A organização de eventos desportivos e recreativos, apesar de ser pautada na organização de eventos em geral, requer profissionais devidamente capacitados e especializados, uma vez que envolve uma série de peculiaridades e detalhes específicos e importantes.
Nesta unidade, você obterá o conhecimento teórico necessário, a partir da contextualização e da apresentação dos princípios e fundamentos dessa tipologia de eventos, para que possa compreender a gestão e a organização, e será capaz, ainda, de elaborar regulamentos esportivos, que são essenciais para essas ocasiões. É fundamental que você domine esse conteúdo, para que se sinta preparado para atuar com o conhecimento e o profissionalismo esperados por essa área.
Sabe-se que os eventos são ocasiões planejadas, devidamente organizadas e que reúnem um público-alvo específico, além disso, podem acontecer por diferentes motivos. Segundo Zanella (2004), eventos são reuniões de pessoas ou entidades realizados em data e local especial, com o objetivo de celebrar acontecimentos importantes e significativos, estabelecendo relações comerciais, culturais, esportivas, sociais, familiares, religiosas, científicas, dentre outras.
Organizar eventos é desafiador, pois se trata de um processo complexo e que exige eficiência, para garantir bons resultados. Por isso, é imprescindível que os profissionais envolvidos tenham amplo conhecimento sobre a área e, principalmente, sobre a tipologia específica a trabalhar, uma vez que são diversos os tipos de eventos.
Os eventos podem ser classificados por diferentes critérios, como abrangência, porte, perfil dos participantes, dentre outros. No que diz respeito aos interesses, podem ser citados:
A seguir, você aprenderá todos os detalhes sobre a organização de eventos esportivos.
Os eventos esportivos têm o esporte como tema principal, como sua nomenclatura já sugere. De modo geral, as práticas esportivas costumam reunir um público considerável, chegando a alcançar milhares de pessoas em um único evento. O gosto pela formação de times ou equipes, o clima proporcionado e a própria competição chamam atenção.
Para Poit (2006), as pessoas assistem a eventos esportivos com expectativas relacionadas à busca por alegria, ambiente familiar, competição, confronto, coragem, dedicação, dinamismo, disputa, encanto, entretenimento, emoção, felicidade, interação, lazer, organização, originalidade, prazer, realização, recompensa, satisfação pessoal, superação e surpresa.
Para o sucesso do evento, é essencial que o público seja contagiado, mas, também, que ocorra integração dos atletas, assim como dos profissionais da área. Esse é o tipo de evento que proporciona engajamento, motivação e transmite alegria, independentemente de seu porte. Assim, ao organizar um evento esportivo, tanto atletas quanto público devem ser considerados peças essenciais e de grande importância.
Dentre os eventos esportivos, existem diversas possibilidades, uma vez que são inúmeras as modalidades a serem disputadas, sejam elas individuais ou coletivas, como corridas, caminhadas, natação, voleibol etc. Dessa forma, eventos como esses deixaram de ser apenas institucionais e também passaram a ter propósitos comerciais e promocionais.
Os eventos esportivos podem ser tradicionais ou híbridos. Os tradicionais são pautados em uma organização, por meio de um corpo diretor, em que há uma associação de classe responsável pela modalidade, e contam com a aplicação das regras já conhecidas, uma vez que os esportes são reconhecidos. Já os híbridos, também conhecidos como segmentados, não requerem o reconhecimento de associações de classe ou federações, eles surgem a partir de uma demanda inovadora, criativa e até mesmo inusitada e derivam dos tradicionais, assim como podem, mais tarde, ser reconhecidos como tradicionais.
Observe, no quadro a seguir, alguns eventos esportivos.
Quadro 1.1 - Eventos esportivos
Fonte: Adaptado de Poit (2006).
Quando os eventos esportivos fazem uso do termo recreativo, leva-se em consideração as possibilidades do uso das atividades recreativas enquanto conteúdo. Tais atividades são uma alternativa positiva para iniciar a inserção do esporte na vida de alguém, porque são atividades que envolvem o lazer e contribuem para o desenvolvimento humano, pois promovem a mobilidade, a expressão, a comunicação e a satisfação. A recreação é uma prática lúdica que proporciona divertimento e gera, nos participantes, uma mudança positiva, que proporciona bem-estar.
Observe a figura a seguir, que ilustra uma atividade recreativa de competição.
As atividades recreativas fazem parte do lazer do ser humano e são um conjunto de atividades físicas, práticas, artísticas, intelectuais, sociais e turísticas promovidas para proporcionar desenvolvimento pessoal e divertimento (MARTINS, 2018).
