Segundo Chiaverini (1986), a composição química do aço comum contém, além do carbono, outros elementos. O carbono, principal elemento de liga do aço, é responsável tanto pela dureza do material no estado recozido e normalizado como pelo aumento da resistência mecânica. Por outro lado, o carbono reduz a ductibilidade e a tenacidade. Sendo assim, além do carbono, qual é a composição química do aço comum?
Manganês, silício, sódio e potássio.
Incorreta, pois o sódio e o potássio não fazem parte da composição química do aço, de acordo com Chiaverini (1986).
Manganês, silício, fósforo e enxofre.
Correta, pois Chiaverini (1986) explica que a composição química do aço comum contém, além do carbono, manganês, silício, fósforo e enxofre.
Alumínio, fósforo, silício e potássio.
Incorreta, pois, dentre esses elementos, somente o fósforo faz parte da composição química do aço, de acordo com Chiaverini (1986).
Iodo, cloro, zinco e níquel.
Incorreta, pois nenhum desses elementos faz parte da composição química do aço, de acordo com Chiaverini (1986).
Manganês, silício, enxofre e lítio.
Incorreta, pois o lítio não faz parte da composição química do aço, de acordo com Chiaverini (1986).
As propriedades mecânicas definem o comportamento do material, devido à ação de esforços mecânicos, durante o processo de fabricação e a utilização. Além disso, essas propriedades determinam a maior ou menor capacidade de resistir ou transmitir esses esforços, sem que o material possa se fraturar ou deformar incontrolavelmente. Sendo assim, os materiais estão sujeitos a quais tipos de esforços mecânicos?
Tração, compressão, cisalhamento, flexão e torção.
Correta, pois, de acordo com Callister Júnior (1999), os materiais estão sujeitos aos seguintes esforços mecânicos: cisalhamento, flexão, torção, tração e compressão. A tração alonga a peça; a compressão encurta a peça; o cisalhamento provoca um deslocamento linear; a flexão deforma o eixo perpendicular da peça; a torção atua em um plano perpendicular ao eixo, de tal forma que o objeto sob ação do esforço tende a girar em relação aos outros esforços.
Tração, resistência, construção, dimensão e compressão.
Incorreta, pois, dentre esses itens, apenas a tração e a compressão são tipos de esforços mecânicos.
Compressão, dimensão, flexão, torção e tração.
Incorreta, pois a dimensão não é um tipo de esforço mecânico.
Flexão e torção, apenas.
Incorreta, pois, de acordo com Callister Júnior (1999), além de flexão e torção, há tração, compressão e cisalhamento.
Dimensão e construção, apenas.
Incorreta, pois Callister Júnior (1999) não define a dimensão e a construção como esforços mecânicos.
Nesta unidade, apresentamos, de acordo com o Inmetro, as unidades utilizadas para medir várias grandezas. Considerando as grandezas de massa, comprimento e intervalo de tempo, assinale a alternativa que apresenta essas nomenclaturas, respectivamente.
Mol, kelvin e ampère.
Incorreta, pois “mol” mede a quantidade de matéria, “kelvin” refere-se à temperatura e “ampère” à corrente elétrica.
Quilograma, metro cúbico e segundo.
Incorreta, pois “metro cúbico” mede o volume.
Mol, ampère e segundo.
Incorreta, pois apenas “segundo” está correto, visto que se refere ao intervalo de tempo.
Metro por segundo ao quadrado, quilograma e metro.
Incorreta, pois “metro por segundo ao quadrado” mede a área.
Quilograma, metro e segundo.
Correta, pois, de acordo com a ABNT, “quilograma” é a unidade da massa, representada por “kg”; “metro” é uma unidade de comprimento, representada por “m”; “segundo” é a grandeza do tempo, representada por “s”.
Quando o assunto é o processo de transformação em empresas de manufatura ou de serviços, há três partes básicas: inputs, processos e outputs. Para Zanolla (2018, p. 8), “o sistema produtivo do tipo input-transformação-output utiliza os recursos, processa-os e os transforma em produtos”. Nesse contexto, em relação aos inputs e outputs da Engenharia de Produção, assinale a alternativa correta.
O input é o recurso a ser transformado, e o output é o recurso de transformação.
