Unidade IV

Ciência de Dados e Aprendizado de Máquina

Selecione a seta para iniciar o conteúdo

REFLITA

O cientista de dados precisa ter uma série de conhecimentos em várias áreas, da estatística até a ciência da computação. Porém o mercado está com dificuldades de encontrar profissionais habilitados em ciência de dados. Você acha que a área precisaria segregar melhor seus campos de conhecimento? De que forma se pode melhorar a oferta de profissionais qualificados em ciência de dados?

FIQUE POR DENTRO

Vimos a Eliza em aprendizado de máquina, certo? Ela foi considerada o primeiro chatbot que simula diálogos, comportando-se como uma psicóloga, fazendo novas perguntas com base no que o paciente está falando naquele momento. Interessante não é mesmo? Se você tem facilidade com o inglês, acesse o link indicado e converse diretamente com a Eliza, em uma implementação desenvolvida em JavaScript, disponível em: http://www.masswerk.at/elizabot/. Acesso em: 26 fev. 2020.

FIQUE POR DENTRO

O uso da ferramenta e biblioteca adequada é importante para um projeto de aprendizado de máquina. Para tanto, é sugerida a busca de maiores detalhes sobre cada recurso disponível no mercado, para que comparações possam ser feitas tanto do ponto de vista técnico como no modelo de negócio.

Seguem os links com informações sobre as principais ferramentas e bibliotecas mencionadas nesta unidade:

indicação de leitura

Nome do livro: Aprendizado de máquina para leigos

Editora: Alta Books

Autores: John Paul Mueller e Luca Massaron

ISBN: 8550802344

Este livro é bem didático para quem está iniciando na área de aprendizado de máquina, com discussões explicadas sobre o funcionamento dos algoritmos básicos de aprendizado de máquina, utilizando as linguagens Python e R. O livro apresenta vários exemplos práticos que aplicam a utilização desses algoritmos.

Aula Concluída

Você chegou ao fim desta unidade com sucesso!

VoltarAvançar