A Ética pode ser compreendida, também, como a ciência da conduta humana, pois debruça-se a compreender e refletir sobre o comportamento moral dos sujeitos que fazem parte de uma sociedade. Os primeiros filósofos que compreenderem o conceito de Ética, associando-o às concepções de moral e cidadania, situavam-se:
No decorrer da Idade Média, tendo a Igreja Católica papel fundamental nas concepções sobre ética e moral.
Filósofos da Idade Média debruçaram-se sobre a Ética, porém não foram os primeiros.
Na Grécia Antiga, com a contribuição de filósofos como Sócrates (469 a.C.–399 a.C.) e Platão (428 a.C.–347 a.C.).
A alternativa correta é a B. A palavra Ética vem do grego ethos, que significa “modo de ser”. A Grécia Antiga foi palco inicial para as discussões que articularam o conceito de ética à moral e à cidadania, por meio de filósofos como Aristóteles, Platão e Sócrates.
Durante o Renascimento, pois, nesse período, as ideias de Nicolau Maquiavel (1469–1527) e Francis Bacon (1561–1626) questionaram diversas explicações teológicas.
Antes do Renascimento, outros filósofos já haviam realizado reflexões sobre a Ética.
Durante a escrita do Novo Testamento da Bíblia Sagrada, pois, nesse momento, passou-se a questionar as ações cometidas por fiéis do cristianismo.
Os primeiros filósofos datavam da Grécia Antiga, muito antes da escrita da Bíblia.
Em Roma, no século IV, quando a cidade, antes governada por reis, tornou-se República e, por isso, diversos paradigmas éticos foram indagados.
Antes desse período, já existiam filósofos que estudavam o campo da Ética.
Muitas profissões no Brasil são guiadas pelos chamados Códigos de Ética Profissional, geralmente elaborados por meio de reuniões, discussões e reflexões, juntamente com os membros da classe profissional que tais Códigos pretendem representar. A função de um Código de Ética Profissional é:
Realizar uma comparação entre os direitos e os deveres de uma categoria, com o objetivo, também, de analisar em quais pontos um direito sobrepõe-se a um dever, e vice-versa.
Por vezes, pode-se basear em Códigos de outras áreas, porém sem a pretensão de realizar comparações.
Estar de acordo com os regimentos mundiais de uma determinada profissão, por isso sempre utilizam como modelo os Códigos de Ética Profissional existentes em outros países.
Os Códigos de Ética devem representar a profissão no país em que os profissionais estão situados. Desse modo, podem ter influência de Códigos de outros locais, mas estes não são, necessariamente, utilizados como modelo.
Promover o diálogo entre os cursos de nível superior e os Conselhos Federais de diferentes categorias profissionais.
O diálogo pode acontecer, mas essa não é a finalidade específica do Código de Ética Profissional.
Estabelecer alguns princípios éticos, direitos e deveres de uma determinada profissão.
A alternativa correta é a D. O Código de Ética não estabelece regras ou uma receita que deve ser seguida, mas sim alguns princípios e diretrizes que o profissional de uma área deve seguir em suas práticas de trabalho.
Fixar possibilidades de práticas de uma profissão, para que, assim, os profissionais dessa categoria não cometam atos considerados imorais.
O Código de Ética não pretende fixar práticas ou apresentar uma “receita” de atuação, mas sim introduzir direcionamentos profissionais.
Os Códigos de Ética definem os direitos e os deveres dos profissionais e expressam, também, fundamentos éticos, políticos e sociais de uma área de trabalho. Considere as seguintes afirmações sobre o tema:
I- De acordo com o Conselho Federal de Medicina, o médico deve aprimorar continuamente seus conhecimentos e usar o melhor do progresso científico em benefício do paciente.
II- O psicólogo deve contribuir, segundo o Código de Ética Profissional do Psicólogo, para promover a universalização do acesso da população às informações, ao conhecimento da ciência psicológica, aos serviços e aos padrões éticos da profissão.
III- O profissional de Enfermagem atua em consonância com os preceitos éticos e legais, técnico-científico e teórico-filosóficos de sua profissão, mas não possui autonomia em suas ações, pois deve, sempre, tomar decisões pluridisciplinares.
IV- O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil é a entidade máxima de representação dos advogados brasileiros, responsável pela regulamentação da advocacia no Brasil.
