Até a chegada da quarta revolução industrial, muitos passos foram dados, para que a mão de obra humana fosse substituída, dentro dos processos industriais, por algoritmos preditivos de controle, tendo em vista que a principal premissa de automatização de processo na indústria era o controle que, por sua vez, fomentou a produção industrial de larga escala. Dentre os principais fomentadores da automatização de processos industriais, tivemos:
O aprimoramento de novas técnicas e a orquestração de soluções e produtos inovadores.
Incorreta. O aprimoramento de novas técnicas ocorreu após a automatização e não a fomentou, ao contrário, a automatização é que fomentou o surgimento e o aprimoramento de novas técnicas. A orquestração de soluções e produtos inovadores também ocorreu após a automatização da indústria, ou seja, soluções e produtos inovadores foram estimulados e fomentados após a automatização industrial.
O aumento da qualidade, o aumento da quantidade e a redução de desperdícios
Correta. Como vimos, os três fomentadores da automação industrial foram o aumento da qualidade, devido à competição entre as indústrias, o aumento da quantidade, devido à produção em larga escala, e a redução de desperdícios, devido à elevação da competitividade entre produção e retorno, em que o controle dos processos industriais buscou automatizar e evitar desperdícios.
O crescimento da mão de obra, a evolução da legislação trabalhista e a simplificação de processos.
Incorreta. O crescimento da mão de obra e a evolução da legislação trabalhista, por si só, não influenciou na automatização dos processos industriais. Já a simplificação de processos não ocorreu; o que ocorreu, na verdade, foi a redução de desperdícios, a qual pode ou não simplificar os processos. Todavia, em sua grande maioria, houve aumento da complexidade dos processos industriais, principalmente diante da produção em larga escala.
A demanda por produtos com maior simplicidade e agregação de tecnologias disruptivas.
Incorreta. A simplicidade do produto não necessariamente fomentou a automatização do processo industrial de sua produção. Já as tecnologias disruptivas surgiram mais tarde, na indústria 4.0, para modificar o modo operante da indústria por meio de novas tecnologias.
O aumento da competitividade, o aumento de riscos e a mão de obra mais barata.
Incorreta. O aumento da competitividade é reflexo da automatização, o que ajudou a fomentar esses processos. Todavia, a ideia por trás do controle de processos, fruto da automatização, é diminuir os riscos, ao invés de aumentá-los. Outro ponto é que a mão de obra, após automatização da indústria, passou a ter maior custo, tendo em vista que se necessitava de profissionais mais capacitados.
Caso tivéssemos o objetivo de utilizar controles de malha para comparar a variável controlada (temperatura) com um valor de referência pré-ajustado (ponto de fusão), para saber o momento exato de fusão do metal e executar o seu resfriamento, qual tipo de controle de malha deve ser empregado?
Controle de malha aberta.
Incorreta. O controle de malha aberto é utilizado em processos de produção em que não se faz necessário realizar comparação entre a variável controlada e um valor referenciado.
Microcontrolador.
Incorreta. O Microprocessador tem a função de, por meio dos CLPs, realizar operações aritméticas comuns e transmitir e armazenar informações. Logo, o microprocessador não faz operações de comparação sem o ajuste do controle de malha fechada.
Controle de malha misto parcialmente aberto ou fechado.
Incorreta. O controle de malha deve ser fechado ou aberto, não sendo possível operar em ambos simultaneamente.
Controle de malha aberta em processo.
Incorreta. O correto seria dizer controle de malha fechado em processo que, como é uma subclasse do gênero malha fechada, poderia ser utilizado. Todavia, como a opção citou controle de malha aberta, está errada.
Controle de malha fechada.
Correta: O controle de malha fecha costuma ser utilizado nos processos de produção em que a variável de controle é constantemente comparada com um valor de referência. Nesse caso, temos uma correspondência biunívoca entre a variável controlada e o sistema de controle, a fim de alcançar o ponto de fusão do metal e indicar o momento em que deve ser executado o seu resfriamento.
Em um projeto arquitetural de uma válvula para escoamento de água em barragens, foi utilizado um componente arquitetural fundamental para receber os dados analógicos de força (F) e de área (A), por meio de um ____________ , necessitando, assim, de um ____________ para processar as grandezas lógicas em sequência numérica, para armazenar na ____________, tendo em vista o objetivo de armazenar, nas válvulas, dados variáveis e temporadas.
Microcontrolador, multiplexador, memória ROM.