É necessário entender os objetivos de um evento esportivo, quais são os fatores que levam à promoção desse evento, quem é o público-alvo, que tipo de modalidade está envolvida, como se dará a competição, dentre outras informações. Ter pleno conhecimento e entendimento sobre a proposta e sobre o objetivo do evento torna a organização dele mais fácil, no que diz respeito ao foco considerado. Os objetivos desse evento podem ser relacionados a fatores sociais, corporativos, promocionais ou de responsabilidade social.
Os objetivos podem ser, por exemplo:
Todo evento deve ter um objetivo e uma razão, para o seu acontecimento, que direcionem a organização a criar as estratégias ideais e a atingir o público-alvo de modo assertivo.
Pare e pense: o que levou à concepção do evento? A ideia surgiu devido ao esporte ou por alguma outra motivação? O esporte é o elemento principal do evento ou poderia ser substituído? Qual o envolvimento do esporte com o evento? Por que o público se sentirá motivado a participar? Como vou motivar os atletas a participarem? E tenha claramente estabelecido: o que eu quero com esse evento? Aonde pretendo chegar ou o que quero alcançar? Reflita sobre todos esses assuntos.
Como os eventos esportivos e recreativos são momentos de lazer e desconcentração, para o público, e momentos de prática e experiência, para os atletas, ambos precisam ser contemplados na definição dos objetivos, levando em consideração o bem-estar dos atletas e do público, além dos propósitos envolvidos.
São diversas, também, as influências dos eventos sobre a sociedade, seja na economia, socialmente ou de outras formas. Os eventos são considerados atividades econômicas, portanto, conseguem proporcionar benefícios diversos aos envolvidos, seja direta ou indiretamente.
Eventos são uma atividade econômica que gera benefícios diversos para quem os organiza, para quem os promove, para os patrocinadores, para o destino que recebe o evento ou cidade que os sedia, para o comércio local, para o mercado turístico, para a comunidade local etc. Os efeitos gerados pelos eventos esportivos, principalmente os de grande porte ou megaeventos, contribuem para a aceleração dos investimentos em infraestrutura e serviços, além de impulsionarem o turismo e gerarem empregos. Saiba mais assistindo ao vídeo disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=hZqFrnmbp_k. Acesso em: 09 nov. 2020.
Portanto, organizar eventos requer profissionalismo e comprometimento e é uma atividade de intensa responsabilidade, que envolve diversos fatores e diferentes expectativas. Observe, no quadro a seguir, alguns elementos básicos para o sucesso de um evento esportivo.
Quadro 1.2 - Elementos básicos para o sucesso de um evento esportivo
Fonte: Adaptado de Poit (2006).
O planejamento estratégico é fundamental para o sucesso de qualquer evento, para tanto, seguir cada etapa minuciosamente faz toda a diferença. Por isso, a seguir, você aprenderá como funciona a gestão dos eventos esportivos e recreativos, bem como sobre a operacionalização deles, para que tenha conhecimento e seja um profissional preparado para o mercado.
Os eventos esportivos podem ser criados a partir de necessidades diferentes, para atender a objetivos distintos, o que pode interferir na escolha da modalidade a ser trabalhada no evento. Essas decisões também impactam o formato do evento, já que existem diferentes tipos de eventos esportivos. Leia as alternativas a seguir e assinale a que define corretamente a tipologia do evento mencionado.
Campeonato é um tipo de competição que envolve diversas modalidades.
Incorreta. Os campeonatos são competições de uma única modalidade, em que todos os concorrentes se enfrentam ao menos uma vez durante o período da competição; sua duração é considerada relativamente longa.
Gincana é uma competição recreativa com foco no lazer.
Correta. O intuito da gincana é promover lazer e diversão, por meio de atividades recreativas, desenvolvidas individualmente ou em grupo, para disputa entre equipes. Podem ser provas relacionadas ao esporte, de forma adaptada, ou totalmente inovadoras.
Jogos são campeonatos específicos para prestar algum tipo de homenagem.
Incorreta. Jogos são competições que envolvem diversas modalidades disputadas em paralelo, têm curta duração e podem ou não destacar o vencedor geral, além dos vencedores de cada uma das modalidades.
Copa é uma competição com diversas modalidades sendo disputadas em paralelo.
Incorreta. Copas (ou taça) são campeonatos específicos para prestar algum tipo de homenagem ou fazer promoção de patrocinador, por meio da associação da marca ao nome do evento (exceto no caso da Copa do Mundo de Futebol).
Olimpíadas têm caráter eliminatório e são realizadas em curto espaço de tempo.
Incorreta. Olimpíadas são competições que reúnem diferentes modalidades esportivas, que são disputadas, simultaneamente, ao longo de vários dias. Têm periodicidade própria.
Organizar um evento requer planejamento e atenção, e o gestor deve ter capacidade e conhecimento para coordenar as ações, operações e equipes, que desempenham tarefas variadas, como concepção do evento, orçamentos, e operacionalização, atendendo às necessidades do cliente e buscando oferecer satisfação e experiências positivas aos participantes.
