Unidade IV

Ética e Contemporaneidade

Selecione a seta para iniciar o conteúdo

FIQUE POR DENTRO

A Fundação SOS Mata Atlântica é uma Organização Não Governamental (ONG) criada em 1986 no Brasil, com o objetivo de preservar o que ainda resta da Mata Atlântica e aprimorar o patrimônio material e cultural elaborado e exercitado por diversos grupos que residem na região.

A Mata Atlântica Brasileira foi extremamente destruída desde o início da colonização, inicialmente com a extração do pau-brasil e, posteriormente, com o cultivo de café e cana-de-açúcar. A Mata possui importante papel na manutenção dos recursos hídricos disponíveis em diversos estados brasileiros, contudo estima-se que, atualmente, exista apenas 7% de sua cobertura original.

Alguns dos papéis realizados pela Fundação SOS Mata Atlântica incluem, dentre outros:

  • a produção de dados;
  • o mapeamento e o monitoramento da cobertura florestal do bioma;
  • campanhas;
  • estratégias de ação no campo de políticas públicas;
  • educação ambiental;
  • restauração florestal.

Para saber mais, acesse o link: <https://www.sosma.org.br>. Acesso em: 05 fev. 2019.

Fonte: Elaborado pelo autor.

FIQUE POR DENTRO

Em novembro de 2017, membros da iniciativa Campaign to Stop Killer Robots (Campanha para Parar Robôs Assassinos) apresentaram algumas preocupações com relação à utilização de robôs em guerras, durante uma reunião realizada pela Organização das Nações Unidas (ONU).

A principal aflição é a de que, caso sejam usadas máquinas de guerra inteligentes, os conflitos possam alcançar uma escala nunca antes vista. Teme-se, também, que os robôs sejam utilizados por ditadores e terroristas, o que ameaçaria significativamente as populações civis.

Outro ponto levantado é o de que os dispositivos robóticos poderiam, também, ser hackeados e, desse modo, poderiam perder parâmetros responsáveis por garantir o mínimo de segurança aos humanos.

Para saber mais, acesse o link: <https://revistagalileu.globo.com/Tecnologia/noticia/2017/11/utilizacao-de-robos-assassinos-e-discutido-em-reuniao-da-onu.html>. Acesso em: 05 fev. 2019.

Fonte: Elaborado pelo autor.

REFLITA

Você conhece a Declaração Universal dos Direitos Humanos? Esse texto, elaborado após os conflitos e as barbáries ocorridas na Segunda Guerra Mundial, tem por objetivo nortear preceitos básicos para a consolidação de uma perspectiva ética mais igualitária para as sociedades humanas. Foi proposta em 1948 pela recém-criada, na época, Organização das Nações Unidas, com a colaboração de várias pessoas de diferentes culturas ao redor do planeta, sendo composta por 30 artigos.

Atualmente, os debates acerca da ampliação ou da violação em relação aos direitos humanos fazem parte da ordem do dia de políticas nacionais e internacionais, dividindo opiniões, mas, inegavelmente, impactando nas direções que a humanidade tem tomado desde a sua declaração, em 1948. Você considera que os direitos humanos são efetivados de forma satisfatória em nosso país?

Fonte: Elaborado pelo autor.

FIQUE POR DENTRO

Para saber mais sobre a Declaração Universal dos Direitos Humanos, acesse: <http://www.depen.pr.gov.br/arquivos/File/direitoshumanosnobrasilperspectivasnofinaldoseculo.pdf>. Acesso em: 05 fev. 2019.

Fonte: Elaborado pelo autor.

indicação de leitura

Nome do livro: Admirável mundo novo

Editora: Globo de Bolso

Autor: Aldous Huxley

ISBN: 978-85-250-4661-1

A narrativa escrita por Huxley se passa no ano 634 d.F (depois de Ford), em que o Estado científico totalitário zela por todas as pessoas. Os seres humanos nascem de proveta e são precondicionados para terem comportamentos preestabelecidos. Já não existem mais algumas convenções, como a ideia de família ou os papéis de pai e mãe. Relacionamentos intensos, que promovam fortes emoções entre os sujeitos, são proibidos e considerados fora da normalidade. Nesse contexto, Bernard Marx é um sujeito bastante infeliz, com um desejo por não solidão, que não consegue mais ver prazer na promiscuidade compulsória. No livro, Huxley aborda as consequências de uma sociedade capitalista, industrial e tecnológica, em que a ciência é o grande ídolo e as vontades, os sentimentos e as experiências dos sujeitos não fazem mais sentido.

INDICAÇÃO DE FILME

Nome do filme: Eu, Robô

Gênero: Ficção Científica

Ano: 2004

Elenco principal: Will Smith, Alan Tudyk e Bridget Moynahan

O filme se passa no ano de 2035, tempo em que a utilização de robôs é frequente para a realização de diversos serviços. Todos os robôs possuem um código de programação chamado de Lei dos Robóticos, com o objetivo de impedir que eles representem uma ameaça para os humanos. Contudo, Dr. Miles aparece morto e o principal suspeito do crime é o robô Sonny. Esse acontecimento lança a possibilidade de os robôs terem conseguido encontrar formas de quebrar a Lei dos Robóticos, o que faria com que os humanas já não conseguissem mais dominá-los. Para investigar e solucionar o caso, o detetive Del Spooner e a Dra. Susan Calvin são acionados. Poderiam os robôs dominar o mundo e oferecer riscos para a existência humana?

Aula Concluída

Você chegou ao fim desta unidade com sucesso!

VoltarAvançar