Incorreta. O microcontrolador controla os dados de entrada e saída por meio de cálculos e comparações programadas, não sendo responsável por receber dados analógicos de vários canais de entrada e saída. O conversor, e não o multiplexador, realiza a conversão analógico/digital, enquanto que a memória ROM é somente de leitura, ou seja, os dados não podem ser alterados, logo, não é ideal para o armazenamento.
Microprocessador, conversor digital/analógico, memória EPROM.
Incorreta. O multiplexador, e não o microprocessador, receberá os dados. De fato, para isso, necessitamos de um conversor digital/analógico, enquanto que a memória EPROM não é utilizada para armazenar as sequências numéricas, e sim a memória RAM.
Multiplexador, conversor analógico/digital, memória RAM.
Correta. Para realizar o cálculo de pressão, vamos precisar receber os diversos dados analógicos de força e área, por meio de um multiplexador, que é um componente que possui vários canais de entrada e saída e conecta ordenadamente cada um desses canais a um conversor analógico/digital, que realizará o processamento das grandezas lógicas em sequência numérica, para armazenar na memória RAM, que são memórias que armazenam os dados variáveis e temporários.
Fonte, memória ROM, entrada e saída.
Incorreta. A fonte provê energia (tensão) para as válvulas, não tendo função de recepção de dados. O conversor analógico/digital, e não a memória ROM, realiza a conversão e não se armazenam dados nos dispositivos de entrada e saída.
Microprocessador, multiplexador, memória RAM.
Incorreta. Os microprocessadores processam diferentes tipos de dados, mas não o recebem de maneira analógica, logo, o correto é utilizar os multiplexadores. Já os conversores analógicos/digitais realizam a conversão, e não os multiplexadores, sendo correto armazenar na memória RAM, tendo em vista que esta é acessível à alteração de dados.
Suponha que você é um gerente industrial e conhece, em detalhes, o nível de comprometimento de cada máquina com o processo produtivo industrial. Por meio da planta elétrica industrial e de acordo com esta, temos a autoprodução de energia e a configuração básica de chaves de comando e interligações, isto é, o SSC (Sistema de Supervisão e Controle) deverá apresentar, pelo menos, alguns pontos. Assim, assinale a alternativa que aborda os seguintes cenários.
A unidade de autoprodução operando em paralelo com o sistema da concessionária e a unidade de autoprodução operando sozinha por falha do sistema da concessionária.
Incorreta. Conforme vimos, em um SSC (Sistema de supervisão e controle), temos, pelos menos, 4 eixos ou cenários que fundamentam nossa planta industrial com autoprodução de energia elétrica, neste caso, faltou explicitar a rede de concessionária e o regime transitório de energia.
Rede de concessionária ligada e autoprodução fora de operação, a unidade de autoprodução operando em paralelo com o sistema da concessionária, a unidade de autoprodução operando sozinha por falha do sistema da concessionária e regime transitório de energia.
Correta: Conforme vimos, em um SSC (Sistema de supervisão e controle), temos, pelos menos, 4 eixos ou cenários que fundamentam nossa planta industrial com autoprodução de energia elétrica: a unidade de autoprodução operando em paralelo com o sistema da concessionária; a unidade de autoprodução operando sozinha por falha do sistema da concessionária; rede de concessionária ligada e autoprodução fora de operação; e o regimento transitório, em que flutuações acentuadas de tensão e frequência podem provocar interrupção das fontes de geração.
Rede de concessionária ligada e autoprodução fora de operação, a unidade de autoprodução operando em paralelo com o sistema da concessionária e regime transitório de energia.
Incorreta. Conforme vimos, em um SSC (Sistema de supervisão e controle), temos, pelos menos, 4 eixos ou cenários que fundamentam nossa planta industrial com autoprodução de energia elétrica, neste caso, faltou explicitar a unidade de autoprodução operando sozinha por falha do sistema da concessionária.
A unidade de autoprodução operando em paralelo com o sistema da concessionária e o regime transitório de energia.
Incorreta. Conforme vimos, em um SSC (Sistema de supervisão e controle), temos, pelos menos, 4 eixos ou cenários que fundamentam nossa planta industrial com autoprodução de energia elétrica, neste caso, faltou explicitar a unidade de autoprodução operando sozinha por falha do sistema da concessionária e a rede de concessionária ligada à autoprodução fora de operação
Regime transitório de energia e a unidade de autoprodução operando em paralelo com o sistema da concessionária.