A organização se estabelece por meio da estrutura formal de autoridade, a chamada hierarquia funcional, em que as autoridades são responsáveis pela coordenação e definição da forma de trabalho, pela determinação das equipes especializadas, por suas atribuições e definição dos responsáveis, em prol do alcance dos objetivos do evento (POIT, 2006).
O trabalho do gestor de eventos é dinâmico e de extrema responsabilidade. O profissional precisa se manter envolvido com o evento desde sua concepção, assim como no planejamento, no contato com os fornecedores e nas estratégias de marketing e divulgação, coordenando a operacionalização e a análise dos resultados.
Na coordenação geral do evento, é esperado que esse gestor, junto com sua equipe, apresente inovações, por isso, ele deve se manter atualizado, estudando o mercado e verificando as novidades não só da área de atuação, mas também de outras, para que se mantenha informado e tenha inspirações que possam contribuir para criar experiências personalizadas e únicas.
No caso de eventos esportivos e recreativos, é comum que a gestão do evento seja de responsabilidade da direção, nomenclatura dada ao cargo ou à equipe responsável, que precisa saber planejar, organizar e coordenar. O início do planejamento deve se dar a partir da formação da comissão organizadora, que responde pela organização geral do evento, supervisionando cada etapa e funções das demais comissões.
As comissões são determinadas conforme as funções necessárias em cada situação, de acordo com o porte do evento e as demandas exigidas. Embora possam variar, é comum que se apresentem como: comissão central organizadora, comissão técnica, comissão de arbitragem, comissão de honra, comissão de modalidades, comissão administrativa, comissão financeira, comissão de cerimonial, comissão de hospedagem e alimentação, comissão de transporte, comissão médica, comissão de segurança, comissão de divulgação e marketing e comissão disciplinar.
Para uma gestão eficiente, é essencial que todas as atribuições de cada equipe sejam devidamente definidas.
A comissão central organizadora coordena e supervisiona diretamente as demais coordenações, toma decisões administrativas, de organização e sobre o regulamento do evento, junto com a coordenação/comissão técnica.
A comissão técnica assessora diretamente os trabalhos da direção, elabora a programação do evento, homologa os resultados e a classificação das equipes e verifica as condições dos locais das competições, antes e durante o evento.
A comissão de arbitragem convoca árbitros, elabora o programa dos árbitros, coordena a equipe e o trabalho desses profissionais e providencia os materiais necessários para a arbitragem.
A comissão de honra participa de reuniões para as quais for convocada, colabora com a divulgação do evento, participa das principais fases do evento e contribui com as demais comissões, conforme necessário.
A comissão de modalidades acompanha as equipes de arbitragem nos locais de competição, para verificar o desempenho delas, coordena escalas de equipes de arbitragem e toma decisões técnicas junto com a arbitragem.
A comissão administrativa assessora os trabalhos da coordenação técnica, divulga atos administrativos do evento – como boletins, notas e autorizações oficiais –, encaminha o material administrativo necessário (súmulas, canetas, réguas etc.) para a coordenação de modalidades, confere os resultados das competições, em cada uma das modalidades, organiza e elabora o relatório final do evento, emite as súmulas das modalidades e digita a programação dos jogos.
A comissão financeira assessora a coordenação geral em questões financeiras, efetua pagamentos e recebe valores financeiros, quando devidos.
A comissão de cerimonial planeja e organiza as cerimônias do evento, como de abertura, encerramento e premiação, discute e analisa o número de participantes nas cerimônias, cria normas, regulamentos e demais documentos relacionados, coordena a confecção dos convites para as autoridades, prepara quadros de medalhas e presta apoio às equipes de premiação em cerimônias específicas.
A comissão de hospedagem e alimentação providencia hospedagem para participantes e delegações, quando necessário, faz reservas em meios de hospedagem, efetua a compra de alimentos, orienta a equipe de cozinha e verifica a qualidade da alimentação servida aos participantes dos jogos.
A comissão de transporte providencia transporte para os participantes, quando necessário, e coordena a operação logística.
A comissão médica realiza exames prévios, para verificação de substâncias consideradas ilegais no organismo dos competidores, quando necessário, e providencia atendimento médico hospitalar aos participantes, se necessário.
A comissão de segurança providencia policiamento ou serviço de segurança para locais de competição e atletas e coordena operações de segurança do evento e de atletas.
A comissão de divulgação e marketing realiza a divulgação do evento na mídia e para o público-alvo, elabora o plano de marketing, capta patrocínios e coordena ações de marketing e divulgação do evento.
A comissão disciplinar aplica sanções decorrentes de infrações do regulamento e cuida das questões jurídicas relativas ao evento.
