Unidade III

Sistemas de Disputa

Selecione a seta para iniciar o conteúdo

FIQUE POR DENTRO

O Campeonato Brasileiro de Futebol, conhecido popularmente como Brasileirão, teve sua primeira edição em 1971 e, até os dias atuais, continua sendo uma das principais competições da modalidade no país. Passou por várias transformações ao longo dos anos, inclusive no seu sistema de disputa. Para saber mais, acesse o link disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/educacao-fisica/campeonato-brasileiro.htm.

Acesso em: 24 nov. 2020.

REFLITA

Cada tipo de competição apresenta uma série de peculiaridades, sendo assim, pare para pensar como seria se todos fossem disputados da mesma forma. Isso faria sentido? O fato de existirem diferentes sistemas de disputa se dá devido à necessidade percebida em outros momentos. Por isso, o assunto deve ser levado a sério pelos profissionais da área que esperam ter sucesso em seus eventos, principalmente no que diz respeito às normas e regras que permeiam as competições.

REFLITA

Antes da decisão a respeito do sistema de disputa, é fundamental avaliar a condição de disputa, ou seja, observar a situação de conflito, verificar o acesso aos recursos, conhecer os processos e as entidades envolvidas e os resultados que podem ser obtidos. Assim como já é comum na organização de um evento, é preciso se certificar da viabilidade deste. No caso das competições esportivas, é importante se lembrar das condições de realização da disputa.

FIQUE POR DENTRO

A realização de competições esportivas segue uma série de peculiaridades relevantes, que não devem ser deixadas de lado. Cada decisão tomada influencia as próximas etapas, por isso o conhecimento pleno é imprescindível. Você pode obter mais detalhes sobre a organização desses eventos no link disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=qnE4wbN3id4.

Acesso em: 24 nov. 2020.

FIQUE POR DENTRO

O número de rodadas se dá pelo expoente da potência de 2 utilizado. Se o número de concorrentes não for potência de 2, alguns concorrentes devem ser isentados na primeira rodada, a fim de igualar as próximas. Para descobrir o número de jogos nesse sistema, utiliza-se a seguinte fórmula: número de jogos = número de concorrentes – 1, ou seja, NJ = NC – 1. Para mais detalhes, acesse o link: https://www.youtube.com/watch?v=8nTrOZcGHuA.

Acesso em: 25 nov. 2020.

REFLITA

Na eliminatória simples, uma vez que tenha perdido a disputa, o competidor é eliminado. Enquanto isso, na eliminatória dupla, todos têm uma nova chance, e, por isso, é o sistema preferido por aqueles com maior senso de justiça. Se uma equipe, por exemplo, disputa com outra, mas perde aquela partida, não significa que essa equipe seja ruim; pode apenas ter tido um mal desempenho naquela ocasião. Para você, parece sensato que a equipe tenha uma nova chance? O time não poderá se consagrar campeão da competição, mas ainda poderá disputar mais uma vez, na tentativa de mostrar suas habilidades diante de outros competidores.

REFLITA

O play-off, em determinadas situações, é considerado uma estratégia comercial, e até mesmo apelativa. É importante que a organização se atente a detalhes como esse para manter a imparcialidade desejada nas competições esportivas.

FIQUE POR DENTRO

No sistema suíço, é utilizada uma forma peculiar para saber o número de partidas. Calcula-se a raiz quadrada do total de participantes, e o resultado obtido deve ser arredondado para, assim, identificar a quantidade de rodadas. Por exemplo: em uma situação com 40 participantes, uma vez que a raiz quadrada de 40 é igual a 6,32, conclui-se que são necessárias 6 partidas. Esse sistema tem sido utilizado, inclusive, em competições virtuais. Você pode saber mais sobre o assunto no link disponível em: https://www.armaduranerd.com.br/2017/01/swiss-system-como-funciona.html.

Acesso em: 25 nov. 2020.

indicação de leitura

Nome do livro: Sistema de disputa para Competições Esportivas: Torneios & Campeonatos

Editora: Phorte.

Autor: José Ricardo Rezende.

ISBN: 9788576551232.

Comentário: Nessa obra, o aluno encontrará informações sobre a questão da imparcialidade e da igualdade para os participantes nas disputas. O livro aborda a escolha do sistema de disputa mais adequado, tratado com detalhes, auxiliando no entendimento e na capacidade de organização de competições esportivas.

indicação de leitura

Nome do livro: Gestão de Wventos Esportivos, Recreativos e Turísticos: dimensões Teóricas e Práticas

Editora: Manole.

Autor: Cheryl Mallen e Lorne J. Adams.

ISBN: 108520432603.

Comentário: Por meio desse livro, é possível assimilar o conteúdo sobre organização de eventos esportivos e suas peculiaridades. Ele apresenta a fundamentação dos princípios teóricos e práticos, favorecendo a compreensão do aluno quanto à sua importância enquanto um gestor de eventos.

indicação de leitura

Nome do livro: Gestão do Esporte

Autor: Lisa Pike Masteralexis, Vania Maria Jorge Nassif e Patricia de Salles Vance.

Editora: LTC.

ISBN: 9788521627562.

Comentário: O livro aborda temas que permeiam e influenciam a gestão de eventos esportivos, como marketing, marketing esportivo, empreendedorismo, estratégia, entre outros, por meio de teoria e casos reais, contribuindo com o conhecimento e a formação de profissionais gestores da área.

INDICAÇÃO DE FILME

Nome do filme: Homens Brancos não sabem enterrar

Gênero: Comédia.

Ano: 1992.

Elenco principal: Wesley Snipes e Woody Harrelson.

Comentário: O filme conta a história de dois jogadores trapaceiros, que fingem não saber nada de basquete e, assim, seguem aplicando golpes. É interessante para que o aluno assimile a importância das regras em uma modalidade e, de modo geral, em competições esportivas.

INDICAÇÃO DE FILME

Nome do filme: Jamaica abaixo de Zero

Gênero: Comédia.

Ano: 1993.

Elenco principal: Leon Robinson, Lynn Siefert e Michael Ritchie.

Comentário: O filme conta a história de um grupo de amigos jamaicanos que resolvem participar dos Jogos Olímpicos de Inverno, enfrentando todas as adversidades, como a falta de conhecimento prático em corrida de trenó na neve, mas com grande coragem para superar os desafios. É interessante que o aluno observe a importância da clareza das regras e dos sistemas de disputa, que buscam manter a imparcialidade e impessoalidade nas competições esportivas.

Aula Concluída

Você chegou ao fim desta unidade com sucesso!

Voltar Avançar