Incorreta. Conforme vimos, em um SSC (Sistema de supervisão e controle), temos, pelos menos, 4 eixos ou cenários que fundamentam nossa planta industrial com autoprodução de energia elétrica, neste caso, faltou explicitar a rede de concessionária ligada e a unidade de autoprodução operando sozinha por falha do sistema da concessionária.
Ao longo do tempo, tivemos, no desenvolvimento de hardware e software, a migração de atividades mecânicas que, gradativamente, foram sendo automatizadas. Diante disso, marque a alternativa que melhor representa os momentos que permearam o surgimento dos sensores analógicos e dos sensores digitais, em ordem cronológica, até a chegada da indústria 4.0.
1. Era dos dispositivos eletromecânicos. 2. Era dos dispositivos mecânicos. 3. Segunda geração de componentes eletrônicos. 4. Sensoriamento digital. 5. Circuitos integrados. 6. Indústria 4.0.
Incorreta. Conforme vimos em aula, as fases ou eras do desenvolvimento dos dispositivos mecânicos seguiram a ordem cronológica: 1. Dispositivos mecânicos. 2. Dispositivos eletromecânicos. 3. Sensoriamento digital. 4. Computadores transistorizados. 5. Circuitos Integrados. 6. Indústria 4.0. Logo, não é cabível a alternativa colocar os dispositivos eletromecânicos anteriormente aos dispositivos mecânicos, tendo em vista que os dispositivos eletromecânicos precisaram do surgimento dos dispositivos mecânicos para que surgissem.
1. Dispositivos mecânicos. 2. Dispositivos eletromecânicos. 3. Sensoriamento digital. 4. Computadores transistorizados. 5. Circuitos integrados. 6. Indústria 4.0.
Correta: Conforme vimos em aula, as fases ou eras do desenvolvimento dos dispositivos mecânicos seguiram a ordem cronológica: 1. Dispositivos mecânicos. 2. Dispositivos eletromecânicos. 3. Sensoriamento digital. 4. Computadores transistorizados. 5. Circuitos integrados. 6. Indústria 4.0. A ordem lógica explícita demonstra o ciclo de evolução das respectivas fases.
1. Sensoriamento digital. 2. Dispositivos eletromecânicos. 3. Dispositivos mecânicos. 4. Computadores transistorizados. 5. Circuitos integrados. 6. Indústria 4.0.
Incorreta. Conforme vimos em aula, as fases ou eras do desenvolvimento dos dispositivos mecânicos seguiram a ordem cronológica: 1. Dispositivos mecânicos. 2. Dispositivos eletromecânicos. 3. Sensoriamento digital. 4. Computadores transistorizados. 5. Circuitos integrados. 6. Indústria 4.0. Não é cabível colocar o sensoriamento digital como início do desenvolvimento tecnológico, o que torna a alternativa errada.
1. Dispositivos eletromecânicos. 2. Sensoriamento digital. 3. Dispositivos mecânicos. 4. Circuitos integrados. 5. Computadores transistorizados. 6. Indústria 4.0.
Incorreta. Conforme vimos em aula, as fases ou eras do desenvolvimento dos dispositivos mecânicos seguiram a ordem cronológica: 1. Dispositivos mecânicos. 2. Dispositivos eletromecânicos. 3. Sensoriamento digital. 4. Computadores transistorizados. 5. Circuitos Integrados. 6. Indústria 4.0. Como explicitado, os dispositivos mecânicos vieram antes dos dispositivos eletromecânicos.
1. Circuitos integrados. 2. Dispositivos eletromecânicos. 3. Computadores transistorizados. 4. Sensoriamento digital. 5. Dispositivos mecânicos. 6. Indústria 4.0.
Incorreta. Conforme vimos em aula, as fases ou eras do desenvolvimento dos dispositivos mecânicos seguiram a ordem cronológica: 1. Dispositivos mecânicos. 2. Dispositivos eletromecânicos. 3. Sensoriamento digital. 4. Computadores transistorizados. 5. Circuitos integrados. 6. Indústria 4.0. Até chegar aos circuitos integrados, tivemos as fases dispositivos mecânicos, eletromecânicos e sensoriamento digital.
Um sensor digital pode produzir um sinal com dois valores de saída ao longo do tempo, diferentemente do sensor analógico, que pode produzir N tipos de valores ao longo do tempo, só podendo assumir dois valores ao longo do tempo, que são:
-1 e 1.
Incorreta. Os valores que podem ser assumidos em um sensor digital são, respectivamente, 0 e 1.
1 e 2.