O gestor de eventos precisa saber monitorar e avaliar o progresso dos processos, coordenar tomadas de decisões e ter estratégias para despertar o interesse do público e alcançar os objetivos do evento. Para tanto, depois da definição das comissões, e a partir das atribuições delas, faz-se necessário elaborar um checklist, uma lista de providências necessárias e os responsáveis por cada tarefa.
Já imaginou organizar um evento sem ter um planejamento prévio? Qual a possibilidade de as coisas darem certo? E de que darem errado? Quantos imprevistos o planejamento pode evitar, reduzir ou preparar a equipe para contorná-los? O planejamento é uma fase fundamental de todo evento, e o gestor deve se atentar a cada passo, a fim de que a próxima fase, a operacionalização, possa levar o evento, de fato, ao sucesso.
Allen et al. (2003) apontam que gestores de eventos também precisam saber que os planos devem ser adaptados à dinâmica das circunstâncias. Assim, além de cuidarem do planejamento e se preocuparem com os detalhes, precisam se atentar ao conjunto de considerações estratégicas. O projeto é um documento que deve ser consultado e adaptado com frequência pelo gestor.
O projeto se trata da sistematização das ideias, apresentado de forma lógica, contemplando as etapas, as ações e as estratégias. Por meio desse documento, a organização do evento consegue se manter organizada para o devido planejamento e posterior organização, bem como orientar as equipes envolvidas. Ele serve, ainda, para o relacionamento com patrocinadores, apoiadores e demais parceiros, para que conheçam a fundo a dinâmica proposta para o evento, e também para se relacionar com a imprensa e os órgãos públicos, sempre que necessário. No caso dos eventos esportivos e recreativos, o modelo tradicional de um projeto envolve:
A gestão é a responsável por se atentar ao maior número possível de elementos para criar o evento, e as reuniões são momentos importantes para identificar objetivos, coletar informações sobre participantes e patrocinadores, entender as necessidades do evento, conferir alternativas, para supri-las, e verificar questões econômicas, técnicas e de recursos.
O gestor de eventos tem uma série de responsabilidades, entre planejar, executar e saber liderar sua equipe, para que ela desempenhe suas funções adequadamente. Todo o trabalho de planejamento e de organização são para atender às necessidades do cliente, alcançar os objetivos do evento e, ainda, oferecer experiências únicas para os participantes, ou seja, um verdadeiro desafio. O Transamérica Expo é um espaço para eventos na cidade de São Paulo e apresenta um interessante conteúdo sobre o tema. Para saber mais a respeito, acesse o link disponível em: https://www.transamericaexpo.com.br/o-que-faz-um-gestor-de-eventos/. Acesso em: 09 nov. 2020.
Poit (2006) menciona que, além do planejamento, é necessário ter organização, pois é isso que permite que o evento atinja seus principais objetivos, com menos custos. O controle dos prejuízos e o gerenciamento de crises são atribuições da gestão. É preciso levantar fatos, realizar especificação de objetivos, identificar o problema, formular soluções alternativas, escolher a melhor solução para aplicar e fazer o acompanhamento, observando o funcionamento dessa solução (WATT, 2004).
O gestor também é a figura da motivação da equipe, enquanto líder, fazendo com que todos compreendam claramente as metas e os objetivos do evento e se sintam incentivados. Em complemento, Watt (2004, p. 39) diz que “é a função de gerenciamento que verifica se o que deve acontecer está acontecendo ou irá acontecer”.
Ser gestor exige conhecimento sobre gestão e também conhecimentos específicos sobre o setor de trabalho, no caso, da área de eventos esportivos, para garantir um bom trabalho. Sabendo que o gestor de eventos esportivos e recreativos pode ter o cargo de diretor, verifique as alternativas a seguir e assinale a que apresenta a qual comissão os principais responsáveis pelo evento pertencem.
Comissão disciplinar.
Incorreta. Essa comissão tem como objetivo principal aplicar sanções decorrentes de infrações, além de cuidar das questões jurídicas relacionadas ou pertinentes ao evento, junto com a assessoria jurídica.
Comissão administrativa.
Incorreta. Essa comissão assessora os trabalhos da coordenação técnica, divulga atos administrativos do evento, como boletins, notas e autorizações oficiais, encaminha o material administrativo necessário para a área responsável, confere os resultados da competição, dentre outras atividades.
Comissão cerimonial.
Incorreta. Essa comissão tem como foco planejar e organizar as cerimônias de abertura e encerramento do evento, além dos congressos de abertura, técnicos e de encerramento. Também discute e analisa o número de participantes das cerimônias, coordena a confecção dos convites para as autoridades; dentre outras atividades.
Comissão geral organizadora.
Correta. Essa comissão é responsável pelas demais comissões e por todo o bom andamento do evento, tomando decisões administrativas, de organização e relacionadas ao regulamento do evento, junto com a coordenação/comissão técnica.