V- Em 2010, a profissão de Arquiteto passou a ser regulamentada, também, pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA).
Estão corretas somente as afirmativas:
I, II, III.
Apesar de as afirmativas I e II estarem corretas, a III não está, pois o profissional de Enfermagem deve agir com autonomia.
II, III, IV e V.
Apesar de as afirmativas II e IV estarem corretas, a III e a V não estão, pois o profissional de Enfermagem deve agir com autonomia; e no ano de 2010, a profissão de Arquiteto foi retirada do CONFEA.
I, III e IV.
Apesar de as afirmativas I e IV estarem corretas, a III está incorreta, porque o profissional de Enfermagem deve agir com autonomia.
II e V.
Apesar de a afirmativa II estar correta, a V está incorreta, porque no ano de 2010 a profissão de Arquiteto foi retirada do CONFEA.
I, II e IV.
A alternativa correta é a E. A afirmativa I está correta, porque trata-se de um item presente no Código de Ética Médica. A afirmativa II está correta, porque o Conselho de Psicologia define que é função do psicólogo promover a universalização do acesso à ciência psicológica pela população. E a afirmativa IV está correta, porque o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil é quem define as diretrizes para a atuação da profissão no país.
Um profissional deve sempre buscar realizar serviços de acordo com as diretrizes, os direitos e os deveres de sua área. Além disso, deve saber sobre os direitos dos sujeitos que contratam seus serviços. Nesse sentido, conhecer o Código de Defesa do Consumidor é, também, fundamental. Sobre esse Código é correto afirmar que:
O Código de Defesa do Consumidor no Brasil foi promulgado na década de 1970, durante o governo militar de Emílio Médici.
O Código de Defesa do Consumidor foi instituído em 1990, pela Lei nº 8.078.
O Brasil foi pioneiro na discussão sobre os direitos do consumidor. Desse modo, nosso Código de Defesa do Consumidor influenciou diversos países.
Muitos países já possuíam Códigos de Defesa do Consumidor, muito antes do Brasil.
A Organização das Nações Unidas (ONU) definiu apenas no início dos anos 2000 algumas diretrizes com relação aos direitos dos consumidores.
Anos antes, a ONU já havia definido diversas diretrizes com relação aos direitos dos consumidores.
Uma das diretrizes do Código do Consumidor é a proteção da vida, da saúde e da segurança de quem adquire um produto ou serviço, ou seja, não podem ser comercializados produtos que apresentem riscos à saúde do consumidor.
A resposta correta é a D. Uma das diretrizes elencadas pelo Código é que o fornecedor deve oferecer serviços/produtos que não apresentem riscos à saúde do consumidor. Por exemplo, um dono de um restaurante não pode oferecer alimentos vencidos ou mal armazenados nas refeições de seu estabelecimento, pois isso pode afetar a saúde do consumidor.
Cabe ao consumidor, de acordo com o Código de Ética, verificar as características, a composição, a qualidade e o preço dos serviços e dos produtos.
Não cabe ao consumidor verificar as características, a composição, a qualidade e o preço dos serviços e dos produtos, mas sim à pessoa que está fornecendo o serviço/produto.
Para o pensamento filosófico e científico, as complexas relações estabelecidas entre indivíduos e coletividade tornam-se questões de grande preocupação e têm feito parte das análises de um grande número de pensadores(as). Dito isso, a reflexão sobre o papel das instituições sociais na vida em coletivo deve ser considerada para uma maior clareza na orientação da ética profissional. Assim, sobre a definição do conceito de instituição social, assinale a alternativa correta.
Instituições sociais são instrumentos de normatização e ordenamento social por meio do reconhecimento de regras e valores reconhecidos por uma sociedade.
A alternativa correta é a A, visto que as instituições sociais são estruturas sociais que dão coesão para as condutas em sociedade e possuem regras que regulam as relações, como a família, a escola e o Estado.
Instituições sociais são estruturas unicamente punitivas, como o direito à execução de penas de morte a criminosos.
As instituições sociais são quaisquer estruturas que organizam socialmente as pessoas, não apenas as punitivas.
Instituições sociais são as condições de liberdade incondicional do indivíduo e de rompimento em relação à sociedade em que vive.
As instituições sociais regulamentam e as condutas não concedem liberdade incondicional de comportamento e nem pressupõem rompimento com a sociedade.
Instituições sociais são somente os mecanismos de coerção social do Estado.
