Biólogos, ambientalistas e cidadãos envolvidos com a preservação de um ambiente íntegro discutem desde a década de 90 sobre a biodiversidade ou diversidade biológica, que é a variedade das diversas formas de vida existentes no planeta Terra. Dentre elas, as variadas espécies da fauna, flora, fungos, macro e micro-organismos, a variabilidade genética existente dentro das populações e espécies, as variadas funções ecológicas desempenhadas por cada organismo, a variedade de comunidade de habitats, comunidades e ecossistemas. Sabemos que a diversidade biológica encontra-se presente em todos os lugares. Sobre todos esses locais onde a vida está presente, defina o que é a Diversidade.
É a variedade de formas de vida, os papéis ecológicos que cada organismo desempenha e a diversidade genética que contêm.
Correta: a diversidade biológica encontra-se presente em todos os lugares. É constituída por insetos, em um grupo maior e com difícil visualização, como bactérias, fungos e vírus. É avaliada em nível genético que determina as diferenças entre as espécies em termos de variabilidade, determinando a individualidade de cada espécie.
Conjunto de plantas, vegetais e flores que estão agrupadas em uma determinada região ou que eram característicos de algum período geológico da Terra.
Incorreta: um conjunto de animais que convivem em um determinado espaço geográfico ou temporal, ou seja, um substantivo feminino definido com fauna. A palavra "fauna", que normalmente está associada com a "flora”. A fauna está relacionada com a biodiversidade, ou seja, uma extensa variedade de seres vivos, sejam animais ou plantas. A biodiversidade é a responsável em estabelecer o equilíbrio da vida em nosso planeta.
Conjunto de espécies vegetais, como plantas, árvores etc., de uma determinada região ou ecossistema específico.
Incorreta: flora é um termo muito utilizado em botânica. A flora em uma determinada região pode ser muito rica, ou seja, com muita variedade de espécies.
Ramo da biologia responsável pelo estudo da hereditariedade e de tudo o que esteja relacionado com ela.
Incorreta: o conceito genética também faz referência àquilo que pertence ou que é relativo à génese ou origem das coisas.
Em países desenvolvidos ou em desenvolvimento, ocorre o problema das desigualdades sociais e tecnológicas que impedem que se melhore a qualidade de vida dos cidadãos, resultando, assim, no aumento populacional e da pobreza. Os problemas ambientais e a conservação da biodiversidade exigem a união de estratégias políticas, jurídicas, econômicas, educativas e ambientais. Sobre todos esses prejuízos que a terra vem adquirindo, como esse quadro pode ser revertido para que a população tenha consciência quanto à conservação do ambiente que ela ocupa, para garantir sua qualidade de vida?
Reciclar somente plástico.
Incorreta: o plástico é um dos produtos mais utilizados na sociedade atual. Genericamente chamados de “lixo”, os resíduos sólidos são materiais sólidos ou semissólidos considerados sem utilidade, supérfluos ou perigosos. Os resíduos sólidos são gerados pela atividade humana, sendo provenientes das residências, indústrias, hospitais, comércios, serviços de limpeza urbana e agricultura.
Sobre qualidade de vida, não há a necessidade de que se tenham leis específicas.
Incorreta: a criação do Conselho de Meio Ambiente deve, necessariamente, envolver e mobilizar a população do município. Tendo acesso às informações necessárias, cidadãos e cidadãs saberão de seus direitos e deveres e se sentirão mais responsáveis pela qualidade ambiental do lugar em que vivem. No artigo 225, a Constituição Federal de 1988 estabelece como direito comum a todos o usufruto de um meio ambiente ecologicamente equilibrado, considerado bem de uso comum e essencial à sadia qualidade de vida. Compete ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e de preservá-lo para as gerações atuais e futuras.
Modos de produção sustentável que permitam a utilização racional de recursos naturais.
Correta: usar os recursos naturais com respeito ao próximo e ao meio ambiente. Preservar os bens naturais e a dignidade humana. É o desenvolvimento que não esgota os recursos, conciliando crescimento econômico e preservação da natureza.
Conservar somente o ambiente que ela vive.
Incorreta: a preservação ambiental ou proteção ambiental é uma prática de proteger o ambiente natural em níveis individuais, organizacionais ou governamentais, para o benefício tanto do meio ambiente como dos seres humanos.
Os seres humanos cada vez mais têm descuidado da questão ambiental, com isso, o desmatamento, as lavouras e as represas têm contribuído com o declínio das espécies, que, por sua vez, perderam os seus habitats por destruição definitiva ou por mudanças em suas propriedades físicas, devido ao avanço tecnológico e crescimento populacional. Na década de 1980, no momento em que o mundo despertou para o problema da perda da biodiversidade, surgiu uma nova disciplina com a finalidade de estudos científicos em relação aos fenômenos que afetam a manutenção, a perda e a restauração da biodiversidade. Qual é essa ciência que tem por objetivo buscar meios de se utilizarem adequadamente os recursos do meio ambiente, promovendo a sustentabilidade e a manutenção da biodiversidade?
Biologia da Preservação.
Incorreta: é a proteção da natureza, sem considerar a questão econômica ou de uso. A ideia da preservação é proteger o meio ambiente das ações do homem.
Biologia da Conservação.
Correta: refere-se a sustentabilidade e manutenção da biodiversidade. Essa ciência tem o objetivo buscar meios de utilização adequada dos recursos do meio ambiente, espécies, comunidades e ecossistemas, promovendo a sustentabilidade e a manutenção da biodiversidade.
Biologia Marinha.
Incorreta: a Biologia Marinha é o ramo da Ciência responsável pelo estudo dos seres vivos que têm o meio marinho como habitat, bem como dos fatores bióticos e abióticos que formam o campo de estudo.
Genética.
Incorreta: é a ciência dos genes, da hereditariedade e da variação dos organismos. Ramo da biologia que estuda a forma como se transmitem as características biológicas de geração para geração.
O objeto principal da Biologia da Conservação é o estudo das causas da perda da biodiversidade em todos os níveis, individual, do ecossistema e da genética, e de qual maneira é possível minimizar essa perda. A Biologia da Conservação se apoia em alguns pressupostos básicos acerca de princípios típicos e ideológicos que deveriam levar a debates sociais em favor da conservação da diversidade biológica.
Considere essas atribuições e marque V para Verdadeira e F para Falsa.
Todas as espécies têm o direito de existir, pois são frutos de uma história evolutiva e são adaptadas, assim, todas as espécies são interdependentes, pois essas interagem de modo complexo no mundo natural, e a perda de uma espécie leva à consequente influência sobre as demais.
Verdadeira: o princípio da evolução postula que as espécies que habitaram e habitam o nosso planeta não foram criadas independentemente, mas descendem umas das outras, ou seja, estão ligadas por laços evolutivos.
Os humanos não vivem dentro das mesmas limitações que as demais espécies, e não há restrição para o desenvolvimento em razão da capacidade do meio ambiente. A espécie humana pode seguir sua regra, pois não tem como prejudicar as outras espécies.
