A regulamentação, atuação no mercado e fiscalização dos agentes que operam no mercado internacional é responsabilizada e autorizada por:
Banco Central do Brasil.
Correta: O Bacen é responsável pela regulamentação, autorização, atuação e fiscalização do mercado internacional.
Banco do Brasil.
Incorreta: Esse é um órgão executivo em que realiza as operações no mercado.
Caixa Econômica Federal.
Incorreta: Esse é um órgão executivo, sendo responsável pela realização das operações.
Receita Federal.
Incorreta: No comércio exterior adverte e combate à sonegação fiscal, fraude, o contrabando, pirataria, o tráfico de drogas e de animais em extinção e ainda atos ilícitos referente ao comércio internacional.
Siscomex.
Incorreta: O Portal Siscomex é uma iniciativa de governo eletrônico centralizada no avanço no quesito transparência e eficiência nas transações no comércio exterior.
As operações de câmbio precisam ser formalizadas por meio de um instrumento específico. Quem realiza a formalização do contrato de câmbio?
Bacen.
Incorreta: O Bacen é que faz a padronização dos contratos e não os confecciona.
Sisbacen.
Correta: A formalização do contrato de câmbio é realizada por meio do Sistema do Banco Central (Sisbacen).
Siscomex.
Incorreta: O Portal Siscomex é uma iniciativa de governo eletrônico centrada no aumento da transparência e eficiência nos processos do comércio exterior. Ou seja, não são responsáveis por fazer os contratos.
Comex.
Incorreta: É a sigla para comércio exterior, ou seja, o comércio internacional em um sentido geral.
Aduaneira.
Incorreta: É uma repartição governamental oficial de controle do movimento de entradas e saídas de mercadorias para o exterior ou dele provenientes.
É representada pelo saldo em moeda estrangeira apontado em nome de uma instituição autorizada que efetuou compras, prontas ou para liquidação futura, de títulos e documentos em moeda estrangeira, de ouro - instrumento cambial, em valores superiores às vendas. Analise as afirmativas e aponte quais delas referem-se a esse conceito.
Posição de câmbio comprada.
Correta: A posição de câmbio comprada é representada pelo saldo em moeda estrangeira apontado em nome de uma instituição autorizada que efetuou compras, prontas ou para liquidação futura, de títulos e documentos em moeda estrangeira, de ouro - instrumento cambial, em valores superiores às vendas.
Posição de câmbio vendida.
Incorreta: A posição de câmbio vendida é representada pelo saldo em moeda estrangeira registrado pela instituição autorizada que possua operações de vendas, prontas ou para liquidação futura, de moeda estrangeira, de ouro - instrumento cambial, de títulos e documentos que as representam em valores superiores às compras.
Posições de câmbio.
Incorreta: As posições de câmbio são instrumentos de controle dos estoques de reservas cambiais do país.
Operadores de câmbio.
Incorreta: Os operadores são os profissionais que buscam equilibrar as posições, de forma que as compras sejam iguais às vendas, evitando os riscos.
Instrumento de controle de estoque.
Incorreta: O instrumento de controle dos estoques de reservas cambiais do país são as posições de câmbio.
Analise a legislação brasileira e aponte qual das afirmativas representa o que condiciona as remessas de valores para o exterior, a aplicação do capital estrangeiro e dá outras providências.
Circular nº 3.690.
Incorreta: Dispõe sobre a classificação das operações no mercado de câmbio.
Resolução nº 4.373.
Incorreta: Dispõe sobre aplicações de investidor não residente no Brasil nos mercados financeiro e de capitais.
Lei nº 11.371.
Incorreta: É determinada referente a operações de câmbio, sobre registro de capitais estrangeiros, sobre a tributação do arrendamento mercantil de aeronaves e sobre o pagamento em lojas francas situadas em zona primária de porto ou aeroporto.
Lei nº 4.595.