As instituições sociais não derivam unicamente do Estado, sendo organizadas, também, espontaneamente.
Instituições sociais são sinônimos de entidades de caridade, principalmente as orientadas pelas doutrinas cristãs.
Instituições sociais são estruturas que organizam e regulam a vida em sociedade e nao entidade de promoção de caridade.
Duas das mais influentes teorias do conhecimento na filosofia alemã do século XIX foram o idealismo e o materialismo. Hegel, um dos mais conhecidos representantes do idealismo, e Marx, certamente um dos representantes com maior impacto no pensamento ocidental materialista, propuseram o uso de uma perspectiva dialética para seus modos de verem o mundo, idealismo dialético e materialismo dialético, respectivamente. Acerca da definição do conceito de dialética, assinale a alternativa correta.
A dialética pode ser definida pelo movimento entre três pólos teóricos que convergem na mesma direção.
A dialética move-se entre apenas dois pólos opostos.
A dialética é uma noção que tem sua origem nos filósofos egípcios antigos, que se pautavam nos movimentos dos astros para gerar conhecimento teórico.
A dialética como forma de construção de conhecimento tem seus primeiros registros entre os filósofos da antiguidade grega e não do Antigo Egito.
A dialética é uma perspectiva que se baseia na oposição e contradição de dois princípios teóricos que se chocam com a finalidade de gerar nova percepção.
A alternativa correta é a C, visto que a dialética é uma perspectiva teórica que se pauta no conflito e na oposição entre duas ideias para gerar conhecimento, isto é, uma tese contra uma antítese, gerando uma síntese.
A dialética foi constituída pelos gregos antigos como forma de acalmar os intensos debates que se travavam na ágora, espaço público de discussão.
A dialética pressupõe o debate e não o apaziguamento de embates.
A dialética define-se como o oposto de diálogo.
A dialética faz uso do diálogo e não se opõe a ele.
Para Kant, o exercício da ética só seria possível após o ser humano deixar a sua minoridade e alcançar a maioridade para, assim, agir autonomamente. Em relação à ideia de maioridade, para Kant, ela associa-se:
À noção de que a maioridade deve buscar o isolamento social, desvencilhando-se das responsabilidades coletivas.
Propondo o oposto, é a partir da maioridade que se deve assumir uma atitude responsável socialmente para Kant.
À idade que os antigos gregos podiam debater política na pólis.
Maioridade não se relaciona a uma idade cronológica mínima.
A obedecer racionalmente às instituições sociais, o que só um maior de idade poderia assumir a responsabilidade.
Kant propõe que, na maioridade, o indivíduo terá de assumir uma posição de autonomia diante de instituições sociais, como a religião, e não obedecê-las racionalmente.
À corrente iluminista, originada na França, que lutou unicamente pelos direitos das crianças a partir de pontos de vistas filosóficos.
Nenhuma corrente iluminista da maneira colocada pela alternativa existiu efetivamente e a ideia de maioridade não se relaciona ao que entendemos como maioridade, no sentido de idade cronológica mínima de uma pessoa.
A praticar o pensamento crítico com a coragem de servir de suas próprias conclusões, sem a tutela de outros, como as instituições sociais.
A alternativa correta é a E, visto que, para Kant, maioridade e esclarecimento são duas noções que estão diretamente vinculadas ao pensar crítico e autônomo em relação às normativas de pensamento de instituições sociais, como a Igreja.
Jean-Paul Sartre é um dos principais filósofos do existencialismo. Para o autor, a liberdade humana é compreendida como:
Possível apenas em sociedades primitivas, pois a socialização impede o homem de ser livre.
A liberdade em Sartre não foi pensada em sociedade ditas primitivas, mas sim na modernidade.
Para o autor, o homem está condenado a ser livre, sendo assim, a existência humana decorre, também, desta condição.
A alternativa correta é a B. Para Sartre, o homem está condenado a ser livre, sendo assim, a liberdade faz parte da condição humana. Desse modo, diante de uma decisão, o homem percebe-se desamparado, pois nada nem ninguém pode salvá-lo da tarefa de escolher.
Maléfica para a existência humana, pois favorece a indecisão e impossibilita ações concretas.
A liberdade é uma condição intrínseca ao humano, não sendo maléfica e pelo contrário pode favorecer a tomada de ações concretas.