Falsa: a questão está incorreta, pois todos os seres devem seguir regras para que não haja prejuízos para ambos.
A sociedade tem a responsabilidade de proteger a Terra, devendo usar os recursos de modo a não esgotá-los para as próximas gerações.
Verdadeira: Entender o valor da preservação ambiental, construindo um planeta que proporcione qualidade de vida para presentes e futuras gerações é ser uma pessoa consciente do seu futuro, saber preservar o meio ambiente com pequenos gestos, fazer e acontecer, não apenas falar, ser capaz de transformar pequenos exemplos em grandes projetos e realizar um impacto positivo na sociedade. É semear a educação ambiental com o próximo, é germinar atitudes em favor do meio ambiente, é colher o fruto de um resultado sem jamais se esquecer da próxima semente.
O respeito pela diversidade humana é compatível com o respeito pela diversidade biológica, pois, como apreciamos a diversidade cultural humana, deveríamos apreciar a diversidade biológica.
Verdadeira: diversidade é a reunião de tudo aquilo que apresenta múltiplos aspectos e que se diferenciam entre si. A diversidade biológica ou biodiversidade é a grande variedade de organismos vivos que compreende a fauna, a flora e os micro-organismos da face da Terra.
A natureza não tem valor estático e espiritual que transcende o seu valor econômico, e isso deve ser mantido independente de qualquer coisa.
Falsa: Encontrar a medida de valor de mercado para o meio ambiente, suas coisas e seres é o objeto próprio da economia, por isso, a natureza tem seu valor sempre.
A diversidade biológica é necessária para determinar a origem da vida, espécies que vão se extinguindo poderiam ser importantes nas pesquisas sobre a origem da vida.
Verdadeira: a palavra biodiversidade deriva de diversidade biológica e consiste na variedade de formas de vida existentes no mundo.
Em qual ano o Brasil passou a utilizar as Diretrizes da Comissão de Sobrevivência de Espécies, nas quais classifica as espécies em via de extinção em 11 (onze) diferentes categorias de conservação?
As Diretrizes foram criadas em 1988.
Incorreta: Constituição Federal de 1988.
As Diretrizes foram criadas em 1992.
Incorreta: aprova o Regulamento do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).
As Diretrizes foram criadas em 1996.
Incorreta: estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.
As Diretrizes foram criadas em 1994.
Correta: a primeira versão das categorias e critérios foi desenvolvida em 1994, e atualmente utiliza-se a versão 3.1, de 2001.
De acordo com o autor IUCN (1994), a classificação de espécies existentes e sua evolução são classificadas de formas diferentes. Nessa classe de Menor Risco, é atribuída à categoria de menor risco a espécie quando esta, depois de ter sido estudada, não se adéqua a nenhuma das categorias de Em Perigo Crítico, em Perigo ou Vulnerável, e não possui dados suficientes a seu respeito. A categoria de menos risco pode ser dividida em 3 subcategorias. Relacione a segunda coluna de acordo com a primeira e, depois, assinale a alternativa com a sequência correta sobre subcategorias de menor risco:
Primeira coluna:
A) Dependente de Conservação (dc).
B) Quase Ameaçado (ca).
C) Preocupação Menor (pm).
Segunda coluna:
( ) Categoria que não qualifica a espécie como dependente de conservação ou quase ameaçada.
( ) Categoria em que as espécies são o centro de um programa contínuo de conservação, de especificidade taxonômica ou de especificidade de habitat, ao término do qual, resultante de um período de cinco anos, a espécie se qualifica para alguma categoria de ameaça antes citada.
( ) Agrupa espécies que não podem ser classificadas como dependentes de conservação, contudo, que se aproximam de serem classificadas como vulneráveis.
Escolha a alternativa que apresenta a sequência correta.
C – A – B.
Correta:
C: categoria de risco mais baixo. Não qualificável para uma categoria de maior risco. Taxones abundantes e amplamente distribuídos são incluídos nessa categoria.
A: realce para um continuado programa de conservação, específico para um determinado taxon ou habitat. A cessação desse programa poderá levar a que o taxon qualifique para uma das categorias de ameaça listadas abaixo, num período de cinco anos.
B: perto de ser classificada ou provavelmente qualificável para ser incluída numa das categorias de ameaça num futuro próximo.
A – B – C.
Incorreta: a sequência correta é C – A – B.
B – C – A.
Incorreta: a sequência correta é C – A – B.
C – B – A.
Incorreta: a sequência correta é C – A – B.
A fragmentação é um dos principais processos que afetam a paisagem em nível mundial, manifestando-se nas regiões em que houve alterações no uso do solo. A substituição das florestas por culturas agrícolas, por exemplo, modificou a paisagem, anteriormente contínua, por fragmentos de habitat, alterando, também, a composição de espécies e seus processos ecológicos básicos. O abandono dos fragmentos florestais nas propriedades rurais é entendido como a falta de manejo de qualquer natureza e contribui para seu empobrecimento e degradação. Entre essas ações, analise as ações a seguir e marque a alternativa com a resposta correta.
I- A utilização da floresta como local de pastoreio para os rebanhos ajuda na regeneração natural.
II- A vigilância inexistente ou ineficaz contra a caça e o roubo de madeira, sementes e outros produtos da floresta por terceiros.
III- Não há necessidade de medidas adequadas de proteção contra incêndios provocados por atividades humanas.
IV- A diminuição da cobertura florestal pela ampliação lenta e progressiva de áreas utilizadas para a agricultura e/ou pecuária.
Marque a alternativa correta:
I e II.
Incorreta:
I- a utilização da floresta como local de pastoreio para os rebanhos é o que destrói a regeneração natural, portanto, incorreta.
II- a falta de fiscalização nessas localidades, portanto, correta.
III- ocorre a falta de medidas adequadas, mas há necessidade, portanto, incorreta.
IV- ocorre a degradação do local, portanto, correta.
II e IV.
Correta:
I- a utilização da floresta como local de pastoreio para os rebanhos é o que destrói a regeneração natural, portanto, incorreta.
II- a falta de fiscalização nessas localidades, portanto, correta.
III- ocorre a falta de medidas adequadas, mas há necessidade, portanto, incorreta.
IV- ocorre a degradação do local, portanto, correta.
I, II e III.
Incorreta:
I- a utilização da floresta como local de pastoreio para os rebanhos é o que destrói a regeneração natural, portanto, incorreta.
II- a falta de fiscalização nessas localidades, portanto, correta.
III- ocorre a falta de medidas adequadas, mas há necessidade, portanto, incorreta.
IV- ocorre a degradação do local, portanto, correta.
I, III e IV.
Incorreta:
I- a utilização da floresta como local de pastoreio para os rebanhos é o que destrói a regeneração natural, portanto, incorreta.
II- a falta de fiscalização nessas localidades, portanto, correta.
III- ocorre a falta de medidas adequadas, mas há necessidade, portanto, incorreta.
IV- ocorre a degradação do local, portanto, correta.
