Unidade I

Introdução aos tipos e propriedades dos materiais e metrologia

Selecione a seta para iniciar o conteúdo

FIQUE POR DENTRO

O aço é uma liga metálica, composto de ferro e carbono, e contém porcentagens que variam de 0,008 a 2,11% de carbono. Devido as suas propriedades mecânicas, o aço é muito utilizado e ocupa todos os campos da Engenharia, seja nas estruturas fixas (construção civil), seja nas móveis (indústria), porque combina resistência mecânica, fácil preparo, disponibilidade e baixo custo (CHIAVERINI, 1997). Para saber mais sobre o aço e seus tipos, leia o texto “Mundo dos aços especiais”, de André Paulo Tschiptschin. O texto está disponível, integralmente, no link: <https://bit.ly/2K0e5e1>. Acesso em: 08 jul. 2019.

FIQUE POR DENTRO

Todos os materiais dúcteis são maleáveis, mas nem todos os materiais maleáveis são, necessariamente, dúcteis. Isso porque um material macio pode ter pouca resistência e romper facilmente, quando submetido à tração. Além disso, cada material tem características próprias, que aparecem quando ele é submetido a esforços de natureza mecânica, durante o processo de fabricação e a utilização. Para saber mais sobre materiais dúcteis, leia o texto “Conceito de ductilidade”, disponível no link: <https://bit.ly/2LwWmxP>. Acesso em: 09 jul. 2019.

FIQUE POR DENTRO

A utilização desse sistema tem as seguintes vantagens: maior clareza nas relações internacionais; do ponto de vista tecnológico, a globalização dos produtos, sem problemas de compatibilidade; a coerência entre as unidades simplifica as equações que descrevem os fenômenos físicos. Para saber mais sobre metrologia, leia o texto de Ana Cláudia Marquardt, denominado “O que é metrologia?”, que está disponível, integralmente, no link: <https://bit.ly/2Oc3r9k>. Acesso em: 09 jul. 2019.

FIQUE POR DENTRO

Além das disciplinas de Engenharia, um engenheiro de produção também está “conectado a técnicas de administração e bases de economia” (LEÃO, 2019, p. 20). Conforme expõe Leão (2019, p. 20), o engenheiro deve “melhorar técnicas de produção e ajustar atividades financeiras, logísticas e comerciais”, além de definir “como matérias-primas, mão de obra e equipamento são integrados”, visto que esse profissional “especifica, prevê e avalia os resultados obtidos destes sistemas”. Para mais informações, leia o texto de Thiago Leão, “Engenharia de Produção: os melhores artigos para estudantes e profissionais”, disponível, integralmente, no link: <https://bit.ly/2LD0Ti7>. Acesso em: 10 jul. 2019.

REFLITA

O profissional de Engenharia de Produção está em quase todas as áreas da indústria, dos empreendimentos e do comércio. Ele é considerado um profissional imprescindível para aumentar a produtividade e a rentabilidade de uma organização.

indicação de leitura

Nome do livro: Ciência e Engenharia dos Materiais: uma introdução

Editora: LTC.

Ano: 2012 (edição 8).

Autores: William D. Callister Júnior e David G. Rethwisch.

ISBN-10: 8521621248.

O livro é o mais completo da área e o mais indicado por professores de graduação, porque, dentre outros aspectos, os autores abordam o assunto de uma maneira mais didática e mais fácil, tornando a compreensão possível até para os leigos no assunto. Esse é um livro que vale a pena ser comprado, para fazer parte da biblioteca de qualquer engenheiro, independente da sua formação.

indicação de leitura

Nome do livro: Tecnologia mecânica – processos de fabricação e tratamento

Editora: Pearson.

Autor: Vicente Chiaverini.

ISBN: 0074500902.

O livro avalia as propriedades dos metais relacionados aos processos de fabricação mecânica. Uma grande pesquisa foi realizada e, como resultado, o livro aborda, de modo didático e com imagens, como são feitos os processos de conformação de metais.

Aula Concluída

Você chegou ao fim desta unidade com sucesso!

VoltarAvançar