Unidade I

BIG DATA

Selecione a seta para iniciar o conteúdo

REFLITA

A série Black Mirror (produzida pela Netflix) aborda em seus episódios a relação da sociedade com a tecnologia em uma perspectiva futurista e algumas vezes sombria. No primeiro episódio da segunda temporada, intitulado “Be Right Back”, depois de perder o namorado em um acidente e descobrir que estava grávida, a personagem Martha resolve contratar um serviço de tecnologia que, por meio dos dados de e-mail e de redes sociais de seu companheiro, disponibiliza um serviço que promete diminuir a dor do luto. Depois de entregar os dados da conta de e-mail e das redes sociais, o serviço contratado atuava em etapas: inicialmente, simulava a voz e a personalidade do namorado em conversas telefônicas, posteriormente, na etapa final, Martha recebeu uma versão android que se assemelhava fisicamente ao seu namorado. As informações coletadas anteriormente foram projetadas como memórias no robô. Com o passar do tempo, Martha percebeu que faltavam características humanas, uma vez que o robô apenas seguia suas ordens. Ao tentar desfazer seu “erro”, ela pediu para que o robô se jogasse de um penhasco e, para sua surpresa, ele não a obedeceu e implorou por sua “vida”. Por fim, ela atendeu ao pedido, mas o manteve guardado no sótão.

O episódio nos faz refletir sobre quais são as reais aplicações da utilização de dados disponibilizados na rede. Qual sua opinião sobre a atitude de Martha tentar interferir no ciclo natural da vida (como o luto após a morte)? Da forma como foram apresentadas, essas deveriam ser preocupações de quem produz ferramentas para Big Data?

FIQUE POR DENTRO

A indústria 4.0 (ou a 4a revolução industrial), como definem alguns autores da área, se constitui de uma massiva utilização de ferramentas e de sistemas conectados, trabalhando com análise de grandes massas de dados em tempo real para ampliar as relações entre produtos, empresas, serviços e clientes. Além disso, tem o objetivo de otimizar e reduzir custos de produção. Para saber mais, seguem alguns links que abordam esse tema sob diferentes pontos de vista: http://bit.ly/2wmbdou e http://bit.ly/2PHnFWM. Acesso em: 14 jan. 2020.

FIQUE POR DENTRO

A empresa Heikima desenvolve soluções para Big Data e disponibilizou um e-book para iniciantes no assunto apresentando os conceitos, ferramentas e alguns casos de sucesso relacionados a Big Data e Data Analytics. Acesse o link e leia o e-book: https://www.academia.edu/36849026/O_GUIA_DEFINITIVO_DE_BIG_DATA_PARA.

Acesso em: 14 jan. 2020.

FIQUE POR DENTRO

A atividade de transformação dos dados é importante para alimentar o DW, entretanto essa atividade gera uma grande carga de trabalho, já que os dados são carregados de fontes diversas e precisam ser selecionados e padronizados para gerar os repositórios do DW de forma que apenas os dados relevantes possam fazer parte desse repositório. Para entender mais sobre esse processo, acesse o link a seguir:  http://bit.ly/3aoOwP1. Acesso em: 14 jan. 2020.

FIQUE POR DENTRO

Um exemplo de melhoria pode ser observado no caso da Caesars Entertainment, uma empresa de cassinos americana. Essa empresa implantou um novo sistema Hadoop para análise de dados com o intuito de auxiliar nas atividades de criação de campanhas específicas de marketing, alcançando os numerosos tipos de clientes. Com a utilização do novo sistema, a empresa estima uma redução no tempo de processamento de 6 horas para 45 minutos, além de visualizar resultados mais precisos nas sugestões de experiências para os usuários e uma maior segurança em suas transações financeiras. Segundo informações da empresa, após a mudança no sistema de análise de dados, o número de registros processados chegou a ultrapassar o valor de 3 milhões por hora.

Leia mais em: https://cio.com.br/sete-casos-de-uso-do-hadoop-em-aplicacoes-de-big-data/. Acesso em: 14 jan. 2020.

indicação de leitura

Nome do Livro: Big Data: O futuro dos dados e aplicações

Autor:  Felipe Nery Rodrigues Machado

Editora: Érica

ISBN: 9788536527000

Esse livro se propõe a apresentar os principais fundamentos de Big Data, seu histórico e sua utilização. Apresenta as diferenças entre as ferramentas que utilizam Big Data. Mostra, ainda, as tecnologias empregadas e as aplicações reais dessas ferramentas e tecnologias.

Aula Concluída

Você chegou ao fim desta unidade com sucesso!

VoltarAvançar