Comissão técnica.
Incorreta. Essa comissão assessora os trabalhos da direção, elabora a programação do evento, homologa os resultados e classificação das equipes e verifica as condições dos locais das competições, antes e durante o evento.
A organização de um evento não se dá por meio de uma ciência exata, mas a partir do conhecimento e, principalmente, da experiência em situações anteriores, e, ainda assim, sabe-se que cada evento é único, mesmo os de mesma tipologia. Isso porque cada evento envolve propósitos, necessidades, demandas e objetivos diferentes. De toda forma, os princípios técnicos não devem ser ignorados, e, sim, aproveitados, a fim de diminuir problemas de planejamento e operacionalização.
Todo evento parte de uma ideia, ou seja, sua concepção, que, em seguida, precisa ser organizada em forma de projeto, como explicado anteriormente, para corroborar com a viabilidade do evento em relação às providências necessárias. Durante toda a etapa que antecede o evento, ocorre a fase do pré-evento, em que acontece o planejamento, para que, no evento em si, ou seja, a fase do transevento, toda a operacionalização aconteça conforme o previsto. Por fim, ao terminar o evento, embora ele acabe para o público, para a equipe ainda é a fase do pós-evento, com suas ações específicas.
Para operacionalizar um evento, é preciso realizar um bom planejamento e verificar sua real viabilidade em todas as etapas. Temos condições de realizar esse evento? Conseguimos o local ideal para sua realização? Os recursos financeiros são suficientes? A mão de obra é capacitada para isso? O prazo atende às necessidades de organização? As ações e as estratégias planejadas despertam interesse? É um evento que pode obter sucesso?
Para operacionalizar um evento esportivo e recreativo, é preciso ter um planejamento adequado, para que, nessa etapa, os planos estabelecidos anteriormente sejam colocados em ação. As etapas que fazem parte desse tipo de evento são, respectivamente:
A abertura de um evento esportivo é um momento importante para o evento e para todos os envolvidos. Portanto, ela deve ser bem planejada, para que seja realizada com sucesso, além de transmitir alegria e satisfação para o público. A cerimônia de abertura é peculiar e tem formalidades e normas. Ela tem diversos significados, tradições e simbolismos e é regida por protocolo específico. Protocolo se trata da padronização de leis, regras, procedimentos, comportamentos, costumes e ritos de uma sociedade, ou seja, ele organiza os acontecimentos das cerimônias. Nos eventos esportivos, o protocolo surgiu ainda na primeira edição dos Jogos Olímpicos, em 776 a.C., na cidade de Olímpia, na Grécia. A abertura olímpica é o maior espetáculo dos jogos olímpicos e respeita as peculiaridades do país-sede em cada ocasião.
O planejamento de um determinado cerimonial deve considerar o lugar em que ele será realizado e o dispositivo adotado para as autoridades, como mesa diretiva, palanque, primeira fileira de cadeiras etc. A mesa diretiva, ou mesa diretora, apresentada na imagem a seguir, acomoda as autoridades e as personalidades convidadas que comparecem ao evento, devido às prerrogativas dos cargos que ocupam, e são dispostas nessa mesa conforme sua precedência, forma de reconhecimento da hierarquia dos participantes. A ordem de discurso das autoridades também obedece à precedência, com regra específica.
As normas do cerimonial público e a ordem de precedência estão contempladas em decretos federais, às quais os organizadores devem ter acesso, para que cumpram o que é estabelecido, sem criar ou improvisar, infringindo as normas (POIT, 2006).
Dentre as comissões responsáveis pelo evento, a comissão de cerimonial é responsável pela realização e organização da cerimônia de abertura, bem como pelo encerramento e pela premiação. As cerimônias acontecem na devida sequência, conforme indicado no quadro a seguir.
Quadro 1.3 - Sequência para realização de cerimônias
Fonte: Poit (2006).
A sequência de uma cerimônia de abertura tradicional para grandes eventos esportivos pode sofrer alterações, desde que seja para excluir determinados itens, mas sua ordem não pode ser alterada.
Em eventos esportivos, como os Jogos Pan-Americanos e os Jogos Olímpicos, há a entrada do fogo simbólico, que acende a pira, simbolizando o início oficial do evento. Esse momento ocorre durante o juramento dos atletas, realizado por um atleta escolhido para representar todos os demais. O juramento básico demonstra o comprometimento com a lealdade e com o respeito ao regulamento e aos adversários, em nome da honra das equipes e para a glória do desporto nacional.
Saiba mais sobre esse tema assistindo ao vídeo disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=cnOLCfOdQKI.
Acesso em: 09 nov. 2020.