Incorreta. Os valores que podem ser assumidos em um sensor digital são, respectivamente, 0 e 1.
0 e 1.
Correta: Os valores que podem ser assumidos em um sensor digital são, respectivamente, 0 e 1.
1 e 10.
Incorreta. Os valores que podem ser assumidos em um sensor digital são, respectivamente, 0 e 1.
0 e -1.
Incorreta. Os valores que podem ser assumidos em um sensor digital são, respectivamente, 0 e 1.
Atuadores são mecanismos de automação utilizados em combinação com sensores, a fim de automatizar tarefas para o acionamento de maquinas industriais, por exemplo. Os atuadores podem ser implementados utilizando dois tipos de energia. Quais são?
Pneumática e hidráulica.
Correta: Os atuadores podem ser implementados utilizando as energias pneumática e hidráulica, tendo em vista a compreensão do ar comprimido, transformando-o em pressão, enquanto que a hidráulica usa a massa do elemento para gerar a energia potencial; logo, ambos são combinados nos atuadores.
Eólica e nuclear.
Incorreta. Os atuadores podem ser implementados utilizando as energias pneumática e hidráulica. Atuadores não têm necessidade de utilizar energia nuclear, isso foge da composição dos atuadores. Já a energia eólica pode ser utilizada como fonte para a energia hidráulica.
Química e hidráulica.
Incorreta. Os atuadores podem ser implementados utilizando as energias pneumática e hidráulica. Não existe energia química, o que existe é a produção de energia por meio de processos químicos.
Pneumática e térmica.
Incorreta. Os atuadores podem ser implementados utilizando as energias pneumática e hidráulica. A energia térmica não é utilizada pelos atuadores, até porque este tem baixa resistência a temperaturas elevadas, justamente por não terem, como finalidade, utilizar esse tipo de energia.
Hidráulica e elétrica.
Incorreta. Os atuadores podem ser implementados utilizando as energias: pneumática e hidráulica. A energia elétrica pode ser utilizada pelo atuador mediante o emprego da energia hidráulica; logo, não pode ser empregada por si só.
O transmissor de pressão diferencial tem aplicações na medição de pressões diferenciais, relativas e absolutas de fluidos. O transmissor de pressão diferencial é um dispositivo utilizado para medir:
Pressão, vazão e área.
Incorreta. O transmissor de pressão diferencial é um dispositivo utilizado para medir: vazão, nível e estanqueidade de fluidos. Não mede pressão ou área.
Eletricidade, temperatura e pressão.
Incorreta. O transmissor de pressão diferencial é um dispositivo utilizado para medir: vazão, nível e estanqueidade de fluidos. Não mede eletricidade, temperatura e pressão.
Nível, área e força.
Incorreta. O transmissor de pressão diferencial é um dispositivo utilizado para medir: vazão, nível e estanqueidade de fluidos. Não mede nível, área ou força.
Temperatura, pressão e vazão.
Incorreta. O transmissor de pressão diferencial é um dispositivo utilizado para medir: vazão, nível e estanqueidade de fluidos. Não mede temperatura e pressão.
Vazão, nível e estanqueidade de fluidos.
Correta: O transmissor de pressão diferencial é um dispositivo utilizado para medir: vazão, nível e estanqueidade de fluidos
A conversão do sistema de numeração binário para o sistema de numeração hexadecimal é bastante empregada nas representações computacionais que trabalham com um conjunto de 4 bits. Diante disso, converta 11001111 na base binária para seu respectivo correspondente na base hexadecimal e assinale a alternativa correta.
AC.
Incorreta. Transformar 11001111 da base binária para a base hexadecimal é bem simples, basta agrupar em conjuntos de 4 bits o nosso conjunto de 0 e 1. Logo, teremos: 1010 = A e 1100 =C.
CF.
Correta. Transformar 11001111 da base binária para a base hexadecimal é bem simples, basta agrupar em conjuntos de 4 bits o nosso conjunto de 0 e 1. Logo, teremos: 1100 = C e 1111 = F na base hexadecimal.
FC.
Incorreta. Transformar 11001111 da base binária para a base hexadecimal é bem simples, basta agrupar em conjuntos de 4 bits o nosso conjunto de 0 e 1. Logo, teremos: 1111 = F e 1100 =C.
AD.
Incorreta. Transformar 11001111 da base binária para a base hexadecimal é bem simples, basta agrupar em conjuntos de 4 bits o nosso conjunto de 0 e 1. Logo, teremos: 1010 = A e 1101 = D.
DF.
