Unidade III

Filosofia e Ética na Política

Selecione a seta para iniciar o conteúdo

FIQUE POR DENTRO

Um dos principais pontos da obra do filósofo francês Montesquieu é a prerrogativa da previsão de um texto constitucional para a limitação do abuso de poder político, controlando um poder que se proponha absoluto.

Como em outros países, no Brasil, a Constituição dá a orientação geral das leis nacionais. Mas você conhece o texto previsto em nossa carta magna? Apesar das inúmeras emendas, o seu texto atual ainda conserva inteira coesão com o que foi promulgado em 1988. Muitas vezes, é uma ilustre desconhecida da própria população.

Para saber mais, acesse o link disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm>. Acesso em: 05 fev. 2019.

REFLITA

Durante as eleições presidenciais de 2018 ocorreram diversos debates sobre possibilidades de ameaças aos ideais democráticos brasileiros com relação ao candidato, posteriormente eleito presidente, Jair Bolsonaro.

Algumas revistas e jornais bastante conceituados mundialmente, como a The Economist, noticiou que Jair Bolsonaro era uma ameaça para a América Latina. O britânico Financial Times fez uma publicação, afirmando que Bolsonaro seria uma possibilidade de “‘destino trágico do Brasil com a rebelião antidemocrática surgindo novamente”.

No decorrer da campanha, Jair Bolsonaro destacou, em algumas transmissões via redes sociais, que a democracia não estava em jogo nas eleições e que seria escravo da Constituição.

E você, o que pensa sobre isso? Acredita que seu governo pode, de alguma forma, ameaçar ideais democráticos? Se sim, de que forma? Se não, por que não? Ao refletir sobre essas questões, lembre-se de que um dos princípios básicos da democracia é a convivência entre visões divergentes.

indicação de leitura

Nome do livro: Dicionário de política

Editora: Editora UNB

Autor: Norberto Bobbio, Nicola Matteucci, Gianfranco Pasquino

ISBN: 8523003088

Na obra Dicionário de política, os autores organizam uma grande quantidade de verbetes e de autores que o definiram o vocabulário político. O livro se constitui pertinente para o enriquecimento do entendimento de conceitos tratados em toda a unidade e que, às vezes, são utilizados no cotidiano sem o devido rigor. Ao longo de suas mais de 1.300 páginas, a obra é de grande valia para qualquer estudo ou aprofundamento na área de teoria política.

INDICAÇÃO DE FILME

Nome do filme: Adeus, Lênin!

Gênero: Comédia dramática

Ano: 2004

Elenco principal:  Daniel Brühl, Katrin Sass, Chulpan Khamatova

O filme aborda parte da vida da senhora Kerner, que, em 1989, próximo à queda do muro de Berlim, entra em coma e fica desacordada durante os dias que marcam a consolidação do regime capitalista. Ao despertar, já em 1990, sua cidade, Berlim Oriental, encontra-se bastante modificada. Alexander, seu filho, decide então esconder inúmeros acontecimentos, com medo de que isso prejudique sua saúde. Quando a senhora Kerner deseja assistir televisão, Alexander se vê em apuros e precisa contar com a ajuda de um amigo diretor de vídeos.

Aula Concluída

Você chegou ao fim desta unidade com sucesso!

VoltarAvançar