Caro(a) aluno(a), este livro pretendeu abordar temáticas que estão em sintonia com questões vinculadas a diversos campos de atuação profissional do mundo contemporâneo. Nesse sentido, assuntos como a ética filosófica e profissional, os modos de conceber o mundo e até mesmo temas políticos e perspectivas para o século XXI foram o centro de nossos estudos.
Em um modo mais detalhado, na primeira unidade o foco esteve em trabalhar diferentes aspectos que envolvem a ética profissional, especificamente, voltando o olhar para os Códigos de Ética das áreas da saúde, do direito, das engenharias, das ciências contábeis e da administração. A ética em relação ao consumidor e à humanidade, implícita em todos por meio da possibilidade da falha, foi, também, um ponto de interesse.
Na segunda unidade, em primeiro plano, foi apresentada a proposta de refletirmos sobre a relação do indivíduo com a sociedade e sua responsabilidade com a coletividade. Ainda, mesmo que de modo sucinto, diferentes teorias do conhecimento foram descritas, como o Idealismo e o Materialismo, além de ideias sugeridas por Aristóteles, Agostinho e Kant sobre como se portar diante do mundo em que vivemos e o que seria uma vida orientada por atitudes éticas. Por fim, a segunda unidade desenhou um horizonte no qual a liberdade para escolhermos nossas ações se entrelaça com problemáticas da cidadania, a partir de conceitos de Sartre e Lukács.
Partindo dessas propostas, a terceira unidade aprofundou-se em tópicos políticos. A própria política, como conceito de convivência e relação pública entre as pessoas, foi colocada por meio da visão dos gregos antigos (Platão e Aristóteles) e dos modernos (Hobbes, Maquiavel e Rousseau), sempre com o pano de fundo de trazer ao debate o contrato social como condição para a existência política dos homens. Para o restante da unidade, foi reservado espaço para apontamentos acerca do funcionamento ideal da política, tanto na teoria de Locke e Montesquieu quanto no atual Estado Brasileiro, destacando o funcionamento de importantes instituições e poderes, além de possíveis ameaças aos ideais democráticos.
Para a quarta e última unidade, foi pertinente a abordagem de conteúdos que estiveram alinhados com panoramas de impacto na sociedade atual, em razão do mundo no qual vivemos, em que o consumo torna-se cada vez mais presente e a preocupação crescente com as questões ambientais emerge. A ciência e a tecnologia, que ocupam cada vez mais nosso cotidiano, foram, também, alvo de considerações, com reflexões sobre os caminhos ora afirmativos, ora problemáticos percorridos pelo conhecimento em nosso século.
Esperamos que os conteúdos tenham sido válidos para suscitar a reflexão sobre os temas que abrangem a filosofia e a ética, e que os temos discutidos contribuam para um exercício profissional mais crítico e consciente.
Até uma próxima oportunidade!