Incorreta, pois a explicação refere-se somente aos inputs.
Os inputs são os recursos a serem transformados e os de transformação.
Correta, pois os recursos a serem transformados são os materiais, os consumidores e as informações. Por sua vez, os recursos de transformação são as instalações e os funcionários, de acordo com Zanella (2018).
Os outputs são os bens faturados, apenas.
Incorreta, pois o output é composto por bens manufaturados e serviços.
Os outputs são os serviços e os recursos de transformação.
Incorreta, pois os recursos de transformação são os inputs, e não os outputs.
Os inputs são os bens manufaturados e os serviços.
Incorreta, pois bens manufaturados e serviços referem-se aos outputs, e não aos inputs.
Segundo Chiaverini (1986), independente do processo, algumas etapas devem ser consideradas, de acordo com o tipo de fundição. Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, algumas etapas citadas pelo autor.
Projeto do modelo, moldagem e oxigenação.
Incorreta, pois a oxigenação não faz parte da lista definida por Chiaverini (1986).
Desenho da peça, fusão do metal, limpeza e rebarbação.
Correta, pois “desenho da peça, fusão do metal, limpeza e rebarbação” fazem parte da lista definida por Chiaverini (1986, p. 9), para que seja realizada a fundição. As etapas também incluem: projeto do modelo, confecção do modelo (modelagem), confecção do molde (moldagem), vazamento do molde e controle de qualidade.
Controle de qualidade, modelagem e ensaios não destrutivos.
Incorreta, pois “ensaios não destrutivos” é uma das etapas da inspeção metalúrgica.
Vazamento do molde, moldagem e análise química.
Incorreta, pois “análise química” é uma das etapas da inspeção metalúrgica.
Modelagem, ensaios destrutivos e análise química.
Incorreta, pois, dentre as etapas mencionadas, somente a modelagem está correta.
O molde dispensável é utilizado apenas uma vez, pois, a cada peça produzida, é necessário um novo molde. Assim, o modelo permanente deve ser produzido em madeira, polímeros ou metal. Nesse contexto, assinale a alternativa que apresenta alguns tipos de moldes dispensáveis de modelo permanente.
Areia verde, cura a frio e câmara quente.
Incorreta, pois somente “areia verde” e “cura a frio” estão corretas.
Silicato, areia verde e Squeeze Casting.
Incorreta, pois Squeeze Casting faz parte da fundição de alta pressão.
Shell Molding, cura a frio e cura a quente.
Correta, pois, de acordo com a classificação dos processos de fundição de peças de Jorstad (2008 apud SETTI, 2010), Shell Molding, cura a frio e cura a quente fazem parte da areia aglomerada com resina, que faz parte do molde dispensável de modelo permanente.
Areia verde, cura a frio e baixa pressão.
Incorreta, pois somente “areia verde” está correta.
Cura a quente, câmara fria e câmara quente.
Incorreta, pois somente “cura a quente” está correta.
O processo Die Casting é utilizado quando há a necessidade de produzir grande volume de peças. O zinco é o material mais empregado, porém pode ser combinado com outros tipos de materiais. Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, esses materiais.
Alumínio, fósforo, carbono ou mercúrio.
Incorreta, pois o alumínio é o único material correto.
Magnésio, chumbo, alumínio ou cobre.
Incorreta, pois, nesse caso, não há combinação com o chumbo.
Níquel, titânio, manganês ou carbono.
Incorreta, pois o níquel é o único material correto.
Alumínio, magnésio, níquel ou cobre.
Correta, pois, de acordo com Castro (2013), o processo Die Casting é usado quando há a necessidade de produzir grande volume de peças. O material mais utilizado é o zinco, que pode ser combinado com alumínio, magnésio, níquel ou cobre.
Cobre, urânio, prata ou ouro.
Incorreta, pois o cobre é o único material correto.
A soldagem requer cuidados específicos e deve ser feita de forma correta, visto que oferece riscos à saúde dos colaboradores envolvidos no processo. Quais são os cinco principais riscos, de acordo com Wainer, Brandi e Mello (2004)?
Choque elétrico, queimaduras, explosões, contaminação por gases e fissuras a quente.