Incorreta. Transformar 11001111 da base binária para a base hexadecimal é bem simples, basta agrupar em conjuntos de 4 bits o nosso conjunto de 0 e 1. Logo, teremos: 1101 = D e 1111 = F.
As funções de um circuito lógico são responsáveis por implementarem o desenho para a solução que o circuito visa representar. Assinale qual expressão matemática apresenta as respectivas funções lógicas: OR.
S = A + B
Correta. A função lógica OR é representada pela expressão S = A + B.
S = A . B
Incorreta. A função lógica AND é representada pela expressão S = A . B.
S = A > B
Incorreta. Não existe representação com esta expressão.
S = A < B
Incorreta. Não existe representação com esta expressão.
S = (- A.B)
Incorreta. A expressão (-A.B) é a representação da função NAND, que é a inversão da função AND.
Os circuitos lógicos podem ser divididos em circuitos sequenciais e circuitos combinacionais. Os circuitos sequenciais também podem ser divididos em dois tipos, conforme o comportamento temporal dos seus sinais, que são:
digital e analógico.
Incorreta. A dotação para tempo, que divide os circuitos em dois tipos, é síncrono e assíncrono. Não existe para tempo a dotação digital e analógico; essa dotação é utilizada quanto ao sinal processado pelo circuito lógico.
aberto e semiaberto.
Incorreta. A dotação para tempo, que divide os circuitos em dois tipos, é síncrono e assíncrono. Não existe para tempo a dotação aberto e semiaberto.
síncrono e assíncrono.
Correta. A dotação para tempo, que divide os circuitos em dois tipos, é síncrono e assíncrono.
temporal e atemporal.
Incorreta. A dotação para tempo, que divide os circuitos em dois tipos, é síncrono e assíncrono. Não existe para tempo a dotação temporal e atemporal.
completo e incompleto.
Incorreta. A dotação para tempo, que divide os circuitos em dois tipos, é síncrono e assíncrono. Não existe para tempo a dotação completo e incompleto.
As estruturas de seleção são utilizadas para interferir na lógica sequencial que está sendo executada. Além destas, temos, também, as estruturas de repetição. Assim, assinale a alternativa que utiliza a sintaxe correta para automação.
Enquanto, então.
Incorreta. A estrutura lógica de repetição utiliza a sintaxe para automação: enquanto, faça. Não temos enquanto, então.
Se, faça.
Incorreta. A estrutura lógica de repetição utiliza a sintaxe para automação: enquanto, faça. Não temos se, faça.
Selecione, caso.
Incorreta. A estrutura lógica de selecione, caso é a sintaxe da estrutura de decisão.
Se, então.
Incorreta. A estrutura lógica de se, então é a sintaxe da estrutura de decisão.
Enquanto, faça.
Correta. A estrutura lógica de repetição utiliza a sintaxe para automação.
Atualmente, é possível encontrar disponíveis, no mercado, uma diversidade de modelos e marcas de computadores industriais modernos - CLPs. Qual das seguintes normas, descritas a seguir, foi estabelecida pela comunidade industrial, com o objetivo de uniformizar os procedimentos de fabricação dos CLPs?
ISO 10218, referente à Organização Internacional de Padronização.
Incorreta. A Organização Internacional para Padronização (International Standard Organization - ISO) é responsável por determinar uma definição para a palavra robô.
IEC-61131, referente à Comissão Eletrotécnica Internacional.
Correta. Originada pela comunidade industrial, a sigla IEC refere-se à Comissão Eletrotécnica Internacional, com sede na Suíça, instituída para uniformizar os procedimentos de fabricação dos CLPs.
IEC-61131, referente à Comissão Nacional de Eletrotécnica.
Incorreta. A IEC - 61131 é uma comissão Internacional de Eletrotécnica. Criada para avaliar o projeto completo de controladores lógicos programáveis, abrange hardware, instalação, testes, documentação, programação e comunicação.
IEC-61131, referente à Comissão de Robótica Internacional.
Incorreta. IEC-61131. A IEC - 61131 refere-se à Comissão Internacional de Eletrotécnica, não fazendo menção a Comissão de Robótica Internacional.
ISO 10218, referente à Organização Nacional de Padronização.
Incorreta. A organização ISO 10218 refere-se à Organização Internacional de Padronização.
Os sistemas SCADA fornecem previsões e tendências do processo embasados nos valores dos dados e parametrizados pelo operador. Além disso, eles permitem, também:
a leitura de dados processo.