O manejo florestal é um conceito que foi discutido em 1958 pela Sociedade Norte-Americana de Engenheiros Florestais. Logo após a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio 92), agregou-se o termo sustentável à palavra manejo, incorporando-se o conceito a muitos instrumentos legais publicados a partir de então no Brasil. A partir desse seguimento, qual a definição de Manejo Florestal?
Utilização da floresta como local de pastoreio para os rebanhos, pois ajuda na regeneração natural.
Incorreta: na verdade, essa prática de utilização da floresta como local de pastoreio para os rebanhos destrói a regeneração natural, por isso, está incorreta.
Categoria que não qualifica a espécie como dependente de conservação ou quase ameaçada.
Incorreta: categorias estabelecidas pela União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN 2001) para classificar as espécies de acordo com seu grau de ameaça. Categorias com Menor preocupação (PM).
Conjunto de espécies vegetais, como plantas, árvores etc. de uma determinada região ou ecossistema específico.
Incorreta: definição de flora.
É a aplicação de métodos comerciais e princípios técnicos florestais na operação de uma propriedade florestal.
Correta: essa é a definição de manejo florestal aplicada ao longo da história da ciência florestal. Um dos conceitos clássicos é o apresentado em 1958 pela Sociedade Norte Americana de Engenheiros Florestais.
A biodiversidade está cada vez mais declinando globalmente e a biota terrestre está se tornando cada vez mais homogeneizada, e, com isso, a Terra está perdendo espécies em uma taxa acelerada, em grande parte devido à pegada ecológica da humanidade sobre o planeta. Devido a todo esse problema em que toda a humanidade vive, descreva quais são as principais ameaças à biodiversidade.
É o ramo da biologia responsável pelo estudo da hereditariedade e de tudo o que esteja relacionado com ela.
Incorreta: a genética é o ramo da biologia responsável pelo estudo da hereditariedade e de tudo o que estiver relacionado com ela.
São a perda e a degradação de habitats, a introdução de espécies invasoras e a sobre-exploração das espécies existentes.
Correta: todos eles estão, de alguma forma, interligados, portanto, a extinção de algum ser vivo afeta diretamente todo o ecossistema.
Todas as fontes de água, superficiais ou subterrâneas, que podem ser usadas para o abastecimento público.
Incorreta: isso inclui, por exemplo, rios, lagos, represas e lençóis freáticos. Para cumprir sua função, um manancial precisa de cuidados especiais, garantidos nas chamadas leis estaduais de proteção a mananciais. Nessas regras, o ponto principal é evitar a poluição das águas, coisa muito difícil de se conseguir em um país como o Brasil.
É uma região em que ocorre pouca quantidade de chuva.
Incorreta: o sertão nordestino realmente recebe pouca chuva, concentrada principalmente nos meses de abril e maio.)
A biologia da Conservação é a parte de um estudo científico impregnada com o valor da biodiversidade e com a crescente consciência da aceleração das perdas da biodiversidade. Pesquisadores viram a necessidade da aplicação dos princípios de qual ramo da biologia?
Citologia.
Incorreta: é o ramo da biologia que estuda as células no que diz respeito à sua estrutura, suas funções e sua importância na complexidade dos seres vivos.
Fisiologia.
Incorreta: é uma área de estudo da biologia responsável por analisar o funcionamento físico, orgânico, mecânico e bioquímico dos seres vivos.
Ecologia.
Correta: é necessário para a preservação das espécies e do ecossistema.
Biologia do Desenvolvimento.
Incorreta: foco no estudo do desenvolvimento embrionário.
Entre as localizações geográficas das espécies, teremos padrões mais óbvios na Terra, que seriam a variação que vemos em sua composição e nas suas diversidades. Dentro dos estudos sobre as condições ambientais e os processos bióticos que determinam a abundância e a distribuição das espécies, teremos o estudo da biogeografia. Essa ciência tem um aspecto multifacetado, englobando conhecimentos de diversas outras ciências, como a biologia, climatologia, geografia, geologia, ecologia e ciência da evolução. Sobre o tema biogeografia, marque a alternativa correta que descreve sua função.
Estuda a distribuição dos seres vivos no espaço ao longo do tempo.
Correta: assim, estuda-se a distribuição da vida com base em sua dinâmica na escala espacial e temporal no planeta Terra.
Estuda também a estrutura dos animais, de que constituem seus tecidos, propriedades e funções celulares.
Incorreta: Zoologia é a ciência que estuda os animais bem como as relações entre eles e o ambiente em que vivem.
Cruzamento genético entre duas espécies vegetais ou animais distintos, que geralmente não podem ter descendência devido aos seus genes incompatíveis.
Incorreta: o termo Híbrido foi estudado pela primeira vez em plantas por Joseph Gottlieb Kölreuter durante o século XVIII, embora existam citações mais antigas sobre esse assunto, tanto em plantas como em animais.
Transmissão das informações genéticas de pais para filhos na reprodução.
Incorreta: fazer cópias de si mesmo em um processo chamado replicação.
Alfred Russel Wallace, considerado como o pai da biogeografia, descreveu as regiões biogeográficas correspondentes às seis maiores placas tectônicas da Terra. Considerando essas atribuições, marque a alternativa correta sobre como são essas placas tectônicas.
É a responsável pelo levantamento da diversidade animal, conservação e ampliação das coleções zoológicas e bibliográficas, e identificação e divulgação científica e popular.
Incorreta: Zoologia é a ciência dedicada ao estudo dos animais no que se refere à sua biologia, genética, fisiologia, anatomia, ecologia, geografia e evolução.
Estuda a origem da formação, da estrutura, da composição e das transformações da crosta terrestre.
Incorreta: a Crosta Terrestre é a menor e a mais externa entre as camadas do planeta Terra.
Placas tectônicas são trechos da crosta terrestre que se movimentam ou ficam à deriva de um lado para o outro da superfície da Terra devido à ação de correntes geradas no fundo de seu manto de rocha fundida.
Correta: a teoria da Tectônica de Placas afirma que o planeta Terra é dividido em várias placas tectônicas que se movimentam, pois estão flutuando sobre o magma.
Têm diminuição da cobertura florestal pela ampliação lenta e progressiva de áreas utilizadas para a agricultura e/ou pecuária.
Incorreta: Desgaste do Solo.
Devido à movimentação das placas tectônicas, as posições das placas e o continente disposto sobre elas sofrem constantes mudanças ao longo do período geológico; cerca de 150 milhões de anos atrás, a Terra era um grande continente. Com bases nesses dados relatados por cientistas, qual era esse grande continente que existia sobre a Terra?
Gondawa.
Incorreta: o supercontinente do sul Gondwana incluía a maior parte das zonas de terra firme que hoje constituem os continentes do Hemisfério Sul, incluindo a Antártida, América do Sul, África, Madagáscar, Seicheles, Índia, Austrália, Nova Guiné, Nova Zelândia, e Nova Caledónia.
Pangeia.