A liberdade, para Sartre, é compreendida como importante, porém impossível de ser exercida por todos, pois é preciso considerar a diversidade humana.
A liberdade é uma condição da vida humana para Sartre, sendo exercida por todos.
O autor compreende que a liberdade deve ser estimulada e, ao mesmo tempo, controlada pelos governantes, para que estes tenham forte apoio popular.
A liberdade para Sartre não deve ser controlada por instâncias governamentais, sendo exercida pelo indivíduo em suas relações com a realidade.
Diversos filósofos dedicaram-se a refletir sobre a ética e política das sociedades. Alguns nomes tornaram-se bastante conhecidos e influenciaram muitos outros pensadores. Sobre esse tema, assinale a alternativa correta:
Para Maquiavel, a sociedade, sem a existência da política, vivia em constantes conflitos e guerras, a que chamava de estado de natureza.
Incorreta, pois quem definiu o conceito de estado de natureza foi Hobbes.
Os sujeitos, em seu estado de natureza eram perversos. Sendo assim, segundo Rousseau, a política seria capaz de conduzi-los à pureza e à bondade.
Incorreta. Para Rousseau, os sujeitos eram naturalmente bons, porém a vida em sociedade poderia conduzi-los à depravação.
Aristóteles defende a política como forma de organização humana, mas salienta que o indivíduo é superior ao Estado. Desse modo, a individualidade é vista em um patamar acima da coletividade.
Incorreta. Aristóteles compreende que o Estado é superior ao indivíduo, sendo bem comum superior ao bem particular.
A obra A República, escrita por Platão em cerca de 380 a.C., é considerada fundadora da política ocidental.
A República, escrita por Platão, aborda temas filosóficos, políticos e sociais. A obra influenciou diversos outros pensadores, sendo considerada fundadora da política ocidental, pelo alcance que obteve.
Hobbes defendia que um governante deveria tentar ser temido e, ao mesmo tempo, amado. Mas, caso não pudesse ser os dois, deveria optar pelo primeiro.
Incorreta. Hobbes não defende esse pensamento e, sim, Maquiavel, na obra O Príncipe.
O filósofo britânico John Locke pode ser considerado como um membro da corrente filosófica contratualista pelo modo que entende a organização ideal da sociedade política. Assinale a alternativa correta, que corresponde à razão pela qual podemos afirmar isso:
O filósofo é assim classificado por ter trabalhado por anos, antes da carreira de escritor, em um cartório de notas.
Incorreta. Não há, na biografia de Locke, tal episódio e o termo não se relaciona com cartorários.
O pensador é assim tratado pela História da Filosofia, pois opõe o seu pensamento a autores franceses, como Rousseau, que repudiavam a ideia do contrato social.
Incorreta. O pensamento de Locke converge diretamente com o de Rousseau, que também é um contratualista.
De modo geral, podemos afirmar que Locke é contratualista, pela sua inclinação em apoiar regimes absolutistas, que têm, no contrato entre o governante e a nobreza, a legitimidade do exercício da autoridade.
Incorreta. Locke era contrário ao Absolutismo, e o contrato social não se estabelece entre o governante e a nobreza.
Locke pode ser assim chamado, porque sugere que a superação do estado de natureza para a organização da sociedade civil se dá na afirmação de um contrato entre a população e um governo com legitimidade de autoridade.
Alternativa correta. Locke sugere que a autoridade, na sociedade civil organizada, deriva do pacto social entre a população e o governante escolhido por ela para exercer a autoridade, um contrato social.
Pela sugestão da afirmação de um contrato da sociedade com Deus, para o livre exercício da autoridade política.
Incorreta. Não há prerrogativas divinas para a legitimidade política, em Locke.
Assinale a alternativa que corresponde corretamente, de forma geral, as funções dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, respectivamente:
Revogar leis, julgar os criminosos e revisar a Constituição.
Incorreta. As atribuições são, de forma geral: executar as leis vigentes e administração pública, criar e revisar leis e julgar o descumprimento das leis.
Executar as leis vigentes e administração pública, criar e revisar leis e julgar o descumprimento das leis.
Alternativa correta. As atribuições são, de forma geral: executar as leis vigentes e administração pública, criar e revisar leis e julgar o descumprimento das leis.
Executar os condenados, nomear os agentes públicos e administrar os bens públicos.
