Conclusão

Neste material, o objetivo foi levar ao aluno conhecimentos relevantes que envolvem a biologia e a biodiversidade, não apenas conhecimentos para a vida acadêmica, mas para a vida enquanto cidadão e ser humano habitante de um meio ambiente rico e complexo, necessários para sobreviver. Na unidade I, debatemos questões que envolvem a importância da Biologia da Conservação para o nosso ambiente e as questões que envolvem a biodiversidade. Os sistemas naturais são direcionados pelos modos como os organismos interagem entre si e com os fatores físicos do ambiente. Os organismos que vivem em determinada área não necessariamente exercem influência sobre outra área. Entretanto, todos os organismos estão ligados às características do ambiente, eles requerem alimento, espaço e outros recursos e, ainda, interagem com outras espécies e com o ambiente físico ao buscarem o que necessitam para sobreviver; como resultado, mesmo as espécies que não interagem diretamente podem estar ligadas ao compartilhar características do ambiente. Em relação a essas especificações das espécies e de seus habitats, a biologia da conservação tenta buscar meios para que os recursos naturais sejam bem utilizados, promovendo, assim, a sustentabilidade e a manutenção da biodiversidade existente.

Na segunda unidade, foram tratadas as questões ecológicas, por meio do meio geográfico, fazendo uma relação com essas importantes áreas do ensino. Hoje, temos vários recursos para olharmos grandes áreas ou locais, como a fotografia. Nessa unidade, o material contemplou a Distribuição das Espécies, que foi dividida em quatro etapas. Você também encontrou tópicos específicos para orientações, como: biogeografia global e regional; biogeografia de ilhas; gradientes da riqueza em espécies; taxa de extinção e seus principais focos.

A unidade III teve como foco as Ameaças à Diversidade Biológica, debatendo os seguintes conteúdos: ameaças à biodiversidade, destruição, degradação e fragmentação de habitat; a superexploração de espécies e sua relação com o declínio da biodiversidade; poluição, mudanças climáticas e doenças que enfraquecem a variabilidade de espécies; fragmentação de habitat e suas consequências.

Para finalizar o nosso material, contamos com uma unidade em que discutimos sobre populações. Portanto, a definição de população refere-se a um grupo de indivíduos da mesma espécie, que vive em uma área particular e que interage uns com os outros. Estudar populações e comunidades não é uma tarefa fácil, porém é extremamente importante e gratificante a conservação desses ecossistemas, tanto para manter a diversidade biológica quanto para a conservação do meio em que vivemos. Essa a quarta unidade esclareceu a Conservação das espécies por meio de seus tópicos: conservação de população e comunidades; populações: o problema de pequenas populações; abordagens para conservação; quais os tipos de biomas existentes em nosso planeta por meio dos principais tipos de ecossistemas e biomas.

Parabéns

Você Concluiu a Disciplina!

Voltar Avançar