Unidade II

Filosofia e Ética: a Vida em Sociedade

Selecione a seta para iniciar o conteúdo

FIQUE POR DENTRO

Karl Marx (1818-1883) foi um pensador alemão que influenciou diversos campos do conhecimento, como a História, a Psicologia, a Sociologia e a Economia. Neste momento, vamos buscar compreender como o conceito de consciência de classe pode contribuir para pensarmos possibilidades de ações que envolvem o indivíduo e a coletividade.

Para o autor, a luta de classes é o motor da história. Classe social é entendida, por ele, como um grupo de agentes sociais nas mesmas condições no processo de produção e que possuem afinidades políticas e ideológicas.

A sociedade dividida em classes é uma consequência, segundo Marx, dos papéis desiguais que os grupos sociais têm no processo de produção. Para o fim dessa desigualdade, faz-se necessário, segundo ele, a derrubada do sistema capitalista por meio da revolução protagonizada pela classe trabalhadora.

Nesse sentido, o conceito de consciência de classe apresenta-se como fundamental, pois diz respeito ao sentimento de pertencimento que um sujeito tem pela classe social específica a que pertence. Desse modo, uma pessoa com consciência de classe agirá de forma solidária com os outros membros dessa classe, buscando alcançar objetos que possuem em comum.

Para saber mais acesse: <http://www.simerj.org.br/arqs/materia/34_a.pdf>.

REFLITA

Percebe como as considerações de Weber contribuem para lançarmos olhares às ações dos indivíduos, tendo, como base, também, a coletividade? Como você compreende a noção de responsabilização dos sujeitos por seus atos a partir das considerações aqui elencadas por Weber? O ser humano é responsável por suas ações?

FIQUE POR DENTRO

Para saber mais sobre Simone de Beauvoir, acesse o artigo de Márcia Regina Viana, intitulado Liberdade e existência: os movimentos do existir em Simone de

Beauvoir, pelo link: <http://seer.ufsj.edu.br/index.php/estudosfilosoficos/article/view/2307/1614>.

FIQUE POR DENTRO

Agnes Heller é uma das pensadoras mais influentes da segunda metade do século XX. Ela foi aluna de György Lukács, tendo tornado-se, depois, sua seguidora e colaboradora intelectual. Na época do regime nazista, sobreviveu ao Holocausto, mas seu pai foi assassinado em Auschwitz.

 Um dos temas abordados em suas obras é a relação entre a ética e a vida social, tendo publicado livros como A Ética de Techernichévski, de 1956, no qual analisou a problemática do “egoísmo racional”, na obra deste importante pensador revolucionário russo do século XIX. Publicou, também, abordando o tema em livros como A Dissolução dos Padrões Morais, 1957, e A Sociologia da Moralidade ou a Moral da Sociologia, 1963, e Papel Social e preconceito, em 1966.

Em Teoria de los Sentimientos (1979), define que ação, pensamento e sentimento constituem um processo unificado. Para a autora, é impossível compreender ação e sentimento de forma isolada. A intensidade de cada afeto varia de acordo com o nosso grau de envolvimento, desse modo, segundo a autora, quanto maior é o envolvimento com algo, maior, também, é a intensidade dos afetos, isto é, os acontecimentos cotidianos, como tomar banho, tendem a gerar afetos menos intensos.

O cotidiano também é tema debatido pela autora. O livro O cotidiano e a história (1970) também tornou-se bastante conhecido e trouxe contribuições para diversos campos das ciências humanas.

Para saber mais, acesse: <https://sapientia.pucsp.br/bitstream/handle/17622/1/Renato%20Tadeu%20Veroneze.pdf>.

indicação de leitura

Nome do livro: Ética e Liberdade em Michel Foucault: uma leitura de Kant

Editora: EDUC

Autor: Celso Kramer

ISBN: 8528304221

Neste livro, Kramer (2011) mergulha no universo de Michel Foucault, buscando identificar a presença e o significado do pensamento de Kant em suas obras. A partir disso, busca relacionar alguns temas kantianos abordados por Foucault e relacioná-los com as próprias ideias foucaultianas sobre ética e liberdade. O resultado desse ofício possibilita novas dimensões de questões foucaultianas.

indicação de leitura

Nome do livro: A Genealogia da Moral

Editora: Companhia das Letras

Autor: Friedrich Nietzsche

ISBN: 8535914560

Nesta obra, o filósofo alemão Friedrich Nietzsche (1844-1900) trata dos processos de embates e jogos de poder que conduziram à formação da moralidade e pensamento ocidental posto em sua época. A moral religiosa e a racionalidade são duramente criticadas nas páginas da obra, que delineia uma versão combativa e intempestiva de análise dos preceitos morais da Cultura Ocidental, perguntando-a se os juízos de valor contidos nela são expressões de desenvolvimento ou degeneração cultural.

INDICAÇÃO DE FILME

Nome do filme: Os Amantes do Café Flore

Gênero: Biografia, Drama

Ano: 2006

Elenco principal: Lorànt Deutsch, Anna Mouglalis, Caroline Sihol e Clémence Poésy.

O filme busca retratar a relação entre a filósofa Simone Beauvoir e o filósofo Jean Paul Sartre. O café Flore torna-se palco de muitos dos encontros, tanto entre eles como deles com outros intelectuais da época. O filme também apresenta trechos que retratam algumas das questões chaves da obra dos autores, que se baseiam no Existencialismo, corrente filosófica que compreende que a existência precede a essência. Até que ponto a liberdade, tema recorrente na obra dos dois, está ou não presente na relação entre eles retratada no filme?

INDICAÇÃO DE FILME

Nome do filme: A Liberdade é Azul

Gênero: Drama

Ano: 1993

Elenco principal: Julliette Binoche, Hélène Vincent, Emmanuele Riva

Filme que faz parte de uma trilogia, conjuntamente com A Fraternidade é Vermelha e A Igualdade é Branca, é dirigido pelo polonês Krzysztof Kieślowski (1941-1996) e traz, em suas cenas, a problematização da ideia de liberdade e do peso das relações interpessoais em nossas vidas, por meio da narrativa que gira em torno de Julie, uma modelo que se afasta da vida pública após ter sua família morta em um grave acidente. O título do filme (e do restante da trilogia) faz, ainda, referência ao lema da Revolução Francesa (Liberté) e cor que a representa na bandeira da França (Azul).

Aula Concluída

Você chegou ao fim desta unidade com sucesso!

VoltarAvançar