Existem algumas condutas específicas dos eventos esportivos que precisam ser observadas:
Além da cerimônia de abertura do evento, outros momentos de destaque são o congresso de abertura e o congresso técnico. O congresso de abertura acontece previamente e é onde são apresentadas informações sobre datas, horários e local dos congressos técnicos, realiza-se o sorteio geral das equipes por chaves e são dados detalhes sobre o evento e a cerimônia de abertura, podendo se estender a um coquetel para os presentes.
Já o congresso técnico acontece depois do congresso de abertura. É o momento em que são explicados os detalhes sobre o sistema de disputa e é realizada a distribuição de chaves, por meio de sorteio. Dúvidas e questões técnicas também são resolvidas nesse momento. Em eventos com mais de uma modalidade, cada uma delas tem o seu próprio congresso técnico.
No término das competições, acontece a cerimônia de encerramento. Um evento esportivo não deve acabar sem esse momento. Ela tem início com a entrada dos atletas, em forma de desfile, para a premiação final, seguida do arriamento das bandeiras e da execução do hino nacional. Também são realizados as saudações e os agradecimentos. Na sequência, apaga-se o fogo simbólico, quando ele estiver presente, antes da saída dos atletas, que, geralmente, partem para uma confraternização especial, realizada para eles e para as equipes técnicas. Em algumas ocasiões, quando se tratam de grandes eventos e megaeventos, pode, ainda, acontecer o congresso de encerramento, entre organização e promotores, para decisões a respeito da próxima edição, como data do evento e local sede.
Ainda na organização, deve ser operacionalizada a formação do quadro de arbitragem, por meio da comissão responsável. O árbitro é um profissional fundamental nos eventos esportivos e deve observar as regras disciplinares do código de justiça desportivo, sem favorecer atletas ou equipes, e julgar somente com sua consciência, respeitando as normas de cada modalidade e o regulamento do evento, sempre mantendo a imparcialidade, principalmente em relação ao público, sem discutir e brigar.
Os árbitros têm por objetivo promover e melhorar o evento esportivo, desenvolver o interesse e a participação da competição, encorajar aptidão física, melhorar a qualidade da competição, promover atitudes positivas, ampliar oportunidades de os competidores treinarem e ganharem experiência, exercer honestidade e integridade, encorajar franqueza, reconhecer o uso do bom julgamento, demonstrar certeza e admitir erros.
Também chamado de juiz, as responsabilidades do árbitro envolvem: fazer com que a competição transcorra normalmente, até o final, estar atento aos detalhes da competição, providenciar alterações que possam beneficiar a rotina da competição, suspender o andamento da competição se necessário, a fim de garantir a integridade física dos próprios juízes e de auxiliares, atletas, equipe e público, por motivo de intempérie (tempestade, inundação etc.) ou brigas e conflitos, conferir os resultados, para autorizar a publicação, vistoriar o ambiente de competição, antes de permitir seu início, providenciar socorro médico, quando um atleta em competição necessitar, coordenar a equipe auxiliar e ser profissional em sua conduta, atuando com postura, sem ser arbitrário.
Eventos esportivos podem acontecer em diferentes tipos de locais, e é comum que ocorram em espaços abertos e em espaços públicos, mediante autorização da prefeitura local. A definição do local é uma decisão importante, a fim de evitar problemas no transcorrer do evento, por isso, precisa considerar os esportes a serem praticados no evento e suas necessidades e critérios. A localização também pode ser um diferencial importante para a tomada de decisão, com fácil acesso para o público e também para serviços de emergência, caso seja necessário prestar algum socorro aos atletas, uma vez que essa possibilidade não pode ser descartada.
O espaço deve ser apropriado para o tipo de atividade, de tamanho suficiente para a prática da modalidade de competição, e ser adequado para comportar o evento e oferecer, aos atletas e ao público, condições ideias, como bem-estar, conforto, segurança e boa visibilidade para os espectadores. O público, inclusive, busca vivenciar experiências positivas e mantém expectativas quanto ao evento, por isso, oferecer estrutura de qualidade pode levar o evento ao sucesso. Para tanto, são necessários bons fornecedores e parceiros, garantindo uma boa prestação de serviço em todas as etapas, ou seja, divulgação do evento, processo de venda de ingressos (caso ocorra), transevento e finalização. Fazem parte da preocupação da organização do evento com o público: manter uma logística bem alinhada com a equipe envolvida, para garantir bom atendimento e serviços, distribuição de kits e brindes, por meio de empresas parceiras ou patrocinadoras, prover segurança, manter a organização e a limpeza do espaço, atentar-se à capacidade máxima de participantes e zelar por segurança e conforto, dentre outros fatores.
Esse envolvimento com o público pode gerar impactos positivos, quando ele for avaliado, mas mesmo que não seja realizada uma avaliação, ficarão a satisfação e a boa impressão causadas. Logo, definir o público-alvo permite criar estratégias adequadas, direcionadas conforme o perfil desse público. Essas pessoas, geralmente, além do interesse em comum pelo evento, também apresentam características em comum, o que contribui para que a organização do evento possa planejar ações assertivas e realizar a divulgação pelos canais mais apropriados, de modo eficiente.