Incorreta, pois “fissuras a quente” é um defeito de soldagem.
Explosões, queimaduras, contaminação por gases, exposição a radiações e choque elétrico.
Correta, pois, de acordo com Wainer, Brandi e Mello (2004), ao trabalhar com solda, os cinco principais riscos para o colaborador são os expostos a seguir.
○ Choque elétrico: os equipamentos utilizados na solda trabalham com altas correntes e os riscos são grandes. Sendo assim, devem estar bem instalados, aterrados e com cabos e conexões em bom estado. Boa parte dos riscos é atribuída à instalação inadequada dos equipamentos ou aos danos na isolação.
○ Contaminação por gases: os fumos são vapores desprendidos do metal, liberados pelos processos de solda e que são nocivos à saúde. Esses fumos contêm altas concentrações de metais nocivos e são formados por partículas que se acumulam nos pulmões, causando doenças. O indicado é usar máscara de proteção, manter a cabeça afastada, ter cuidado com peças sujas com líquidos desconhecidos e estar atento à ventilação do local.
○ Queimaduras: podem acontecer por contato com superfícies quentes, peças, chamas ou respingos de metal fundido, raios infravermelhos ou ultravioletas.
○ Explosões: acontecem devido ao vazamento de gases inflamáveis, à exposição a fagulhas e ao manuseio incorreto dos cilindros. Assim, é preciso manter as mangueiras em bom estado, usar válvulas antirretrocesso e manter os cilindros presos, para evitar a queda deles.
○ Exposição a radiações: a solda libera radiação, na forma de raios infravermelhos e ultravioletas, causando queimaduras de pele e retina. Para evitar esses riscos, devem ser utilizadas máscaras, com filtros adequados ao processo e à corrente que estiver sendo usada, e o processo deve ser realizado em cabines próprias para solda.
Queimaduras, explosões, exposição a radiações, choque elétrico e porosidade.
Incorreta, pois “porosidade” é um defeito de soldagem.
Porosidades, fissura a frio, fissura a quente, inclusões e falta de fusão.
Incorreta, pois esses são defeitos de soldagem.
Falta de fusão, porosidade, queimaduras, explosões e fissura a quente.
Incorreta, pois somente “queimaduras” e “explosões” correspondem a riscos da soldagem.
Dentre os processos de conformação apresentados, qual(is) é(são) feito(s) de forma direta?
Extrusão e trefilação.
Incorreta, pois ambos ocorrem de forma indireta.
Laminação, apenas.
Correta, pois, de acordo com Bresciani Filho et al. (2011, p. 18), “a laminação pode ser classificada como um processo de compressão direta pelo fato dos cilindros atuarem, com esforço de compressão, diretamente sobre a peça”.
Estampagem, apenas.
Incorreta, pois a estampagem ocorre de forma indireta.
Forjamento, trefilação e laminação.
Incorreta, pois apenas a laminação ocorre de forma direta.
Laminação, extrusão, trefilação e forjamento.
Incorreta, pois apenas a laminação ocorre de forma direta.
Material cilíndrico, tubular ou prismático, feito de materiais ferrosos e não ferrosos, vindos da extrusão ou da laminação em barras ou bobinas. Esse tipo de matéria-prima é utilizado em qual(is) processo(s) de conformação?
Trefilação, apenas.
Correta, pois, para a fabricação de arame e barras finas de metal, são necessárias matérias-primas do tipo material cilíndrico, tubular ou prismático, feito de materiais ferrosos e não ferrosos vindos da extrusão ou da laminação em barras ou bobinas.
Extrusão e trefilação.
Incorreta, pois as matérias-primas citadas no enunciado fazem parte do processo de trefilação, apenas.
Estampagem, apenas.
Incorreta, pois o correto é trefilação.
Forjamento, trefilação e laminação.
Incorreta, pois o forjamento e a laminação utilizam outras matérias-primas em seu processo de conformação.
Laminação, extrusão, trefilação e forjamento.
Incorreta, pois apenas a trefilação utiliza as matérias-primas citadas no enunciado.
