O principal objetivo destes estudos foi oferecer ao(à) aluno(a) um material que apresentasse, além de uma teoria esclarecedora e precisa sobre os principais fundamentos da resistência dos materiais, situações, exemplos e aplicações condizentes com a vivência da futura profissão.
Assim, foram estudados, nestas unidades, os temas: Mecânica e Resistência dos Materiais, Análise Estrutural: Forças em Vigas e Cabos, Forças distribuídas, Deformações Mecânicas e suas especificidades.
Na Unidade I, abordamos conceitos importantes do ramo da mecânica, em especial, a estática, o conceito de corpos rígidos, as definições de forças interna e externa, o princípio da transmissibilidade e o teorema de Virignon, além dos conceitos de momento angular sobre um ponto P. Na Unidade II, vimos assuntos como estruturas, vigas, forças e cabos.
Na Unidade III, estudamos conceitos acerca de centroide ou baricentro, utilização de integrais para determinar o centro de gravidade de determinadas figuras planas e espaciais e, também, mecanismos para determinar o momento de inércia para essas figuras. Já na Unidade IV, vimos conceitos iniciais de resistência dos materiais, cargas axiais, torção e flexão e cisalhamento transversal.
Esperamos que o(a) estudante tenha compreendido os ensinamentos por meio de: explanações do comportamento físico dos materiais, seja este sob efeito de cargas axiais ou não; tensão normal e de cisalhamento; modelagem e teoria; torção e flexão; equilíbrio, compatibilidade de deformação e comportamento do material; bem como os diversos métodos para o cálculo e a determinação de deflexão e de reações sobre os elementos estruturais, mesmo estaticamente indeterminados.