Unidade I

Controle da Produção

Selecione a seta para iniciar o conteúdo

REFLITA

Em um sistema produtivo de qualquer natureza, em geral, tudo o que existe, em termos de instalações e equipamentos, especialmente se for móvel, deve ser controlado para efeitos de produção e de controle de manutenção. Instalações e equipamentos se deterioram, quebram ou falham com o passar do tempo, e isso pode ocorrer a curto, médio ou longo prazo. Nas áreas produtivas em geral, podemos afirmar que, com o passar do tempo, ocorrem diminuições evidentes, em termos de características, qualidade e benefícios das instalações e equipamentos industriais, e que somente podem ser identificadas por meio dos processos de controle? Os processos de planejamento poderiam melhorar esse tipo de situação? (JURAN, 1992).

FIQUE POR DENTRO

Os depósitos de produtos acabados e os almoxarifados, que foram áreas muito importantes logo após a Revolução Industrial, são setores que devem ficar cada vez menores e, em breve, serão extintos das empresas modernas. Na prática, tudo o que permanece parado não agrega valor e as empresas estão mudando suas práticas, no sentido de uma cadeia mais integrada entre fornecedores e distribuidores. Cada vez mais, todos os integrantes da cadeia de valor devem participar de forma mais ativa das atividades produtivas, não sendo mais apenas fornecedores de insumos ou distribuidores de produtos acabados, deixando para a área produtiva a dedicação mais importante, que é produzir valor. Por isso, não perca a oportunidade de se aprofundar nos estudos da cadeia e dos mapeamentos de fluxo de valor. Para um aprofundamento sobre esse moderno tema dentro dos ambientes produtivos leia o texto: Aplicação do mapeamento do fluxo de valor para a implantação da produção enxuta na fabricação de fios de cobre, que está disponível no link: https://pdfs.semanticscholar.org/23c3/16385e0b6e934c86c4f3956dc853bf2694d3.pdf. Acesso em: 21 out. 2020.

FIQUE POR DENTRO

O STP – Sistema Toyota de Produção se baseia nos chamados sete desperdícios da produção que devem ser eliminados com o uso do sistema JIT, são eles: (1) superprodução: produzir mais do que o necessário; (2) espera: fluxo desequilibrado entre as operações; (3) transporte: manuseio de materiais em excesso; (4) produção desnecessária: passos de produção desnecessários; (5) estoque em processo: acúmulo de itens devido à falta de sincronia entre as etapas do processo; (6) movimento e esforço: movimentos humanos e esforços desnecessários; e (7) produtos defeituosos. Para aprofundamento nesse tema, leia o texto Eliminação de desperdícios e aumento de produtividade na indústria: enfrentando a crise com base no STP, que está disponível no link: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/7890/1/PG_CEEP_2016_1_16.pdf. Acesso em: 18 out. 2020.

indicação de leitura

Nome do livro: Planejamento e controle da produção avançada

Editora: SAGAH.

Autor: Gizele Lozada.

ISBN: 9788595021532.

Comentário: A referida obra aborda algumas estratégias de resposta industrial à demanda, objetivando garantir que o cliente receba o produto certo, em local, quantidade e momento adequados, por meio do uso de técnicas e tecnologias de produção avançadas, trazendo exemplos e experiências que podem ajudar na evolução do processo de planejamento organizacional.

indicação de leitura

Nome do livro: Sistemas, métodos & processos: administrando organizações por meio de processos de negócios

Editora: Atlas.

Autor: Tadeu Cruz.

ISBN-10: 8522493634.

Comentário: Trata-se de um livro que aborda, de maneira clara e simples, os elementos que compõem, de forma moderna, os conceitos de produção, sistemas, métodos de trabalho, estratégias de análise, modelagem e gerenciamento de processos e de negócios.

indicação de leitura

Nome do livro: Aperfeiçoando processos empresariais: estratégia revolucionária para o aperfeiçoamento da qualidade, da produtividade e da competitividade

Editora: Mackron Books.

Autor: James Harrington.

ISBN: 9788534600347.

Comentário: Uma boa leitura para os profissionais que desejam aprofundar-se nos conceitos básicos dos processos industriais e empresariais. Esse livro contém informações sobre os fundamentos, a metodologia e os resultados da utilização de ferramentas para planejar mudanças nas estruturas e comportamentos organizacionais, assim como nos processos e métodos de trabalho utilizados.

INDICAÇÃO DE vídeo

Nome do filme: Planejamento e controle de produção

Gênero: Aula.

Autor: Valério Salomon.

Canal: Autor Univesp.

Ano: 2020.

Comentário: Trata-se de uma aula com detalhes importantes sobre os processos de planejamento e controle da produção, em que são apresentados os conceitos teóricos básicos e reforçados outros conceitos complementares, associados aos estudos de controle da produção. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=B0bsmqP8PrI&t=5s. Acesso em: 01 nov. 2020.

Aula Concluída

Você chegou ao fim desta unidade com sucesso!

Voltar Avançar