Unidade III

Processos mecânicos (aplicação de tensões) para fabricação de peças metálicas

Selecione a seta para iniciar o conteúdo

FIQUE POR DENTRO

Há dois tipos de defeitos: os de laminação são alterações dimensionais que podem ser causadas por erros no setup do equipamento, rolos desgastados, desalinhados ou material aquecido de forma não uniforme; os de superfície correspondem a cascas, carepas, costuras, orifícios, marcas de cilindros, linhas de distensão, casca de laranja, ferrugem e defeitos provenientes do bobinamento.

Para mais informações acerca desse assunto, você pode ler o texto “Defeitos das chapas de aço”, disponível no link: <https://bit.ly/2YbAlGG>. Acesso em: 14 jul. 2019.

FIQUE POR DENTRO

Para Bresciani Filho et al. (2011, p. 12),

é importante o estudo dos processos de conformação plástica dos metais porque em sua maior parte, quase todos os produtos metálicos produzidos são submetidos, em um ou mais estágios de seu processamento, a tais processos.

Para saber mais acerca desse assunto, leia o texto de Bresciani Filho et al., intitulado “Conformação plástica dos metais”, que está disponível, integralmente, no link: <https://bit.ly/1Uxq1p9>. Acesso em: 14 jul. 2019.

REFLITA

Como discutido anteriormente, o forjamento é um processo de conformação mecânica e, como todos os outros tipos de conformação, tem vantagens e desvantagens. Em relação às desvantagens, também podemos citar a geração de carepa, a necessidade de equipamentos especiais, como fornos e manipuladores, e o gasto de energia para o aquecimento das peças. Esses aspectos promovem maior desgaste nas ferramentas e a difícil lubrificação das peças usadas no forjamento.

FIQUE POR DENTRO

A mecânica da usinagem funciona quanto ao processo de remoção de material, que pode ser convencional ou não convencional, quanto à geometria da ferramenta de corte, que pode ser definida e não definida, e quanto à finalidade da operação de corte, em que a remoção do sobremetal ocorre pelo desbaste e pelo acabamento.

Quando o assunto é usinabilidade, trata-se da propriedade do material que mede a dificuldade de ele ser usinado. Essa propriedade influencia dureza, resistência mecânica, ductilidade, taxa de encruamento e condutividade térmica. Para mais informações acerca desse assunto, leia o texto “O que é usinagem”, que está disponível, na íntegra, no link: <https://bit.ly/2YiIBJe>. Acesso em: 14 jul. 209.

indicação de leitura

Nome do livro: Ensaio dos materiais

Editora: LTC Editora.

Autores: Amauri Garcia, Jaime Alvares Spim e Carlos Alexandre dos Santos.

ISBN: 978-85-216-1221-6.

O livro mostra técnicas e exercícios em relação ao ensaio dos materiais, além de apresentar definições claras sobre as propriedades mecânicas dos materiais, a aplicação de carga, a maneira como a conformação plástica funciona, etc. Esse é um ótimo livro para alunos das Engenharias Metalúrgica, de Produção, Mecânica e para profissionais que atuam nessas áreas. Além disso, é um livro que pode ser compreendido por leigos, pois a escrita foi desenvolvida de forma didática.

indicação de leitura

Nome do livro: Fundamentos de Engenharia e Ciência dos Materiais

Editora: AMGH Editora Ltda.

Autores: William F. Smith e Javad Hashemi.

ISBN: 0073529249 / 9780073529240.

O livro é um dos mais completos da área, assim, o leitor não sente a necessidade de buscar outras fontes. A obra apresenta conceitos básicos e, em cada capítulo, há um comentário a respeito do anterior, permitindo maior conhecimento sobre o assunto. Esse é um livro que pode ser usado por alunos de Engenharia que já concluíram os primeiros semestres do curso. Ademais, na obra, há figuras que auxiliam o aprendizado, discussão dos tópicos apresentados, perguntas no fim de cada capítulo e respostas aos problemas apontados pelos autores.

Aula Concluída

Você chegou ao fim desta unidade com sucesso!

VoltarAvançar