Unidade II


Selecione a seta para iniciar o conteúdo

FIQUE POR DENTRO

A Agência Nacional de Águas (ANA) monitora os dados sobre a qualidade e a quantidade de água que entra e sai de uma região, para saber as condições dos rios e bacias brasileiras. Você pode acessar os mapas interativos de balanço hídrico por meio do link: ana.gov.br

REFLITA

Segundo Garcez e Garcez (2012, p. 23):

A água do mar é salgada demais para ser bebida. Mas é possível remover os sais dissolvidos nela, deixando-a potável. Isso é feito em usinas de dessalinização e é um processo caro. A dessalinização de águas salgadas ou salobras acontece quando elas se transformam em vapor e se tornam doces depois que se condensam – condensação – ou, então, por meio do processo de osmose reversa, quando passam por diversas membranas filtrantes. Nos oceanos, pode estar a principal solução para o atendimento das futuras demandas de água doce, já que neles estão 95,5% da água existente na Terra. O principal problema a ser resolvido ainda é o custo dos processos que envolvem grande consumo de energia.

REFLITA

A Portaria do Ministério da Saúde nº 2.914/2011 dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade. Consulte seu Anexo VII e fique por dentro do padrão de potabilidade para substâncias químicas que representam risco à saúde humana.

indicação de leitura

Nome do livro: Seleção de tecnologias de tratamento de água

Editora: LDiBe

Autores: Luiz Di Bernardo e Lyda Patricia Sabogal Paz

ISBN: 978-85-62324-01-7

O livro, dividido em 4 capítulos, discorre sobre a ocorrência da água na natureza, propriedades e características da água, classificação das águas e padrões de potabilidade, além de abordar as tecnologias de tratamento de água que podem ser empregadas.

Aula Concluída

Você chegou ao fim desta unidade com sucesso!

VoltarAvançar