Conclusão

Aprendemos nos nossos estudos que cada dia mais as organizações buscam obter maior rentabilidade nos negócios e um dos meios para atingir esse objetivo é ingressar no mercado internacional. Ao operar nesse mercado é preciso ficar atento, principalmente, ao fator cambial.

Não há como aproveitar o mercado internacional sem possuir conhecimento da estrutura do mercado de câmbio, de toda a legislação existente para esse comércio e dos objetivos do câmbio em uma operação.

Apresentamos a necessidade de ter controle e organização no processo de importação e exportação e os procedimentos realizados no Siscomex que integra atividades da Secex, Bacen e Receita Federal em um único sistema de controle, operando todas as atividades num fluxo único, conferindo, obrigatoriamente, as informações nesse sistema. Em paralelo ao Siscomex, há ainda o Sisbacen para controlar o fluxo financeiro do país.

Abordou-se também no material que pelo Sisbacen o Bacen controla todas as remessas de valores cambiais do país, independente da modalidade de pagamento nos contratos de câmbio.

Por fim, evidenciou-se a necessidade das empresas que agem no comércio internacional de captarem recursos para financiar suas atividades, podendo ser de importação ou exportação. Conforme, o crédito, tamanho da empresa e ramo de atuação poderá verificar o financiamento que atenda às suas necessidades.

Parabéns

Você Concluiu a Disciplina!

VoltarAvançar