Incorreta. As atribuições são, de forma geral: executar as leis vigentes e administração pública, criar e revisar leis e julgar o descumprimento das leis.
Distribuir assistência social, regular a distribuição e julgar os excessos.
Incorreta. As atribuições são, de forma geral: executar as leis vigentes e administração pública, criar e revisar leis e julgar o descumprimento das leis.
Cuidar da segurança interna, regular as fronteiras e estabelecer as relações diplomáticas.
Incorreta. As atribuições são, de forma geral: executar as leis vigentes e administração pública, criar e revisar leis e julgar o descumprimento das leis.
A democracia moderna pode ser definida como um sistema político em que o povo é soberano, ou seja, os cidadãos elegem os governantes que os representarão. No século 20, diversos acontecimentos mundiais podem ser considerados ameaças aos ideais democráticos, como os regimes nazista, fascista e stalinista. Sobre esses regimes é correto afirmar:
O stalinismo foi um movimento social ocorrido na Rússia, que visava conter todos os sindicatos de trabalhadores, considerados uma ameaça para o governo vigente.
Incorreta. O stalinismo foi um regime totalitário ocorrido na URSS, liderado por Josef Stalin.
Em um contexto de Guerra Fria, o nazismo e o fascismo podem ser compreendidos como regimes de esquerda e, o stalinista, como de extrema direita.
Incorreta. O fascismo e nazismo não eram regimes de esquerda, assim como o stalinismo também não era considerado de direita e, sim, socialista.
Na Itália e Alemanha, locais onde ocorreram os regimes fascistas e nazistas, diversas pessoas foram mortas e torturadas. Contudo, na URSS, local onde ocorreu o stalinismo, houve retirada dos direitos políticos democráticos, mas não ocorreram violações aos direitos humanos.
Incorreta. Diversas pessoas foram mortas, torturadas e exiladas durante o governo de Josef Stalin, na URSS.
O nazismo foi um regime liderado por Mussolini, na Itália, que acabou perseguindo e matando milhares de judeus, acontecimento que ficou conhecido como Holocausto.
Incorreta. O líder do regime nazista foi Adolf Hitler.
A presença de um único partido, comandado ditatorialmente pelo seu dirigente, é uma das características do regime stalinista, ocorrido na URSS.
Correta. Em seu governo, Josef Stalin permitiu a existência apenas do Partido Comunista da União Soviética.
Alguns pensadores consideram que vivenciamos hoje uma sociedade do consumo. O desenvolvimento da ciência e da tecnologia, assim como o advento do capitalismo, contribuíram para o aumento significativo do consumo de bens e serviços. Assinale, a seguir, a alternativa correta a respeito desse tema.
Zygmunt Bauman, conhecido filósofo contemporâneo que faleceu em 2017, considerava que vivemos em uma sociedade que tem abandonado cada vez mais o consumo industrial.
alternativa incorreta. Bauman não considerava que a sociedade abandonou o consumo industrial. Pelo contrário, afirmava que tal consumo tem aumentado significativamente.
A Economia Solidária mostra-se uma possibilidade de produção e consumo conscientes, uma vez que visa à preservação dos recursos naturais e da mão de obra voluntária.
alternativa incorreta. Não visa à mão de obra voluntária, e sim a condições de trabalho dignas e justas.
No livro “A Sociedade de Consumo” (1995), Jean Baudrillard diz que a sociedade tem consumido cada vez mais produtos e bens, assim como tem ampliado as relações de altruísmo entre os sujeitos.
alternativa incorreta. Baudrillard não considera que os sujeitos têm aumentado as relações de altruísmo.
O Protocolo de Kyoto foi um acordo internacional entre países integrantes da Organização das Nações Unidas (ONU), possuindo como objetivo a redução da emissão de gases que colaboram para o efeito estufa.
alternativa correta. Os países que assinaram o Protocolo de Kyoto comprometeram-se a reduzir a emissão de gases de efeito estufa, responsáveis pelo aquecimento global.
O aquecimento global tem se tornado tema de debate em diversos países que apresentam clima tropical, assim como o Brasil. Países de clima mais frio, contudo, têm se recusado a assinar pactos que propõem enfrentamentos a ações que colaboram para esse fenômeno.
alternativa incorreta. Diversos países participaram de discussões e se comprometeram com pactos que visam à diminuição de emissão de gases do efeito estufa, não só países de clima tropical.