A definição do público-alvo pode se dar por meio da preferência de quem organiza o evento, mas também é possível realizar pesquisas para entender melhor o perfil dessas pessoas e se assegurar de que realmente o evento esteja sendo organizado de modo a satisfazê-las, logo, pode ser um diferencial entender as preferências para criar as atividades, a programação e, principalmente, para definir as estratégias relacionadas ao evento. Caso o evento ainda esteja em fase inicial, pode, ainda, contribuir para as primeiras tomadas de decisão, como a escolha do local, modalidades a serem trabalhadas no evento, dentre outras informações.
Além da preocupação com a aproximação entre o público e a organização do evento, enquanto ele ocorre, há relações diretas também com equipe e fornecedores, ainda na operacionalização. É nesse momento que os contatos estabelecidos com fornecedores passam a acontecer, bem como com a equipe técnica das modalidades, como técnicos, árbitros, professores, decoradores, fotógrafos, motoristas, técnicos de luz e som, recepcionistas, locutores, dentre tantos outros, portanto, a organização prévia contribui para que o andamento aconteça sem intercorrências.
Os eventos esportivos são conhecidos por diversos fatores, mas suas cerimônias específicas, principalmente de abertura e de encerramento, com a premiação, são bastante esperadas pelo público e pelos atletas. Mas também existem outras cerimônias, direcionadas somente à organização e às equipes. De acordo com o assunto, assinale a alternativa correta.
O congresso técnico é parte do evento e é direcionado aos técnicos das modalidades.
Incorreta. No congresso técnico, são explicados os detalhes sobre o sistema de disputa e sobre a distribuição de chaves por meio de sorteio, além de sanadas dúvidas e transmitidas informações.
A cerimônia de abertura é de acesso exclusivo aos atletas.
Incorreta. A cerimônia de abertura é aberta ao público e pode até ser televisionada, além disso, ela é uma etapa bastante esperada pelo público nos megaeventos esportivos. Nessa cerimônia, são apresentados os atletas e as equipes, oficializando o início do evento, e é comum que aconteçam apresentações artísticas em comemoração.
A cerimônia de encerramento acontece após a cerimônia de premiação.
Incorreta. A premiação dos atletas não acontece em uma cerimônia específica de premiação, mas, sim, na cerimônia de encerramento, junto com outras atividades, como os agradecimentos e a retirada das bandeiras.
O congresso de encerramento é o momento mais esperado pelo público.
Incorreta. Esse congresso pode se dar de modo exclusivo para os organizadores do evento e promotores. Só acontece em grandes e megaeventos, quando se discute a respeito da próxima edição.
O congresso de abertura acontece antes do cerimonial de abertura do evento.
Correta. O congresso de abertura acontece previamente, para passar informações dos congressos técnicos, sobre suas datas, horários e locais de realização. Na ocasião, também são sanadas dúvidas a respeito de questões técnicas.
Para organizar um evento esportivo, é fundamental entender as regras do esporte em questão. Trata-se de um conhecimento básico, um diferencial para diferentes aspectos da organização de um evento dessa tipologia.
Dentre as providências necessárias, como uma das atribuições do planejamento, a fim de favorecer a operacionalização do evento, tem-se a elaboração do regulamento geral do evento, realizada pela coordenação técnica em conjunto com a coordenação geral. Sem regras, não há competição esportiva, portanto, não pode faltar um regulamento para a realização de eventos esportivos. O regulamento apresenta as regras do evento e garante que os inscritos sejam informados sobre as normas do ambiente, da convivência, das atividades e do que está previsto.
O regulamento deve ser objetivo, ou seja, apresentar, objetivamente, as intenções da organização; preciso, passar informações precisamente e com detalhes; claro, escrito corretamente e proporcionar fácil leitura, e abrangente, abordando todos os itens imprescindíveis.
Ter um documento com as regras bem explicadas e garantir a divulgação dele para os atletas e para a equipe pode contribuir com a prevenção de conflitos, uma vez que estarão descritos os termos definidos a serem utilizados, principalmente, em caso de problemas, reclamações, reivindicações, questionamentos ou demais situações.
O regulamento do evento esportivo é fundamental para organizar a prática, auxiliar na prevenção de problemas e imprevistos e prever sanções para situações necessárias, antecipando, assim, providências a serem tomadas em eventuais adversidades. Assim, sua divulgação deve acontecer para o maior número de pessoas, entre atletas, participantes, técnicos de equipes, diretores etc., e, além disso, ele deve estar disponível de modo geral. Afinal, de que valeria esse documento tão importante se ele não fosse divulgado com antecedência?
