Unidade II

Internet das Coisas

Selecione a seta para iniciar o conteúdo

Introdução

Caro(a) aluno(a), na segunda unidade da disciplina de Tópicos Especiais em Sistemas de Informação, veremos conceitos relacionados à internet das coisas, IDC – acrônimo equivalente em português (IoT, em inglês).

A IoT é considerada uma das principais fontes de dados para o Big Data. O surgimento do conceito de IoT ocorreu em 1999, por Kevin Ashton, com pesquisas no campo da identificação por radiofrequência (RFID, em inglês, Radio Frequency Identification) e tecnologias de sensores.

Mas o que é a internet das coisas? Consiste em uma rede de objetos físicos capaz de reunir e transmitir dados, por exemplo, a conexão de carros, veículos e outros objetos dotados de sensores e conexão com a internet. Não é fantástico?

Nesta unidade, iniciaremos com uma introdução sobre a internet das coisas, com a abordagem da história e arquitetura relacionada a IoT, bem como seus aspectos relevantes, como a segurança em seu desenvolvimento e utilização. Em seguida, estudaremos as tecnologias envolvidas utilizando os protocolos Zigbee, 6LowPan, Bluetooth, Lora, NB-IOT, e, por fim, a demonstração de usos e cases utilizados em internet das coisas.

Preparado(a)? Vamos começar!

REFLITA

A partir de 2015, a internet das coisas passou a ser considerada uma realidade, com cerca de 4,9 bilhões de dispositivos conectadas e com utilização real, obtendo um aumento de 30% em relação a 2014 e com tendência para atingir 25 bilhões até 2020. Atualmente, a internet das coisas possui suporte da comissão europeia, por meio do programa Horizon 2020, com cerca de 80 milhões de euros de financiamento disponíveis ao longo do período de 2014 a 2020 (EUROPEAN COMMISSION, 2019). Em 2020, estima-se que 50 bilhões de equipamentos estarão conectados à internet em todo o mundo, sendo que um terço dos dispositivos serão computadores, smartphones, dispositivos móveis e TVs; os tipos de “coisas” como atuadores, sensores e dispositivos inteligentes representaram os outros dois terços. Essas “coisas” são consideradas as invenções que monitoram, controlam, analisam e otimizam a tecnologia mundial.

FIQUE POR DENTRO

O Governo Federal do Brasil publicou o plano nacional de internet das coisas. O decreto contendo o plano (n. 8.854 de 2019) possui uma série de objetos para o fomento desse tipo de tecnologia no país relacionado a áreas prioritárias e cria um órgão consultivo por diversos ministérios para avaliar a sua implementação e recomendar ações.

Acesse o link e fique por dentro do plano nacional da internet das coisas: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2019/decreto/D9854.htm. Acesso em: 18 fev. 2020.

FIQUE POR DENTRO

O desenvolvimento do projeto de internet das coisas necessita de três elementos: o objetivo específico, os dispositivos inteligentes e o protocolo de comunicação.

A definição do objetivo do projeto é o primeiro passo para definir o protocolo utilizado e os dispositivos mais adequados em relação à distância de comunicação, à taxa de dados e ao consumo de energia. Esses protocolos de comunicação permitem a conexão entre diversos dispositivos, assim como o acesso em praticamente qualquer lugar do mundo. Acesse o link e fique por dentro dos protocolos mais utilizados para IoT. Disponível em: https://www.datamon.com.br/Noticia/quais-os-protocolos-mais-utilizados-para-iot. Acesso em: 18 fev. 2020.

indicação de leitura

Nome do livro: IoT: como usar a "internet das coisas" para alavancar seus negócios

Editora: Autêntica Business

Autor: Bruce Sinclair

ISBN: 9788551303566

: Este livro mostra uma visão detalhada da IoT em relação à maneira como consumidores e empresas adquirem e usam os produtos. Muito além da tecnologia, a IoT é considerada uma questão estratégica e, consequentemente, assunto a ser pautado na agenda de qualquer dirigente ou gestor que não queira ser surpreendido pela concorrência ou por novos modelos de negócios disruptivos. Além do conhecimento sobre IoT, esse livro proporciona a segurança necessária para aprofundar a discussão sobre IoT na sua organização e como usá-la para alavancar seus negócios.

INDICAÇÃO DE FILME

Nome do filme: Minority Report

Gênero: Ficção Científica

Ano: 2002

Elenco principal: Tom Cruise, Colin Farrell, Samantha Morton e Max von Sydow

O filme foi ambientado em 2054, em que a polícia PreCrime de Washington segura os assassinos antes de agir, reduzindo, assim, a taxa de assassinatos a zero. Com isso, os assassinatos são identificados usando três seres mutantes, chamados "Precogs", que realizaram a pré-visualização de crimes recebendo visão do futuro. No filme, surgem cenas de internet das coisas quando o personagem principal, John Anderton, caminha na estação do metrô em Washington e diversos outdoors interativos com sensores detectam sua presença, além de chamarem por seu nome e sugerirem bebidas e viagens com base no seu perfil de consumo. Além disso, os carros do filme são guiados sem a intervenção humana.

Aula Concluída

Você chegou ao fim desta unidade com sucesso!

VoltarAvançar