Unidade III

Inteligência Artificial (IA)

Selecione a seta para iniciar o conteúdo

FIQUE POR DENTRO

De forma similar à máquina Enigma, as mensagens trocadas via aplicativo WhatsApp baseiam-se nesse tipo de criptografia, em que uma pessoa precisa ter a chave para poder ler a mensagem trocada no aplicativo.

Você pode entender melhor sobre isso em: https://faq.whatsapp.com/pt_br/android/28030015/. Acesso em: 20 fev. 2020.

REFLITA

Mas, na prática, como podemos perceber que as IAs resolvem os problemas da indústria? Vejamos, a seguir, alguns exemplos (LUGER, 2013).

  1. Análise de dados: podem ser implantados sensores no processo produtivo, por meio de soluções de IoT (Internet das Coisas), nas tarefas repetitivas e frequentes. Com base nos dados recebidos dos sensores, as IAs podem chegar a padrões que serão utilizados para otimização das atividades de rotina.
  2. Manufatura avançada: atualmente considerada manufatura inteligente, dentro do contexto da Indústria 4.0, está adicionando robôs industriais em seus processos operacionais. Além disso, auxilia na demanda de atividades da logística.
  3. Gestão de pessoas: as IAs podem ajudar a prever um padrão de candidato que poderia se encaixar para a vaga ofertada pelos recursos humanos da empresa. Pode também ser utilizada para automatizar as rotinas de trabalho do setor.
  4. Manutenção preditiva: esse tipo de manutenção requer o acompanhamento frequente do funcionamento das máquinas, podendo ser adotadas soluções de IoT (Internet das Coisas), com uso de sensores para detectar falhas antes que ocorram paradas nas linhas de produção. Para isso, são utilizadas as IAs para realizarem esse levantamento e diagnósticos precisos para a análise das potenciais falhas que poderão ocorrer.

REFLITA

De repente, você está em casa sozinho à noite e a sua assistente pessoal Alexa começa a rir sozinha. Desesperador não? Uma assistente pessoal totalmente programável, criando atitudes de forma autônoma. Foi isso que ocorreu nos Estados Unidos com alguns usuários que registraram com vídeos e enviaram à Amazon. A empresa confirmou o problema e estava corrigindo-o.

Será que, ao inserirmos tanta Inteligência Artificial em nosso cotidiano, fazendo com que elas assumam nossas tarefas, chegará um dia em que elas começarão a decidir da forma que quiserem o que pretendem ou não fazer com a inteligência que lhes foi atribuída? (YUGE, 2018).

FIQUE POR DENTRO

O processo de aprendizagem é uma etapa fundamental para as redes neurais. Para tanto, podem ser adotadas aprendizagens supervisionadas, não supervisionadas, com ciclos iterativos de ajustes aplicados aos pesos sinápticos e boas para a melhoria do desempenho da rede.

Você pode entender melhor sobre isso no artigo Redes neurais artificiais, de Thomas Walter Rauber, disponível em: http://bit.ly/2TtX6Wc. Acesso em: 19 fev. 2020.

indicação de leitura

Nome do livro: Inteligência Artificial

Autores: Peter Norvig e Stuart Russel

Editora: Elsevier

ISBN: 9788535237016

Comentário: Esse é um livro de referência e foi o primeiro a abordar, de forma didática, os principais conceitos inerentes à Inteligência Artificial. Com ele, você aprenderá sobre o histórico de IA, suas principais aplicações e sua evolução em diferentes áreas de pesquisa.

Aula Concluída

Você chegou ao fim desta unidade com sucesso!

VoltarAvançar