Conclusão

Caro(a) aluno(a)! Para compreendermos melhor os conceitos apresentados, este livro foi dividido em quatro Unidades. Na Unidade I, introduzimos o que é saneamento básico e vimos sua importância para a sadia qualidade de vida do ser humano.

Também vimos que o saneamento básico é um direito assegurado pela Constituição Federal de 1988, definido pela Lei nº 11.445/2007, como o conjunto de serviços, infraestruturas e instalações operacionais de: abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, bem como drenagem e manejo das águas pluviais urbanas.

O sistema de abastecimento de água foi estudado na Unidade II, em que vimos que este é constituído pelas atividades de captação, tratamento e disponibilização de água potável à população, mediante atingimento dos padrões permissíveis pela Portaria do Ministério da Saúde, nº 2.914/2011.

Na Unidade III, estudamos sobre o sistema de esgotamento sanitário, composto pelas atividades de coleta, transporte, tratamento e disposição final dos esgotos sanitários. Uma ênfase foi dada à etapa de tratamento, englobando o tratamento preliminar, primário, secundário e terciário.

Por fim, o sistema de drenagem e manejo de águas pluviais urbanas foi estudado na unidade IV. Vimos que este é constituído pelas atividades de drenagem das águas pluviais, de transporte, detenção, tratamento e disposição final das águas pluviais drenadas. Nesta última Unidade, também estudamos sobre o sistema de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, dando uma ênfase em todas as etapas do gerenciamento: segregação, acondicionamento, armazenamento, coleta, transporte, tratamento e disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos.

Espero que este material tenha fornecido, a você, o entendimento dos sistemas englobados pelo saneamento básico. Sua participação nas aulas, a leitura das Unidades e a busca de informações complementares nos livros recomendados são essenciais para o aprendizado.

Bons estudos e até mais!

Parabéns

Você Concluiu a Disciplina!

VoltarAvançar