Correta: há 200 milhões de anos existia um único supercontinente: o Pangeia. Ele se fragmentou há 130 milhões de anos em Laurásia (América do Norte e Eurásia) e Gondwana (América do Sul, África, Índia, Austrália e Antártida) e, há 84 milhões de anos, houve a separação entre a América do Norte e Eurásia e entre a América do Sul, África, Oceania e Índia, que se tornou uma ilha no oceano Índico.
Laurásia.
Incorreta: a Laurásia surgiu logo após a divisão de Pangeia, antes disso, todos os continentes que conhecemos hoje se encontravam em um só, após a modificação, foi divido em dois, Laurásia e Gondwana.
Cretáceo.
Incorreta: dentre as principais características desse período temos a proliferação de espécies (animais e vegetais), além da separação de alguns continentes, como a África e a América do Sul, que, anteriormente, estavam unidos em uma única massa continental denominada Pangeia.
Como é controlada a diversidade regional das espécies?
Pode ser controlada por área e distância, devido ao balanço entre as taxas de migração e extinção.
Correta: diversos estudos ao longo da história apontaram que o número de espécies em ilhas aumenta conforme aumenta a área da ilha.
A riqueza de espécies não aumenta com o aumento da área amostrada.
Incorreta: a riqueza da área amostrada aumenta a riqueza de espécies.
Pela separação evolutiva das espécies devido a barreiras como deriva continental.
Incorreta: a especiação diz respeito ao processo evolutivo que envolve o surgimento de novas espécies. Desde a origem da vida, os seres vivos vêm sofrendo a diferenciação por meio de variações genéticas em decorrência de mutações genéticas.).
A riqueza e a composição das espécies também variam de um continente para o outro, mesmo onde a latitude ou a longitude são similares ou próximas.
Incorreta: o mapa é uma forma de representação da realidade. É um suporte de informações sobre os elementos naturais e humanos existentes no espaço: área ocupada, posição, distribuição etc.)
As ilhas são porções de terras menos extensas que os continentes e rodeadas por água por todos os lados. Em uma ilha, pode ser encontrado um complexo de ecossistemas de pequena extensão espacial com número de códigos genéticos restrito, pois as trocas genéticas e a ocorrência de colonização são potencialmente reduzidas. Esse isolamento favorece o processo de especiação, e é por isso que as ilhas sempre desempenharam um papel central no estudo da evolução. Essa teoria baseava-se em 3 pressupostos. Considerando essas atribuições, marque V para Verdadeira e F para Falsa.
( ) Comunidades insulares são muito mais pobres em espécies do que as comunidades continentais equivalentes.
( ) O tamanho da ilha não importa, independente do tamanho, todas têm a mesma riqueza.
( ) Essa riqueza diminui com o aumento do isolamento da ilha.
Assinale a alternativa com a sequência correta:
V – V – V.
Incorreta: V – F – V.
V – F – V.
Correta:
( V ) Esse equilíbrio dinâmico depende da área da ilha.
( F ) Quanto maior a ilha, maior será o número de espécies, por isso, é falsa.
( V ) Esse equilíbrio dinâmico depende da área da ilha.
F – F – F.
Incorreta: V – F – V.
F – V – F.
Incorreta: V – F – V.
Segundo MacArthur e Wilson, em ambientes isolados, como as ilhas oceânicas, a riqueza, para eles, era determinada por um balanço entre imigração e emigração, mas as taxas de imigração e emigração variam de acordo com:
Com a posição da ilha e a quantidade de espécies.
Incorreta: somente essa quantidade não importa se essa posição não facilitar essa entrada e saída de espécies.
Com o tamanho da ilha e com a quantidade de espécies.
Incorreta: essa quantidade de espécies no mesmo local não irá modificar essas espécies pela dificuldade de imigração e emigração.
Com o tamanho e posição da ilha.
Incorreta: esse tamanho de ilha deve proporcionar essa saída de espécies.
O tamanho da ilha e com a sua distância da fonte de espécies (continente).
Correta: aumentam com esta distância.
A distribuição global da biodiversidade é um dos objetivos mais significativos para ecologistas e biogeógrafos. Porém, além de objetivos puramente científicos, essa compreensão é essencial para problemas aplicados de maior preocupação para a humanidade. Dentre essas finalidades descritas, marque a alternativa correta que apresenta a preocupação vivida.
Destruição de florestas, como ocorreu no Brasil com a mata atlântica.
Incorreta: acarreta em perda de biodiversidade e habitat de muitas espécies.
Como a invasão de espécies, o controle de doenças e de seus vetores e, provavelmente, os efeitos das mudanças ambientais globais na manutenção da biodiversidade.
Correta: essa compreensão é essencial para problemas aplicados de maior preocupação para a humanidade, como a invasão de espécies, o controle de doenças e de seus vetores e, provavelmente, os efeitos das mudanças ambientais globais na manutenção da biodiversidade.
Chuvas ácidas e corrosivas em certos locais da Europa, dois grandes buracos na camada de ozônio que envolve a Terra.
Incorreta: a chuva ácida forma-se normalmente a elevadas altitudes nas nuvens, onde o dióxido de enxofre e os óxidos nítricos reagem com a água, oxigênio e oxidantes.
Exploração dos recursos naturais e a produção de resíduos, o que causa poluição da atmosfera, da água e do solo.
Incorreta: a lei deve punir com mais rigor essa exploração desenfreada.
A extinção de espécies faz parte de um processo evolutivo, o que traz preocupação sobre a extinção nos dias atuais são suas taxas. Devido à ação predatória do homem sobre o meio ambiente, as taxas de extinção de espécies nunca foram tão altas. Uma espécie é dita extinta quando já não existe nenhum exemplar vivo ou quando os indivíduos restantes encontram-se apenas em cativeiro. São descritas muitas características que determinam que uma espécie esteja mais vulnerável à extinção. Com base nos seguintes conceitos, marque a alternativa incorreta sobre essas características.
Ocorrência de área limitada.
Correta: essa área deve ser limitada.
Ocorrência de apenas uma ou poucas populações e a necessidade de grandes habitats.
Correta: a ocorrência dessas populações e esses habitats é necessária.
Ter muita variabilidade genética e grande capacidade de dispersão.
Incorreta: os erros desta questão são a variabilidade genética que deve ser pouca e a capacidade de dispersão deve ser baixa.
Populações pequenas ou com baixa densidade populacional, ter grande porte, ser migrante sazonal, ser caçada ou consumida por humanos.
Correta: está correta pela população, porte, migração e consumidores.
A caça é uma das mais antigas atividades humanas. As principais funções da caça eram a defesa contra animais selvagens e a obtenção de alimento, estando a importância dessa atividade bem retratada nas inúmeras representações de animais e caçadores, em pinturas rupestres pré-históricas. Sobre todos os relatos a respeito dessa prática muito antiga entre os homens, qual tipo de caça é o grande responsável pelo impacto negativo que os ecossistemas têm sofrido e influenciado na dinâmica das espécies? Infelizmente, a caça pode ocasionar extinção local de algumas espécies, afetando principalmente animais grandes, como os primatas, antas, veados, tatus, entre outros.
Caça Predatória.