Com o fresamento, obtemos peças prismáticas, com uma ferramenta multicortante, que gira em torno do eixo principal da máquina, no qual a peça se desloca simultaneamente. O fresamento obtém superfícies planas, em direções paralelas ou perpendiculares aos eixos de rotação, que correspondem aos fresamentos tangenciais e frontais. A fresa corta, enquanto a ferramenta gira e uma ou a outra se desloca, realizando o avanço e obtendo, assim, os movimentos de corte, avanço e profundidade. Com base nesse contexto, assinale a alternativa que se refere, corretamente, aos três movimentos citados.
No movimento corte, a peça se move, transversalmente, contra a ferramenta; no de avanço, a ferramenta gira ao redor do seu eixo; o de profundidade ocorre na regulagem da altura da mesa que ajusta a porção de material a ser retirado a cada passe.
Incorreta, pois somente a explicação do movimento de profundidade está correta.
No movimento de corte, há a regulagem da altura da mesa que ajusta a porção de material a ser retirado a cada passe; no de avanço, a ferramenta gira ao redor do seu eixo; no de profundidade, a peça se move, transversalmente, contra a ferramenta.
Incorreta, pois todos os movimentos citados estão errados.
No movimento de corte, a ferramenta gira ao redor do seu eixo; no de avanço, a peça se move, transversalmente, contra a ferramenta; o de profundidade ocorre na regulagem da altura da mesa que ajusta a porção de material a ser retirado a cada passe.
Correta, pois, no movimento de corte, a peça gira ao redor do eixo; no movimento de avanço, a peça se move transversalmente; o movimento de profundidade permite a regulagem do corte (SENAI, 1998).
No movimento de corte, a ferramenta gira ao redor do seu eixo; no de avanço, a peça se move, transversalmente, contra a ferramenta; o de profundidade ocorre na regulagem do comprimento da mesa que ajusta a porção de material a ser retirado a cada passe.
Incorreta, pois somente os movimentos de corte e avanço estão corretos.
No movimento de corte, a ferramenta gira verticalmente; no de avanço, a peça se move, transversalmente, contra a ferramenta; o de profundidade ocorre na regulagem da altura da mesa que ajusta a porção de material a ser retirado a cada passe.
Incorreta, pois somente os movimentos de avanço e profundidade estão corretos.
A usinagem CNC tem vários benefícios, e, para Generoso (2011, p. 3), “é praticamente impossível imaginar a indústria, principalmente os setores mecânico e metalúrgico, sem a presença de máquinas-ferramenta CNC”. Sendo assim, assinale a alternativa correta em relação aos benefícios do uso da usinagem CNC.
Fabricação de peças de geometrias mais complexas, tolerâncias dimensionais mais estreitas e acabamento superficial inferior.
Incorreta, pois o CNC permite um acabamento melhor, e não inferior.
Aumento da fadiga dos operadores, que passam a ser responsáveis pelo controle e pela produção das máquinas.
Incorreta, pois a usinagem CNC reduz a fadiga dos operadores.
Possibilidade de fabricação de pequenos lotes de uma grande variedade de peças, porém, para isso, são necessários ajustes demorados no equipamento.
Incorreta, pois não são necessários ajustes demorados no equipamento.
Geração de emprego nos segmentos de indústria em que o CNC foi instalado.
Incorreta, pois o CNC pode fazer a função de vários funcionários, gerando desemprego.
Maior repetibilidade das características do produto, ou seja, as peças produzidas são idênticas e não dependem de fatores humanos.
Correta, pois um dos benefícios do CNC é, justamente, permitir a criação do mesmo produto, várias vezes, com as mesmas características.
Os polímeros podem ser classificados quanto à estrutura química, à estrutura molecular, ao mecanismo de reação e às configurações de cadeias poliméricas. Em relação à estrutura molecular, os polímeros apresentam diferentes formas de repetição. Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, as formas de repetição.
Ramificada, em rede, por adição e por condensação.
Incorreta, pois somente “ramificada” e “em rede” estão corretos.
Linear, em rede, ramificada e cadeia polimérica.
Incorreta, pois “cadeia polimérica” não é uma forma de repetição de uma estrutura molecular.
Linear, ramificada, com ligações cruzadas e em rede.
