Unidade IV

Processamento de polímeros e controle de qualidade nos processos

Selecione a seta para iniciar o conteúdo

FIQUE POR DENTRO

Callister e Rethwisch (2002, p. 309) explicam que a maioria dos polímeros possui origem orgânica, e muitos desses materiais são hidrocarbonetos, ou seja, possuem em sua composição hidrogênio e carbono. As ligações intramoleculares são covalentes e “cada átomo de carbono possui quatro elétrons que podem participar em ligações covalentes, enquanto cada átomo de hidrogênio possui apenas um elétron de ligação”.

Para mais informações, acerca desse assunto, leia o texto de Renata Tomaz Quevedo, intitulado “Polímeros”, que está disponível, integralmente, no link: <https://bit.ly/2IJsKIj>. Acesso em: 14 jul. 2019.

REFLITA

A adição feita em cadeia possui três estágios, que são:

  • iniciação, que acontece quando “um centro ativo é formado através de uma reação entre uma espécie iniciadora e uma unidade monomérica” (CALLISTER; RETHWISCH, 2002, p. 342);
  • propagação, que “envolve o crescimento linear da molécula à medida que unidades do monômero se fixam umas às outras para produzir a molécula de cadeia” (CALLISTER; RETHWISCH, 2002, p. 342);
  • terminação, que pode acontecer, por exemplo, quando “as extremidades ativas de duas cadeias que se propagam podem reagir entre si ou se ligar para formar uma molécula não reativa”, ou quando “uma extremidade de cadeia ativa pode reagir com um indicador ou outra espécie química que possui uma única ligação ativa” (CALLISTER, 2002, p. 342).

FIQUE POR DENTRO

Normalmente, os moldes são confeccionados em aço, podem ter uma ou mais cavidades e são resfriados, em geral, por água, a uma temperatura mais baixa. As máquinas injetoras podem ser horizontais ou verticais e têm capacidade de fechamento de até 25 toneladas.

Para Teodoro (2016), a capacidade de injeção e a força de fechamento são parâmetros importantes nesse tipo de equipamento (TEODORO, 2016). Nesse contexto, Busato (2004) ressalta a importância do ajuste entre tempo, temperatura e pressão, para que não sejam danificados o produto moldado, o molde e a máquina.

Para mais informações acerca desse assunto, leia o texto “Como funciona uma máquina injetora?”, disponível, integralmente, no link: <https://bit.ly/32QlV2v>. Acesso em: 14 jul. 2019.

FIQUE POR DENTRO

Segundo Mano e Mendes (2004), a moldação por termoformação é um processo designado, usualmente, por moldagem a vácuo (vacuum forming); é uma técnica muito simples, adaptável à fabricação de painéis com relevo de pouca profundidade, para fins promocionais ou decorativos.

Essa técnica utiliza moldes confeccionados com gesso, madeira e metal, submetidos a pressões baixas e instantâneas durante a preparação da peça. Além disso, “os orifícios através dos quais será aplicado o vácuo devem ser distribuídos adequadamente, de modo a permitir uma boa cópia da superfície do molde na placa polimérica aquecida” (MANO; MENDES, 2004, p. 72).

Para saber mais acerca desse assunto, leia o texto “Vacuum forming”, que está disponível, integralmente, no link: <https://bit.ly/2Y8O3KB>. Acesso em: 14 jul. 2019.

FIQUE POR DENTRO

Para Neumann (2015), a evolução da qualidade ocorreu de acordo com os seguintes estágios: era da inspeção, cuja qualidade focalizava o produto; era do controle estatístico da qualidade, em que a qualidade focaliza o processo; era da garantia da qualidade, na qual o foco da qualidade é o sistema; era da gestão da qualidade total, na qual se focaliza o negócio.

Para saber mais informações acerca desse assunto, você pode ler o texto “Gestão de Qualidade”, que está disponível, integralmente, no link: <http://gestao-de-qualidade.info/>. Acesso em: 16 jul. 2019.

indicação de leitura

Nome do livro: Engenharia de Produção – curso preparatório para concursos

Editora: Elsevier.

Autor: Clóvis Neumann.

ISBN: 978-85-352-7501-8.

Esse livro é indicado para acadêmicos do curso de Engenharia de Produção e também para pessoas que desejam prestar concursos, cujas questões exigem conhecimento nas áreas de Engenharia de Produção, engenharias em geral e BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). Além da parte teórica, o livro contém mais de 1.000 questões com gabarito. Trata-se de um livro acadêmico, de fácil leitura e que aborda assuntos importantes, como logística, engenharia do trabalho e engenharia organizacional.

indicação de leitura

Nome do livro: Introdução a polímeros

Editora: Edgard Blücher Ltda.

Autores: Eliosa Biassoto Mano e Luís Cláudio Mendes.

ISBN: 85-202-0247-4.

O livro pode ser usado por alunos de diversas áreas, como Química e Engenharia, e por interessados em polímeros. Trata-se de um livro didático, com imagens, e a segunda edição apresenta tópicos pertinentes ao assunto, além de novos textos sobre polímeros. Na obra, há: uma introdução sobre polímeros, nomenclatura, classificação, os polímeros em algumas composições e a preparação dos polímeros.

Aula Concluída

Você chegou ao fim desta unidade com sucesso!

VoltarAvançar