Correto: consiste na caça demasiada de uma determinada espécie com a intensão ou não de causar sua extinção, mas levando de qualquer maneira à rápida diminuição da população dela.
Caça no reino Animal.
Incorreto: insetos e mamíferos empregam estratégias no processo de predação, contribuindo para o equilíbrio do número de indivíduos de cada espécie e desempenhando um papel importante na seleção natural.
Caça Natural.
Incorreto: Caçar por prazer praticamente não acontece na natureza, quase sempre a sua finalidade é a alimentação.
Caça Desportiva.
Incorreto: esta modalidade de caça não visa apenas à obtenção de alimentos para subsistência, mas a perpetuação de "tradições", a emoção da perseguição e do abate, entre outras justificativas antropocêntricas (centradas no ser humano).
Sabemos que habitats alterados pelo homem e com o clima quente são mais propensos à instalação de espécies exóticas do que habitats conservados. O fato é que hoje em dia essas espécies invasoras representam um grande risco à biodiversidade no Planeta. Qual a definição de Espécies Exóticas?
São organismos que possuem elevada taxa de reprodução, diante disso, tornam-se capazes de colonizar áreas afastadas da zona inicial de introdução.
Incorreta: espécies invasoras.
Espécies exóticas são espécies animais ou vegetais que se instalam em locais onde não são naturalmente encontradas.
Correta: as maneiras pelas quais essas espécies chegam e se instalam nessas novas localidades são diversas.
Atualmente, é um dos principais fatores da perda de biodiversidade do planeta, pelo fato de que seu controle exige um processo complexo e difícil.
Incorreta: espécies invasoras.
Separação geográfica de populações biológicas é o primeiro passo para a formação de novas raças e espécies por diversificação.
Incorreta: o isolamento geográfico consiste na separação de uma população por uma barreira geográfica, formando assim subpopulações. A barreira geográfica pode ser um rio, uma montanha ou um cânion, por exemplo.
Com a constante necessidade de preservar a biodiversidade, houve uma iniciativa para ajudar os seres vivos com a justificativa de argumentos em caráter utilitário, científico e ético. A biodiversidade pode ser utilizada na alimentação, tratamento de doenças, controle de pragas, na indústria e várias outras áreas. Diversas atividades humanas têm colocado em risco a sobrevivência de certas espécies de seres vivos. Sobre essa redução da biodiversidade, quais atividades destacam-se como vias de extinção de diversas espécies?
Presença de substâncias químicas ou de fatores físicos no ambiente em doses capazes de prejudicar os seres vivos e alterar o equilíbrio do ambiente natural.
Incorreta: somente essa presença de substâncias não prejudica totalmente o ambiente, necessita de mais fatores para que ocorra toda essa destruição.
Principais ameaças são sobre-exploração, introdução de espécies exóticas, poluição/alteração climática e fragmentação de habitats.
Correta: o crescimento da população humana, o consumo intensivo dos recursos biológicos e o desenvolvimento de um sistema econômico que não valoriza o ambiente e os seus recursos está a colocar em vias de extinção diversas espécies de seres vivos.
O monóxido de carbono tem a capacidade de se combinar irreversivelmente com a hemoglobina do sangue, inutilizando-a para o transporte de oxigênio.
Incorreta: está-se falando em células sanguíneas.
Agrotóxicos e fertilizantes espalhados sobre as lavouras, além de poluírem o solo, intoxicam e matam diversos seres vivos dos ecossistemas.
Incorreta: o desenvolvimento da agricultura também tem contribuído para a poluição do solo e das águas, como fertilizantes sintéticos e agrotóxicos (inseticidas, fungicidas e herbicidas.
O termo Pegada Ecológica foi primeiramente usado em 1992 por William Rees, um ecologista e professor canadiano. É utilizado ao redor do globo como um indicador de sustentabilidade ambiental. Dessa maneira, pode-se dizer que a pegada ecológica é o fator que mais contribui para o declínio global da biodiversidade. Sendo assim, o que significa esse termo que está sendo muito utilizado em dias atuais pelo mundo? Marque a alternativa correta.
Estudo dos animais no que se refere à sua biologia, genética, fisiologia, anatomia, ecologia, geografia e evolução.
Incorreta: estudo da Zoologia.
Estuda a crosta terrestre, a matéria que a compõe, seu mecanismo de formação, as alterações que está experimentando desde sua origem e a textura e estrutura que sua superfície possui atualmente.
Incorreta: estudo da Geologia.
Significa, em termos de divulgação ecológica, a quantidade de terra e água que seria necessário para sustentar as gerações atuais, tendo em conta todos os recursos materiais e energéticos gastos por uma determinada população.
Correta: a pegada ecológica é atualmente usada ao redor do globo como um indicador de sustentabilidade ambiental. Pode ser usado para medir e gerenciar o uso de recursos por meio da economia. É comumente usado para explorar a sustentabilidade do estilo de vida de indivíduos, produtos e serviços, organizações, setores industriais, vizinhanças, cidades, regiões e nações.
É a montagem ou reconstituição das características morfológicas dos animais vertebrados.
Incorreta: estudo da Taxidermia.
O Brasil possui atualmente 627 espécies ameaçadas de extinção, de acordo com pesquisa do Ministério do Meio Ambiente realizada em 2008. O levantamento anterior, feito em 1989, mostrava uma lista de 218 animais, mas não incluía peixes e outras espécies aquáticas. Todas estão descritas no Livro Vermelho, publicado pelo Ministério. Mesmo se separarmos as espécies na pior categoria - "criticamente ameaçadas" -, a quantidade ainda é enorme, compreendendo mamíferos, répteis, anfíbios, aves, peixes e invertebrados.
Assim, quando uma espécie está ameaçada de extinção, é quando se encontra em declínio. Ou seja, qual seria esse declínio para que possa ser declarada dessa forma?
Quando a taxa de mortalidade de uma população excede a taxa de natalidade dela.
Correta: é quando uma espécie está ameaçada de extinção quando se encontra em declínio.
Quando a taxa de natalidade de uma população excede a taxa de mortalidade dela.
Incorreta: são dados estatísticos segundo o número de nascidos e o número de mortes e, por isso, eles determinam o crescimento demográfico da população.
Quando a taxa de natalidade de uma população é igual à taxa de mortalidade das mesmas.
Incorreta: as taxas não podem ser iguais, pois, assim, não haverá taxa de crescimento.
Quando a porcentagem de natalidade for maior que 10% da taxa de mortalidade.
Incorreta: não são consideradas porcentagens exatas.
A recuperação das espécies em perigo de extinção é fundamental para inverter assim o seu total declínio, removendo ou neutralizando os fatores por ela responsáveis. Dentre essas considerações, marque a alternativa incorreta sobre quais medidas tomar para que ocorra uma correta gestão de habitat para que a população em perigo saia dessa zona de risco.
Erradicação e controle de predadores, competidores e parasitas.
Incorreta: são necessárias essas medidas para que o local permaneça limpo onde o grupo sobrevive.
Proibição de pesca.
Incorreta: época de piracema.
Liberação constante da caça.