Correta, pois, de acordo com Callister e Rethwisch (2002), Canevarolo Júnior (2006) e Mano e Mendes (2004), as formas de repetição que os polímeros apresentam são: linear, ramificada, com ligações cruzadas e em rede. A seguir, estão essas especificações, segundo esses autores.
Ligações cruzadas, em rede, condensação e cadeia polimérica.
Incorreta, pois “condensação” e “cadeia polimérica” não são formas de repetição de uma estrutura molecular.
Linear, por adição, por condensação e cadeia polimérica.
Incorreta, pois somente o termo “linear” está correto.
Para Pereira (2009), tanto o material termoplástico quanto o termofixo têm ciclos completos. Assinale a alternativa correta em relação ao ciclo completo do termoplástico.
Dosagem do material plástico granulado no cilindro de injeção e extração do produto com o molde aberto.
Correta, pois, para Pereira (2009), tanto a dosagem do material plástico quanto a extração do produto fazem parte do ciclo completo do termoplástico.
Injeção do material plástico fundido no molde aberto e resfriamento do material plástico até a solidificação.
Incorreta, pois a injeção é no molde fechado, e não aberto.
Extração do produto com o molde aberto e temperatura do cilindro baixa.
Incorreta, pois somente a etapa de extração do produto com o molde aberto está correta.
Fusão do material até a consistência de injeção e o plástico fundido sendo injetado em um molde aquecido.
Incorreta, pois a etapa de o plástico fundido ser injetado em um molde aquecido está incorreta.
Dosagem do material plástico granulado no cilindro de injeção e ventilação das cavidades do molde, evacuando produtos de reação.
Incorreta, pois somente a etapa de dosagem do material plástico granulado no cilindro de injeção está correta.
Como todo processo, a termoformagem tem suas vantagens e desvantagens. Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, duas vantagens desse processo.
Maior formação de refugo e possibilidade de formar paredes finas.
Incorreta, pois a formação de paredes finas é considerada uma desvantagem.
Baixo custo de fabricação do ferramental e boa diversidade de matérias-primas.
Correta, pois, para Quevedo (2016), tanto o baixo custo da fabricação das ferramentas quanto as várias matérias-primas que podem ser utilizadas são consideradas vantagens do processo de termoformagem.
Baixo custo de implantação dos equipamentos e dificuldade de controle na espessura das paredes da peça.
Incorreta, pois somente o baixo custo da implantação dos equipamentos é considerado uma vantagem.
Moldagem de peças, desde as muito pequenas até as de grandes dimensões e necessidade de matéria-prima proveniente de outro processo de transformação.
Incorreta, pois somente a moldagem de peças muito pequenas até as de grandes dimensões é considerada uma vantagem do processo de termoformagem.
Impossibilidade de inserção de excertos e acessórios no processo e elevada diversidade de produtos que podem ser feitos.
Incorreta, pois somente a elevada diversidade de produtos que podem ser feitos pelo processo é considerada uma vantagem.
A empresa Motorola desenvolveu um conjunto de práticas, denominado Seis Sigma, a fim de melhorar os processos de eliminação de defeitos. Essa é uma estratégia gerencial, utilizada para promover mudanças nas organizações, para que haja melhorias nos processos, produtos e serviços, para a satisfação dos clientes. Nesse contexto, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, as fases do Seis Sigma.
Definir, analisar, controlar, mensurar e arquivar.
Incorreta, pois “arquivar” não faz parte das fases do programa Seis Sigma.
Definir, mensurar, analisar, melhorar e controlar.
Correta, pois o programa Seis Sigma é uma estratégia de gestão que tem o objetivo de promover mudanças nas organizações, visando às melhorias nos processos, produtos e serviços, para que haja a satisfação dos clientes (NEUMANN, 2015). Esse método é composto pelas seguintes fases: definir, mensurar, analisar, melhorar e controlar.
Controlar, analisar, definir, arquivar e adequar.
Incorreta, pois as palavras “arquivar” e “adequar” não fazem parte das fases do programa Seis Sigma.
Adequar, arquivar, mensurar, conceituar e integrar.
Incorreta, pois somente a palavra “mensurar” está correta.
Integrar, analisar, mensurar, melhorar e controlar.
Incorreta, pois “integrar” não faz parte do programa Seis Sigma.