Conclusão

As unidades apresentadas de automação industrial tiveram como principais objetivos expor a importância da automação dentro dos conceitos fundamentais que permeiam a indústria, dentre eles: os conceitos introdutórios de arquitetura industrial; a abstração de hardware e software; e a configuração e especificação de controladores programáveis, demonstrando, assim, a robustez do assunto diante da transformação que vem ocorrendo na indústria com a chegada da indústria 4.0 e o desenvolvimento de tecnologias disruptivas.

Por fim, demonstramos ser imprescindível ter conhecimentos basilares, como os citados, a fim de que se reflita acerca da evolução que vem ocorrendo na indústria, que tem como principal pilar a automação.

Além disso, foram abordados, nesta obra, tópicos relacionados à integração de plantas de processos industriais, em que se demonstrou a importância de alguns conceitos que contemplam a Automação Industrial, bem como dos componentes das plantas.

Em seguida, desenvolvemos uma breve introdução a respeito do conceito de supervisão e controle em ambientes industriais, com definições essenciais que permeiam os sistemas supervisórios, bem como os componentes físicos em um ambiente industrial foram expostos ao tópico.

Também apresentamos um breve histórico da robótica industrial, conceitos fundamentais de robótica e os principais componentes de um sistema robótico.

Parabéns

Você Concluiu a Disciplina!

VoltarAvançar