Incorreta: Será considerada operação ilegítima aquela que não transitar por estabelecimento autorizado, e pelas autoridades monetárias brasileiras (Banco Central do Brasil), ocorre porque o câmbio, devidas às suas implicações na vida econômica do país é extremamente controlado pelo poder público.
Lei nº 4.131.
Correta: Refere-se a remessas de valores para o exterior, aplicação do capital estrangeiro e outras providências.
A moeda é um instrumento imprescindível para atuar no mercado. Ela possui alguns benefícios como durabilidade, aceitação geral, baixo custo e divisibilidade executando funções do sistema econômico. Nesse sentido, assinale a alternativa que completa a afirmação a seguir:
Quando um objeto é aceito como pagamento por outro bem ou serviço funciona como ________________.
Meio de troca.
Correta. Ser meio de troca é a função da moeda. Ela foi criada para ser um instrumento de facilitação das trocas entre os diversos agentes da atividade econômica.
Instrumento de valor.
Incorreta. Não existe o termo instrumento de valor no comércio exterior.
Reserva de valor.
Incorreta. A moeda possui ainda a função de reserva de valor, em outro contexto, mesmo que não exerça essa função de modo perfeito, pois quanto maior estiver a inflação de um país, menor será o valor da moeda, consequentemente, pior será a sua capacidade de reserva de valor.
Denominador comum de valores.
Incorreta. Por meio da moeda é possível comparar os valores de diferentes mercadorias.
Lastro.
Incorreta. Lastro é o ativo ou a mercadoria que comprova o valor da moeda, em outras palavras, é a conversão da moeda papel.
A baixa do contrato de câmbio pode ser feita antes de embarcar a mercadoria ou, no máximo, até o vencimento do contrato, no entanto, se houver acordo entre importador e exportador, o contrato poderá ser prorrogado ou cancelado. Nesse contexto, analise as afirmativas e aponte qual o prazo máximo para baixar um contrato depois do embarque.
180 dias.
Incorreta, pois 180 dias é o prazo para fazer o pagamento antecipado.
15 dias.
Incorreta, pois 15 dias é o prazo para enviar a informação da liquidação ao Bacen.
210 dias.
Correta, pois a baixa do contrato depois de embarcar a mercadoria ou da prestação de serviço necessita ser concretizada em até 210 dias da data do embarque.
30 dias.
Incorreta, pois 30 dias é o prazo máximo para o cancelamento de contrato.
360 dias.
Incorreta, pois 360 dias é o prazo máximo para prorrogação de contrato.
Saber escolher a modalidade de pagamento na importação/exportação pode ser considerada a chave do sucesso em uma negociação internacional. Nesse sentido, em qual modalidade de pagamento o importador receberá de forma direta do exportador os documentos de embarque, sem ter realizado o pagamento, e fazendo o desembaraço dos produtos na alfândega e, ainda providenciando a remessa de capital ao exportador? Tendo em vista esse contexto, assinale a alternativa correta.
Cobrança documentária.
Incorreta: Os bancos interventores na Cobrança documentária são apenas cobradores internacionais de uma transação de exportação, onde a operação foi fechada de forma direta entre exportador e o importador, não cabendo aos bancos a responsabilidade sobre o resultado da cobrança documentária.
Carta de crédito.
Incorreta: A Carta de crédito é um instrumento financeiro criado para garantir o pagamento de acordos por um Banco de negócios, determinados para interesse próprio ou de terceiros.
Remessa direta dos documentos.
Correta: Na Remessa direta dos documentos, o exportador embarca o produto e remete a documentação de forma direta ao importador para que ele providencie o desembaraço e, após isso, remeta o pagamento por intermédio de um banco.
Pagamento antecipado.
Incorreta: É importante salientar que o fechamento de câmbio antecipado acontece antes do embarque da mercadoria, tanto em importação quanto na exportação, sendo que o documento que caracteriza a data que ocorre o embarque é o conhecimento de transporte.
Crédito documentário.
Incorreta: No crédito documentário, a instituição financeira realiza a análise do pedido e, se aprovar, irá emitir uma garantia de que realizará o pagamento do benefício ao exportador.