Nas últimas décadas, tem ocorrido um aumento significativo do uso de máquinas e robôs no processo de produção. Algumas consequências desse aumento que podem ser elencadas são:
Possibilidade de desemprego, contaminação mecânica e perda da qualidade de produtos.
alternativa incorreta. A contaminação mecânica não é um item que pode ocorrer.
Diminuição de gastos com funcionários para o produtor, perda da qualidade de produtos e aumento do valor de bens duráveis.
alternativa incorreta. O uso de máquinas não provoca, necessariamente, aumento do valor de bens duráveis, podendo, inclusive, em determinadas situações, ocorrer o inverso, ou seja, a diminuição do preço.
Possibilidade de desemprego, diminuição de gastos para donos de meios de produção e falta de mercado consumidor.
alternativa correta. Com o aumento do uso de máquinas, muitos trabalhadores podem ficar desempregados e isso também pode abalar o consumo de diversas mercadorias, uma vez que, para adquiri-las, o consumidor precisa de dinheiro. O uso de máquinas, contudo, também pode baratear o processo de produção.
Aumento do valor de bens não duráveis, possibilidade de desemprego e contaminação mecânica.
alternativa incorreta. A contaminação mecânica não é uma consequência, e não necessariamente ocorrerá o aumento do valor de bens não duráveis.
Falta de mercado consumidor, aumento do tempo de produção e diminuição de gastos com funcionários.
alternativa incorreta. O uso de máquinas e robôs pode, na verdade, diminuir o tempo do processo de produção.
A busca pela eterna juventude é algo bastante presente nas sociedades atuais. Por um lado, buscar hábitos saudáveis, na tentativa de manter-se jovem, pode trazer consequências positivas; por outro, o uso de diversas substâncias e cirurgias, por exemplo, pode trazer várias complicações. Sobre o tema em questão, é correto afirmar que:
Na Grécia Antiga, havia uma valorização oposta da que vemos atualmente, isto é, a ideia de beleza era associada, especificamente, à velhice.
alternativa incorreta. Não havia valorização específica com relação à velhice.
A cobrança e o desejo de juventude interferem da mesma forma na vida de homens e mulheres, fazendo com que muitos optem por procedimentos clínicos.
alternativa incorreta. Interferem na vida de homens e mulheres, contudo de diferentes formas, uma vez que as mulheres ainda fazem mais procedimentos estéticos, como pintar o cabelo, fazer lipoaspiração etc.
A busca constante pela juventude possui relação, também, com a desvalorização da velhice na contemporaneidade.
alternativa correta. A velhice, atualmente, é desvalorizada em diversos aspectos, os quais colaboram para a busca constante da juventude.
A expectativa de vida dos brasileiros tem diminuído nas últimas décadas, o que faz com que exista cada vez mais busca por cirurgias plásticas.
alternativa incorreta. A expectativa de vida dos brasileiros, na verdade, tem aumentado nas últimas décadas.
Todas as ações voltadas para a conservação da juventude, apesar de trazerem benefícios estéticos, são prejudiciais à saúde.
alternativa incorreta. As ações não são todas prejudiciais, pois a prática de exercício físico ou uma alimentação saudável, por exemplo, podem ser benéficas para a saúde do indivíduo.
Acerca da problemática da existência de valores éticos universais e de acordo com os conteúdos da unidade, assinale, a seguir, a alternativa correta.
Valores éticos supremos foram descobertos já na Antiguidade Grega.
alternativa incorreta. O texto da unidade sugere que não há valores éticos absolutos.
Valores universais são aqueles referentes ao mundo cristão.
alternativa incorreta. O texto da unidade sugere que não há valores éticos absolutos, nem mesmo relacionados a moralidades religiosas.
A Declaração Universal dos Direitos dos Homens e do Cidadão é a única fonte verdadeira de uma ética possível.
alternativa incorreta. O texto da unidade sugere que não há valores éticos absolutos e verdadeiros sem se considerar a historicidade desses juízos.
A universalidade de valores éticos está relacionada às contingências sócio-históricas da vida humana.
alternativa correta. O texto sugere que os valores humanos estão diretamente relacionados à historicidade da vida humana, e não com significados supremos e absolutos.
Nenhum valor transitório deve ser levado em consideração para uma ética absoluta.
alternativa incorreta. O texto sugere que qualquer juízo de valor humano é transitório.