Incorreta: essa justificativa não deve ser liberada constantemente, pois comprometeria animais ainda jovens, em época de se reproduzir e se desenvolver.
Abrigo para sua reprodução.
Correta: todo ser vivo precisa de um local seguro para se reproduzir.
A fim de preservarem a biodiversidade e a geodiversidade, têm sido criadas quais tipos de áreas, que se destinam à preservação de um conjunto representativo dos principais ecossistemas ou regiões naturais de um território e de áreas contribuindo, assim, para a manutenção da biodiversidade no seu ambiente natural, pois permitem melhores condições de sobrevivência?
Áreas Protegidas.
Correta: as áreas protegidas são partes do território sob atenção e cuidado especial, em virtude de algum atributo específico ou até único que elas apresentam.
Áreas Conservadas.
Incorreta: são criadas para proteger espécies da fauna e flora, garantir a manutenção da biodiversidade, a regulação do clima e o abastecimento de mananciais de água, proporcionado qualidade de vida às pessoas, além da proteção de locais de grande beleza cênica.
Áreas de Risco.
Incorreta: por exemplo, margens de rios sujeitas à inundação, florestas sujeitas a incêndios, áreas de alta declividade (encostas ou topos de morros) com risco de desmoronamento ou deslizamento de terra, áreas contaminadas por resíduos tóxicos etc.).
Áreas Verdes.
Incorreta: um parque é um espaço comumente chamado de "área verde", em geral, livre de edificações e caracterizado pela abundante presença de vegetação.
Um dos principais vetores do desmatamento no Brasil é a exploração ilegal dos recursos naturais, entre eles, a madeira. No Brasil, estima-se a ilegalidade entre 64% e 80% da produção da Amazônia Legal. O estado de São Paulo é um grande consumidor de madeira no país, grande parte é oriunda de florestas ou predatórias. Em março de 2009, o governo e a prefeitura do município de São Paulo e várias entidades celebraram um protocolo de colaboração para adoção de ações destinadas ao incentivo do uso de madeira de origem legal na construção civil, visando mitigação de impactos negativos e para minimizar a utilização de recursos naturais, além da eliminação da exploração ilegal de madeira. Com sérias implicações ambientais, sociais e econômicas, a extração ilegal de madeira no Brasil agrega sérios problemas. Dentre todas essas finalidades, qual alternativa é considerada correta sobre os problemas que podemos citar?
Ocupação desordenada e a queimada para transformação de extensas áreas em pastos ou plantações agrícolas, e o desmatamento e as queimadas contribuem para a liberação de CO² na atmosfera.
Correta: agravando o quadro das mudanças climáticas, estímulo à corrupção e às práticas ilegais.
Em áreas fechadas de mata, é liberada a extração de madeira sem autorização de órgãos competentes.
Incorreta: toda a extração de madeira deve ter autorização de órgãos competentes.
O uso de CO² na atmosfera não estimula o quadro das mudanças climáticas.
Incorreta: estimula muito na destruição da camada de ozônio.
O corte de madeira desordenado ajuda no crescimento do Brasil, abrindo novas estradas.
Incorreta: pode até ajudar no desenvolvimento financeiro, mas o meio ambiente fica completamente destruído.
Em 1992, quando aconteceu no Rio de Janeiro a ECO-92, cerca de 150 países assinaram a regulamentação da Convenção da Biodiversidade. A partir disso, o governo brasileiro editou a medida provisória 2.052, em julho de 2000. Esse foi o primeiro passo para estabelecer uma legislação federal sobre qual tipo de patrimônio que deveríamos defender?
Concede à sociedade, aos órgãos ambientais e ao Ministério Público mecanismo para punir os infratores do meio ambiente.
Incorreta: a responsabilização por danos ambientais é prevista na Constituição Federal Brasileira e atinge as esferas penal, administrativa e civil. A responsabilização civil é aplicada independentemente da demonstração de culpa. Os infratores condenados são obrigados a recompor as áreas afetadas ou pagar indenização se a recomposição for impossível. A responsabilização penal decorre da violação de normas penais sobre o assunto. Somente o Ministério Público pode iniciar ações criminais ambientais.
Sobre todos os setores do saneamento, como a drenagem urbana, abastecimento de água, esgotamento sanitário e resíduos sólidos.
Incorreta: a 1ª Conferência Nacional das Cidades, realizada em Brasília no mês de outubro de 2003, delineou as diretrizes para a formulação da Política Nacional de Saneamento aprovada, em janeiro de 2007, pela Lei 11.445, com foco na universalização dos serviços de abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem urbana e resíduos sólidos.
Biopirataria e o acesso ao patrimônio biológico e genético natural.
Correta: Devem-se preservar a diversidade e a integridade do patrimônio biológico e genético e fiscalizar as entidades dedicadas à pesquisa e à manipulação de material genético. E a biopirataria não é tipificada como ilícito criminal, sendo punida apenas administrativamente, e não com sanções penais mais duras, como a detenção.
Estabelece regras para loteamentos urbanos, proibidos em áreas de preservação ecológicas, naquelas onde a poluição representa perigo à saúde e em terrenos alagadiços.
Incorreta: Lei do Parcelamento do Solo Urbano – número 6.766, de 19/12/1979.
Fatores como mudanças climáticas, poluição do ar, da água e doenças são fatores que contribuem fortemente para a eliminação de muitas populações de espécies. Uma emergente ameaça de poluição é o crescimento das concentrações de contaminantes persistentes que desregulam o sistema endócrino. Os poluentes orgânicos persistentes, tais como DDT, BPCs, organofosforados provenientes de agrotóxicos, acabam em teias alimentares marinhas, nas quais são bioacumulados e biomagnificados, particularmente em predadores do topo da cadeia, entre eles o homem. De acordo com essas disfunções causadas devido a toda poluição com que vivemos, como podem interferir no sistema endócrino de humanos e animais? Marque a alternativa correta.
Controla somente a atividade da glândula adrenal.
Incorreta: glândulas suprarrenais ou glândulas adrenais.
São responsáveis de produzir substâncias ou secreções e as enviam para um sistema de canais ou ductos excretores, os quais podem ser internos ou externos, isto é, secretam substâncias para o interior de uma cavidade ou para a superfície do corpo.
Incorreta: as glândulas exócrinas que fazem essa regulação.
Interferem na reprodução, no desenvolvimento neurológico e na função imunológica dos mamíferos.
Correta: esses indicativos, para as espécies com problemas de baixa população, não melhoram a perspectiva dessa espécie para o futuro.
São substâncias que influenciam na atividade de diversos órgãos do corpo, controlando o crescimento, a pressão arterial, a concentração de substâncias no sangue etc.
Incorreta: são os hormônios.
