Unidade III

Fundos, Molhos Clássicos, Sopas e Consommés

Selecione a seta para iniciar o conteúdo

FIQUE POR DENTRO

Para obter o sucesso ao espessar um molho, é necessário atentar-se a uma série de detalhes. Molhos ralos e aguados acabam influenciando negativamente o resultado final de produções gastronômicas. Nesse contexto, convidamos você a conhecer quatro maneiras de adicionar espessura em um molho, por meio da matéria disponibilizada pela Cozinha Técnica, disponível no link: <https://cozinhatecnica.com/2015/03/engrosse-o-molho-com-um-espessante/>. Acesso em: 14 nov. 2019.

REFLITA

“Outro espessante que pode ser utilizado para dar liga a produções gastronômicas é a manteiga. Este ingrediente, em molhos por exemplo, poderá engrossar a receita, dar brilho, cremosidade e enriquecer o sabor. [...] Enriquecer molhos com manteiga é uma técnica ótima para dar consistência ao molho escuro ralo, às sopas de legumes e aos molhos de cozimento. Retire o molho do fogo, adicione um pouco de manteiga resfriada e bata com fout até misturar. Não leve novamente ao fogo; caso contrário, a manteiga derreterá e ficará na superfície” (FARROW, 2009, p. 21).

FIQUE POR DENTRO

É comum a confusão entre os termos denominados caldos e fundos. Ambos são produções de grande importância e destaque para a gastronomia. Com isso, convidamos você a entender melhor sobre as diferenças de cada termo e suas respectivas características, acessando o link: <http://diariodochef.com.br/2011/01/16/fundos-e-caldos/>. Acesso em: 4 set. 2019.

FIQUE POR DENTRO

Para o preparado de fundos, é importante tomar alguns cuidados; um deles é a forma como se trabalha com a panela e os demais utensílios. A panela nunca deve estar tampada durante o cozimento de preparo dos fundos, pois o destampamento auxilia na evaporação correta dos líquidos. Veja mais no link: <https://prazeresdamesa.uol.com.br/noticias/caldos-e-fundos//>. Acesso em: 4 set. 2019.

FIQUE POR DENTRO

Os molhos-mãe são preparados com grande prestígio para a gastronomia. São utilizados com frequência para compor e agregar atributos sensoriais a uma série de receitas. Com isso, convidamos você a assistir ao vídeo publicado em 2017, que mostra como são feitos, na prática, os diferentes tipos de molhos clássicos abordados nesta unidade. O vídeo está disponível no link: <https://www.youtube.com/watch?v=H1ionAeUbcI>. Acesso em: 18 out. 2019.

REFLITA

O molho holândes representa o molho clássico, que requer mais cuidados em seu preparo. Caso você obtenha um molho holandês talhado, saiba que há como recuperá-lo, melhorando, assim, as propriedades sensoriais e a qualidade de seu prato. Para o preparo do molho holandês, é importante atentar-se à temperatura da panela e, caso o molho borbulhe, é importante abaixar a temperatura do fogo. A manteiga tem de ser adicionada de forma lenta e, para recuperar o molho, bata a mistura com um cubo de gelo ou bata duas gemas com uma colher de sopa de água, espere engrossar e vá adicionando este líquido lentamente ao molho talhado (FARROW, 2009).

FIQUE POR DENTRO

As sopas são receitas produzidas há muitos anos, amplamente consumidas, sendo produções gastronômicas de grande destaque, principalmente por fazer parte da história de muitos lugares do mundo em épocas distintas. Convidamos você a conhecer mais sobre o surgimento e a história das sopas, no link: <http://correiogourmand.com.br/info_01_cultura_gastronomica_01_26.htm>. Acesso em: 6 set. 2019.

indicação de leitura

Nome: 400 g: Técnicas de Cozinha

Editora: Ibep Nacional

Autor: Betty Kovesi, Carlos Siffert e Carole Crema

ISBN: 9788504011203

Este livro exibe uma ampla explicação e receitas para o preparo de fundos. Sua leitura é de grande relevância, pois, como estudado nesta unidade, os fundos são a base de muitos pratos gastronômicos e podem ser fundamentais para o sucesso de uma receita.

indicação de leitura

Nome: Chef Profissional

Editora: Senac

Autor: Instituto Americano De Culinária

ISBN: 9788539607495

Este livro mostra, com detalhes, a harmonização que pode ser feita entre os ingredientes em diferentes preparos gastronômicos. Ademais, traz conceitos teóricos e práticos que podem enriquecer o conhecimento dos cozinheiros profissionais.

INDICAÇÃO DE FILME

Nome: Pegando Fogo

Gênero: Comédia/Drama

Ano: 2015

Elenco principal: Alicia Vikander, Bradley Cooper, Chelsea Li, Daniel Brühl, Emma Thompson, Giedre Bond, Lily James, Matthew Rhys, Omar Sy, Riccardo Scamarcio, Richard Rankin, Sam Keeley, Sarah Greene, Sienna Miller e Uma Thurman

O filme conta a história de um chef que busca por uma nova chance, depois de ter tido, no passado, algumas atitudes erradas. Ele procura por sua terceira estrela Michelin e, durante este processo, é possível observar diferentes produções gastronômicas que utilizam, como base no preparo das receitas, os assuntos abordados nesta unidade.

Aula Concluída

Você chegou ao fim desta unidade com sucesso!

VoltarAvançar