigo disponível neste link, você pode perceber vantagens associadas à utilização do MRP e do MRPII: https://www.inesul.edu.br/revista/arquivos/arq-idvol_45_1475010035.pdf. Acesso em: 30 nov. 2020.

indicação de leitura

Nome do livro: Sistemas de Informação Gerenciais

Editora: Prentice Hall - Edição: 7ª (2007).

Autor: Kenneth Laudon e Jane Laudon.

ISBN: 978-85-8065-266-0.

Comentário: Este livro proporcionará uma visão geral dos sistemas de informações nos quais são conceituados dados primários e secundários e exemplifica os sistemas disponíveis para gerenciar e obter dados, tais como sistemas MRP, ERPs e transferência eletrônica de dados.

indicação de leitura

Nome do livro: Sistemas, métodos & processos: administrando organizações por meio de processos de negócios

Editora: Atlas - Edição: 1ª (2003).

Autor: Tadeu Cruz.

ISBN-10: 8522493634.

Comentário: Trata-se de um bom livro que aborda de maneira clara e simples os elementos que compõem os mais atuais conceitos de produção e seus principais sistemas e métodos dentro de uma nova abordagem para análise, modelagem e gerenciamento de processos de negócio.

indicação de leitura

Nome do livro: Aprendendo a enxergar    

Editora: Lean Institute Brasil - Edição: 1ª - 2012.

Autor: Mike Rother e John Shook.  

ISBN: 8588874024.

Comentário: Uma boa leitura para os profissionais que desejam aprofundar-se nos conceitos básicos dos processos industriais e empresariais. Este livro contém informações sobre a história de uma empresa fictícia e mostra estratégias de como desenhar o mapa do estado atual que expõe a situação atual da empresa, ajuda a evidenciar oportunidades de melhoria e, finalmente, mostra como direcionar o mapeamento do estado futuro ou ideal, que é aonde a empresa deseja chegar.

Aula Concluída

Você chegou ao fim desta unidade com sucesso!

Voltar Avançar