A paisagem é uma área em que ao menos um elemento é especialmente heterogêneo. A ecologia de paisagem investiga padrões espaciais e suas relações com as mudanças ecológicas. As paisagens podem ser heterogêneas, tanto por sua composição quanto pelo modo com que seus elementos estão arranjados. Os ecólogos e pesquisadores da área chamam essa combinação de elementos heterogêneos de Mosaico. Para estudarmos ecologia de paisagem, devemos ter claro que a heterogeneidade é observada na natureza em termos de composição e estrutura. A composição da paisagem refere-se aos tipos de elementos ou de manchas em uma área natural, assim como o quanto de cada tipo se faz presente. Sobre esse tema, que ainda é pouco discutido, marque a alternativa que marca como são os ecossistemas que formam essas paisagens.
Pouco dinâmicos e pouca interação entre eles.
Incorreta: são muito dinâmicos e ocorre muita interação entre eles.
Há investigações sobre como não ocorrem relações com mudanças ecológicas.
Incorreta: sempre que ocorrem mudanças ecológicas, vão ocorrer modificações.
São dinâmicos, organismos interagem uns com os outros, podendo ser pelo fluxo de água, da energia, nutrientes e dos poluentes.
Correta: quando os ecossistemas formam essas atividades são dinâmicos.
O modo como estão arranjados seus elementos não influencia em como podem ser arranjados.
Incorreta: são todos influenciáveis.
A Fragmentação de habitats é o fenômeno onde uma área grande e contínua de um habitat, podendo ser específico, é diminuída e/ou dividida em duas ou mais áreas. Pode-se diminuir a área de habitat de todas as espécies isolando populações e alterando as condições nas bordas dos habitats. Quando grandes áreas de habitat são inundadas pela construção de barragens, divididas por estradas, desmatadas ou convertidas em áreas de uso antrópico, diversas alterações são percebidas na paisagem e nas espécies que lá se desenvolvem. Considerando essas atribuições, marque V para Verdadeira e F para Falsa.
( ) A primeira modificação é a simples perda de área de habitat viável.
( ) A segunda alteração vem com a divisão dos habitats remanescentes em manchas cada vez menores, cada vez mais suscetíveis aos efeitos da borda.
( ) A terceira é que a fragmentação não precisa isolar populações sem que haja problemas maiores com pequenas populações.
Marque a alternativa correta:
V – V – F.
Correto:
( V ) Redução na área de habitats apropriados disponíveis tem contribuído para o declínio de milhares de espécies, como, por exemplo, a do pica-pau-do-topete-vermelho.
( V ) Conforme as árvores da borda morrem, o efeito pode continuar ocorrendo nas remanescentes, com a possibilidade de toda a área ser extinta. Essas plantas têm morte lenta e gradual.
( F ) Esta é falsa, porque há a necessidade de isolamento.
F – V – F.
Incorreto: a ordem correta é V – V – F.
F – F – V.
Incorreto: a ordem correta é V – V – F.
V – F – V.
Incorreto: a ordem correta é V – V – F.
Ao estudar ecologia, preocupamo-nos com a análise das interações das espécies entre si e destas com o meio. Para realizar essa análise, no entanto, é fundamental conhecer alguns conceitos básicos. Assim sendo, como uma população pode ser definida complementando esse conceito?
Como grupo de organismos pertencentes à mesma espécie e que vivem em uma mesma área geográfica.
Correta: esses organismos possuem maior chance de reproduzirem-se entre si do que com outros grupos de indivíduos de outra região.
Como formada por todos os organismos que vivem em uma área, em um determinado período de tempo, ou seja, todas as populações viventes de uma região.
Incorreta: a população pode ser definida como um conjunto de organismos de uma mesma espécie que vivem em uma determinada área e em um determinado período de tempo.
Como certas espécies que podem ser importantes para determinar a persistência de muitas outras espécies na comunidade.
Incorreta: dentro das comunidades biológicas, certas espécies podem ser importantes para determinar a persistência de muitas outras espécies na comunidade.
Como reconhecimento de todos os tipos de animais extintos e atuais, e a distribuição deles no tempo e no espaço.
Incorreta: no estudo da morfologia animal, está incluído o reconhecimento de todos os tipos de animais extintos e atuais, e a distribuição deles no tempo e no espaço.
Ao estudar uma população, os ecólogos, que são os profissionais qualificados dedicados ao estudo da Ecologia, preocupam-se em analisar todos os fatores que influenciam esse grupo de organismos. Dentre essas finalidades, quais são os principais indícios analisados?
Emigração.
Incorreta: é a saída para outro país, por exemplo, ou para outra região.
Nascimentos e mortes.
Correta: é fundamental analisar os movimentos migratórios, a quantidade de alimento disponível, o número de predadores, entre outras variantes que afetam diretamente o tamanho de uma população.
Imigração.
Incorreta: é a chegada em nosso país ou em uma determinada região.
Evasão.
Incorreta: evasão é o ato de desviar, de evitar, de iludir, de furtar-se com habilidade ou astúcia, de mudar a direção, de alterar o objetivo.
Uma comunidade é formada por todos os organismos que vivem em uma área, em um determinado período de tempo, ou seja, todas as populações viventes de uma região. Com base nesses princípios, como alguns autores definem ainda a comunidade?
Parte morta de um ecossistema.
Incorreta: não faz parte de um ecossistema.
Parte evasiva de um ecossistema.
Incorreta: são contados os seres vivos que vivem no local e não os que se evadem.
Parte viva de um ecossistema.
Correta: Alguns autores definem ainda a comunidade como a parte viva de um ecossistema.
Somente a conservação do local.
Incorreta: somente a conservação do local de seres vivos não faz parte de uma comunidade.
Alguns tipos de comunidade são estudados. Podemos citar os organismos que vivem no fundo dos ambientes aquáticos como os crustáceos, poliquetas, equinodermos e algumas espécies de moluscos. Como é denominado esse tipo de comunidade?
Comunidade Bentônica.
Correta: crustáceos, poliquetas, equinodermos e algumas espécies de moluscos.
Recifes de Corais.
Incorreta: são formações construídas a partir da deposição de carbonato de cálcio por diversos organismos marinhos, principalmente por corais, mas outros organismos, como algas calcárias e moluscos, também contribuem para a formação de substratos recifais.
Populações.
Incorreta: Indivíduos de uma mesma espécie que vivem em determinada região formam uma população. Por exemplo: as onças do pantanal formam uma população.
Comunidades Limítrofes.
Incorreta: limítrofe, pode ser usado para fazer referência àquilo que está perto/próximo de outra coisa, quer física ou simbolicamente.
Em uma população de lagartos que vivem e deslocam-se dentro de uma pequena ilha, podemos mostrar a abundância populacional em termos de tamanho populacional, o número de indivíduos da população, ou de densidade populacional, ou seja, o número de indivíduos por unidade de área. Por exemplo, se existissem 2.500 lagartos em uma ilha de 20 hectares, o tamanho populacional seria 2.500 lagartos e a densidade populacional seria de 125 lagartos por hectares. Considerando esse exemplo sobre os lagartos, marque a alternativa correta sobre o que é uma população.
São aqueles cujos componentes, em número relativamente pequeno, estão associados de maneira íntima.