Incorreta. A leitura de dados do processo é realizada pela unidade de processamento autônomo, que pode ser um CLP ou uma RTU.
visualizar os dados lidos na fase de aquisição.
Correta. A visualização de dados é possível graças ao sistema SCADA, bem como a visualização de gráficos e relatórios referentes aos dados atuais e/ou existentes em histórico.
a coleta e a transmissão dos dados.
Incorreta. A coleta e a transmissão dos dados são realizadas durante a aquisição de dados, não sendo de competências do sistema SCADA.
processar eventos e ativar alarmes.
Incorreta. O processamento de eventos e a ativação de alarmes são características do sistema supervisório.
fazer aquisição de dados do processo.
Incorreta. A aquisição de dados do processo é uma característica do sistema supervisório.
O principal objetivo dos sistemas SCADA (Supervisory Control and Data Acquisition) é propiciar uma interface de nível elevado entre operador-processo, informando, “em tempo real”, todos os eventos de importância da planta, permitindo, ao operador, atuar e monitorar o processo. Dessa forma, sobre os sistemas SCADA, analise as alternativas e assinale a afirmação condizente com o sistema supervisório SCADA.
O sistema SCADA normalmente não é um sistema que controla o processo em tempo real.
Incorreta. Os sistemas SCADA informam, “em tempo real”, todos os eventos de importância da planta, permitindo, ao operador, atuar e monitorar o processo.
Não é de competência dos sistemas SCADA a verificação de alarmes, ativação de som, mensagem, mudança de cores, envio de mensagens por pager, e-mail, celular etc.
Incorreta. A verificação de alarmes, ativação de som, mensagem, mudança de cores, envio de mensagens por pager, e-mail, celular etc., cabe ao sistema SCADA.
O sistema supervisório SCADA é uma tecnologia pouco utilizada para o gerenciamento e controle de unidades industriais, nas quais os elementos do processo encontram-se distribuídos ao longo de grandes distâncias.
Incorreta. SCADA é uma tecnologia contemporânea, bastante utilizada para o gerenciamento e controle de unidades industriais, nas quais os elementos do processo encontram-se distribuídos ao longo de grandes distâncias.
A desvantagem do sistema SCADA é que os dados não são armazenados automaticamente em uma forma, que pode ser retornada para análise mais tarde sem erro ou para um trabalho adicional.
Incorreta. A grande vantagem de um sistema SCADA é o armazenamento automático dos dados, de maneira que possa ser feita uma análise posterior e de forma que possa ser realizada posteriormente uma análise detalhada sem erro ou para um trabalho adicional.
São os sistemas de supervisão e controle de processos industriais que coletam dados do processo, por meio de remotas industriais, principalmente Controladores Lógicos Programáveis (CLP), que formatam esses dados e os apresentam ao operador em uma multiplicidade de formas.
Correta. Os sistemas supervisórios SCADA são os software de supervisão e controle de processos industriais que coletam dados do processo, por meio de remotas industriais, principalmente Controladores Lógicos Programáveis (CLP), que formatam esses dados e os apresentam ao operador em uma multiplicidade de formas.
Podemos nomear os robôs industriais considerando alguns aspectos fundamentais, como graus de liberdade, mobilidade da base, estrutura cinemática, sistema de controle, espaço de trabalho e forma de acionamento. No que diz respeito à classificação do espaço de trabalho de um robô industrial cartesiano, assinale a alternativa correta.
O robô cartesiano apresenta duas juntas prismáticas e uma rotacional.
Incorreta. O espaço de trabalho de um robô industrial cartesiano apresenta, como característica, apenas três juntas prismáticas, não contendo junta rotacional.
O robô cartesiano apresenta três juntas prismáticas e uma rotacional.
Incorreta. Robôs industriais cartesianos apresentam três juntas prismáticas, não contendo juntas rotacionais em seu espaço de trabalho.
O robô cartesiano apresenta três juntas prismáticas.
Correta. O espaço de trabalho de um robô cartesiano é caracterizado por apresentar três juntas prismáticas, ou seja, há três eixos lineares.
O robô cartesiano apresenta duas juntas rotacionais e uma prismática.
Incorreta. O robô cartesiano, no que diz respeito ao seu espaço de trabalho, não apresenta juntas rotacionais, contendo somente três juntas prismáticas.
O robô cartesiano apresenta três ligações rotacionais.
Incorreta. O espaço de trabalho do robô industrial cartesiano não comporta juntas rotacionais; apresenta somente juntas prismáticas em número de três.