Este trabalho teve o objetivo de apresentar estudos de temas predeterminados, a partir de pesquisas bibliográficas, na área de Engenharia de Produção. Referenciados por reconhecidos autores da área, os conteúdos estão fundamentados em conceitos básicos, necessários para uma primeira compreensão dos temas. Além disso, foram apresentados diversos tipos de aplicação, propriedades, processos com aplicação de temperatura e de tensões para a fabricação de peças metálicas e o processamento de polímeros, com a avaliação do controle de qualidade e a importância dessa avaliação nas indústrias.
Os processos dos materiais metálicos e de plásticos, até sua forma física final, para a obtenção dos produtos utilizados na indústria, foram detalhados de acordo com cada etapa do processo. Nesse contexto, como há máquinas cada vez mais modernas, apresentamos como era antigamente e como as máquinas evoluíram na produção, na segurança do colaborador, no uso cada vez menor de materiais tóxicos e não recicláveis, e no melhor descarte de produtos com defeito ou com sobras.
As explicações apresentadas neste livro foram objetivas, claras e concisas, desenvolvidas por meio de uma linguagem apropriada, a fim de facilitar o seu entendimento, caro(a) aluno(a). Ademais, as ilustrações e as atividades auxiliam a visualização dos conceitos apresentados.
Como auxílio para o estudo, os impactos ambientais e sociais do processo produtivo devem ser observados na Engenharia, conforme afirma Callister (2002, p. 534), pois
o ciclo de vida de um material, do seu berço ao seu túmulo, é uma consideração importante; esse ciclo consiste nos estágios de extração, síntese/processamento, projeto/fabricação do produto, aplicação e descarte. Os materiais, a energia, e as interações/permutas ambientais são fatores importantes na operação eficiente do ciclo dos materiais. O planeta Terra consiste em um sistema fechado, no sentido em que os seus recursos materiais são finitos; em certo grau, o mesmo pode ser dito sobre os recursos energéticos. As questões ambientais envolvem os danos ecológicos, a poluição e o descarte de rejeitos. A reciclagem de produtos usados e a utilização de um projeto verde reduz alguns desses problemas ambientais.
Esses materiais processados pela indústria e a aplicação cada vez maior deles nos automóveis, nas construções civis, nas máquinas, nos eletrodomésticos e, até mesmo, em aparelhos hospitalares mostram a importância desses materiais, uma vez que estão presentes em itens utilizados constantemente. Portanto, o uso consciente é fundamental e, nesse sentido, as indústrias devem se atentar à produção, ao meio ambiente, ao correto descarte e à energia limpa.