Incorreta: grupo é um conjunto de indivíduos que, reunidos, formam um todo. São diversas as expressões que caracterizam os grupos, por exemplo: multidão, plateia, público, bando, marcha, panelinha, associação, equipe etc. Grupo primário é aquele cujos componentes, em número relativamente pequeno, estão associados de maneira íntima.
É um grupo local, de tamanho variável, integrado por pessoas que ocupam um território geograficamente definido e estão irmanados por uma mesma herança cultural e histórica.
Incorreta: comunidade é um substantivo feminino usado em sentidos diversos.
É um ser consciente, com arbítrio próprio e, por isso, partindo do princípio de que apresenta plena capacidade mental, é responsável pelos seus atos.
Incorreta: uma pessoa é um ser consciente, com arbítrio próprio e, por isso, partindo do princípio de que apresenta plena capacidade mental, é responsável pelos seus atos.
Uma população é um grupo de indivíduos da mesma espécie que vivem em uma área particular e que interagem uns com os outros.
Correta: é mostrado o tamanho populacional, ou seja, o número de indivíduos por unidade de área.
Em um trabalho, Shafer (1981) apud Rodrigues (2001) definiu o número de indivíduos necessários para assegurar a sobrevivência de uma espécie como sendo sua população viável mínima (PVM), é para qualquer espécie em um determinado habitat, é a menor população isolada que tenha 99% de chances de continuar existindo por 1.000 anos, a despeito dos efeitos previsíveis de estocasticidade genética, ambiental e demográfica, e de catástrofes naturais. Sobre esse estudo, então, uma PVM seria qual parte em uma população?
Número preciso.
Incorreta: é necessário um estudo demográfico detalhado da população e uma análise ambiental da área.
Menor população.
Correta: é a menor população que tenha uma grande chance de sobrevivência no futuro.
Divisão de partes.
Incorreta: não seria correto, pois deve haver o diferencial para que a comunidade siga em frente.
Sempre diminuindo as partes.
Incorreta: não se deve mexer nas partes.
A espécie é uma unidade biológica natural unida por um pool gênico comum. A evolução envolve mudanças nas frequências gênicas que resultam em três partes. Leias as afirmativas apresentadas abaixo, em seguida, assina-se a questão incorreta sobre essas mudanças gênicas.
Não há indícios de mutações recorrentes.
Correta: ocorrem mutações recorrentes, por isso, é incorreta.
Deriva gênica.
Incorreta: desastres ecológicos, como incêndios florestais, inundações, desmatamentos etc. podem reduzir tão drasticamente o tamanho de uma população que os poucos sobreviventes não são amostras representativas da população original, do ponto de vista genético. Por acaso, e não por critérios de adaptação, certos alelos podem ter a sua frequência subitamente aumentada, enquanto os outros alelos podem simplesmente desaparecer. Esse fenômeno é denominado deriva gênica.
Pressão seletiva do ambiente e de espécies interativas.
Incorreta: para selecionar as espécies.
Mudanças estocásticas ou casuais na estrutura gênica.
Incorreta: estrutura genética.
Devido ao acaso, toda população experimenta variações nos nascimentos e nas mortes durante qualquer intervalo de tempo específico, isso causa variação no tamanho da população.
Populações muito pequenas como, por exemplo, as populações isoladas em fragmentos restritos de habitat podem se extinguir apenas devido ao acaso se passarem por uma série de anos muito ruins. Com base nesse texto, a qual fenômeno ele está se referindo?
Fenômeno de Extinção Estocástica.
Correta: embora seja relativamente improvável, exceto para as pequenas populações, sua probabilidade aumenta com a fragmentação de habitats.
Seleção Natural.
Incorreta: a ação da seleção natural consiste em selecionar indivíduos mais adaptados a determinada condição ecológica, eliminando aqueles desvantajosos para essa mesma condição.
Especiação.
Incorreta: especiação é o processo evolutivo pelo qual as espécies vivas se formam.
Isolamento Geográfico.
Incorreta: o isolamento geográfico consiste na separação de uma população por uma barreira geográfica, formando assim subpopulações. A barreira geográfica pode ser um rio, uma montanha ou um cânion, por exemplo.
Os biomas também proporcionam uma unidade conveniente para pesquisadores envolvidos com modelagem simular os efeitos da mudança climática sobre as comunidades biológicas, bem como os efeitos da biota sobre o sistema climático. Considerando essas atribuições, quais são as principais características dos biomas terrestres?
São formados por comunidades de seres vivos que vivem em água doce (rios, lagos, riachos etc.) ou salgada (oceanos e mares) de forma adaptada às condições ecológicas do local.
Incorreta: Os biomas aquáticos são formados por comunidades de seres vivos que vivem em água doce (rios, lagos, riachos etc.) ou salgada (oceanos e mares) de forma adaptada às condições ecológicas do local.
Com uma rica biodiversidade, caracteriza-se pela presença de gramíneas, arbustos e árvores retorcidas. As plantas possuem longas raízes para retirar água e nutrientes em profundidades maiores.
Incorreta: “Bioma encontrado nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Tocantins. Com uma rica biodiversidade, caracteriza-se pela presença de gramíneas, arbustos e árvores retorcidas. As plantas possuem longas raízes para retirar água e nutrientes em profundidades maiores.”
São classificados pela forma de crescimento das plantas mais abundantes, tais como as árvores, arbustos ou gramíneas.
Correta: as características das folhas podem ser usadas, como a deciduidade, queda sazonal das folhas, espessura e suculência, desenvolvimento de tecidos suculentos para armazenamento de água.
É o habitat de milhares de espécies vegetais e animais. Caracteriza-se pela presença de árvores de grande porte, situadas bem próximas umas das outras (floresta fechada). Como o clima na região é quente e úmido, as árvores possuem folhas grandes e largas.
Incorreta: Floresta Amazônica – é considerada a maior floresta tropical do mundo com uma rica biodiversidade. Está presente na região norte (Amazonas, Roraima, Acre, Rondônia, Amapá, Maranhão e Tocantins
Mas por que se usam as plantas em vez de animais para classificar os biomas terrestres?
São fatores bióticos empregados para o reconhecimento de condições (passadas, presentes ou futuras) de ecossistemas. As espécies estão adaptadas para sobreviver, se reproduzir e realizar relações ecológicas em condições ambientais específicas.
Incorreta: Bioindicadores.
Afetam a organização da comunidade em um grau mais elevado do que se poderia prever, baseado apenas na quantidade de indivíduos ou sua biomassa.
Incorreta: são as espécies-chave que atuam na área de conservação.
As formas de crescimento das plantas são bons indicadores do ambiente físico, refletindo as zonas climáticas, bem como as taxas de distúrbios.
Correta: as plantas são imóveis, a fim de ocupar com êxito um local por um longo período, as plantas devem ser capazes de enfrentar os seus extremos ambientais bem como suas pressões biológicas, como competição por água, nutrientes e luz.
Uma pequena população contém uma proporção menor da reserva genética da espécie do que uma população maior. Assim, o endocruzamento, acasalamento entre parentes próximos, tende a reduzir essa variação.
Incorreta: tende a reduzir a variação genética.