Para cada evento, deve ser criado um regulamento específico, de acordo com a situação e os fatores envolvidos, a fim de que ele possa assegurar o acontecimento, porém, alguns pontos são imprescindíveis e não podem ficar de fora. Observe alguns deles no quadro a seguir.
Quadro 1.4 - Pontos que não podem ficar de fora do regulamento
Fonte: Adaptado de Martins (2018) e Poit (2006).
Sendo completo e bem estruturado, o documento pode auxiliar em caso de imprevistos, contribuir com a segurança do evento e ser um modo de esclarecer dúvidas prontamente. Determinadas informações que o compõem também favorecem os interessados e proporcionam facilidades para a organização do evento. É possível, então, prevenir falhas e melhorar a segurança e a transparência do evento, além disso, o regulamento garante que os direitos e os deveres da organização e dos participantes sejam respeitados.
Os regulamentos de eventos esportivos são importantes documentos para a organização do evento, bem como para os atletas e para o público participante. Eles devem ser claros e objetivos e passar as informações de regras e condutas para atletas, equipes e participantes.
De acordo com o assunto, assinale a alternativa a correta.
O regulamento é um documento que apresenta as regras das modalidades.
Incorreta. O regulamento apresenta, especificamente, as regras do evento, criadas para serem utilizadas na ocasião, devendo, inclusive, ser retificado, no caso de novas edições do evento, para que não se torne obsoleto.
Por meio do regulamento, é possível alterar regras das modalidades já conhecidas.
Incorreta. O regulamento do evento não interfere nas regras das modalidades, uma vez que elas são predeterminadas e devem ser obedecidas criteriosamente na sua prática O regulamento trata das regras do evento.
O regulamento é um documento de divulgação do evento.
Incorreta. O regulamento do evento apresenta as regras e as normas do evento e deve ser divulgado. É um documento que assegura que todos conheçam as regras criadas e apresenta sanções e punições para casos em que elas sejam necessárias.
Eventos que têm regulamento estão isentos de problemas.
Incorreta. O regulamento não tem o poder de impedir alguns problemas, mas pode saná-los, de forma prática, com medidas criadas antecipadamente. Ele assegura o conhecimento de todos a respeito das regras criadas, assim como apresenta sanções e punições para casos em que elas sejam necessárias.
As normas e as regras determinadas para cada evento são informadas por meio do regulamento.
Correta. O regulamento é o documento oficial que aponta todas as informações do evento, devidamente organizadas e divulgadas aos interessados, junto com regras e intenções da organização.
Nome do livro: Planejamento de Eventos Esportivos e recreativos
Editora: Intersaberes
Autor: Dilson José de Quadros Martins
ISBN: 9788559727661
Comentário: Esse livro apresenta discussões sobre a teoria dos eventos esportivos e recreativos, em complementação às práticas envolvidas no processo, como gerenciamento de equipes, elaboração de cronogramas e identificação de riscos, para que as etapas de planejamento, organização e execução sejam um sucesso.
Nome do livro: Organização de Eventos Esportivos
Editora: Phorte
Autor: Davi Rodrigues Poit
ISBN: 9788576550501
Comentário: O autor apresenta, de forma prática e didática, cada detalhe em torno da organização de eventos, especificamente os esportivos, abordando cada uma das etapas envolvidas no processo de organização dos eventos esportivos, regras estas que são indispensáveis para se alcançar o objetivo almejado em cada ocasião.
Nome do filme: The Barkley Marathons: the race that eats its young
Gênero: Documentário
Ano: 2014
Elenco principal: Lazarus Lake e Raw Dog
Comentário: O documentário retrata uma das mais difíceis provas de corrida do mundo, que acontece nas montanhas do Tennessee. É um grande desafio para os competidores e não é diferente para os organizadores, que precisam se atentar a diversos detalhes.
Nome do filme: À procura da Felicidade
Gênero: Drama
Ano: 2006
Elenco principal: Will Smith, Jaden Smith
Comentário: O filme conta a história de um homem que perde tudo depois de uma decisão errada. E, na organização de eventos, é assim que acontece, pois decisões mal tomadas podem gerar grandes impactos. Nessa área, é preciso resiliência, para não desanimar com as falhas e manter o foco no objetivo, sabendo resolver as dificuldades.
Nome do filme: O Homem que mudou o Jogo
Gênero: Drama
Ano: 2006
Elenco principal: Brad Pitt, Jonah Hill e Chris Pratt
Comentário: Nesse filme, um gerente esportivo passa a querer desafiar o sistema existente, e, assim, busca meios de conseguir os melhores jogadores da categoria, ainda que com poucos recursos. Além de acontecer no cenário de esportes, o filme ensina sobre determinação, gestão de conflitos e administração de projetos.