Unidade IV

Impacto das Tecnologias da Informação e da Comunicação em Diferentes Contextos

Selecione a seta para iniciar o conteúdo

FIQUE POR DENTRO

É inegável que as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) são fundamentais para enriquecer os métodos de ensino. Acesse o seguinte link e veja 8 motivos para usar a tecnologia na educação.  Disponível em: http://bit.ly/2ZtsXYk.

REFLITA

Devemos compreender que é importante aplicar as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no contexto escolar, visto que elas tornam as aulas mais dinâmicas e atrativas, unindo as “antigas” formas de ensinar com as novas possibilidades que surgiram por meio da tecnologia.

FIQUE POR DENTRO

Você sabia que algumas empresas acompanham o comportamento de seus funcionários nas redes sociais e as utilizam para investigá-los antes de uma possível contratação?

Para saber mais sobre esse assunto, leia o texto disponível em: https://glo.bo/31EVwDS.

REFLITA

É inegável que as inovações trazidas pelas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) nos negócios geraram inúmeros benefícios para as empresas, como redução de tempo em rotinas, melhoria de produtos, entre outros. Porém é necessário que os profissionais sejam capacitados para administrarem essa tecnologia.

FIQUE POR DENTRO

Você sabia que o Brasil é o segundo país no mundo com maior número de crimes cibernéticos? Para saber mais, leia o texto disponível em: http://bit.ly/2Imdt2B.

FIQUE POR DENTRO

Caro(a) acadêmico(a), você já ouviu falar na Deep Web, a parte sombria da internet? Para saber mais acerca desse assunto, leia o texto disponível em: http://bit.ly/2MVNnrq.

REFLITA

É inegável que, com a evolução da internet, seu uso se tornou mais acessível. Assim, o que antes era privilégio de alguns hoje está acessível a qualquer indivíduo. Isso tornou a internet um local, muitas vezes, “inseguro”. Desse modo, precisamos ficar atentos para não cairmos em alguma armadilha digital.

FIQUE POR DENTRO

Você sabia que duas em cada três pessoas receberam fake news nas últimas eleições? Para saber mais acerca do assunto, leia o texto disponível em: http://bit.ly/2INI3kN.

REFLITA

Caro(a) acadêmico(a), estamos na era da informação e é necessário que saibamos administrá-la de maneira efetiva, transformando-a em vantagem. Também, é importante que tenhamos discernimento para analisar e filtrar as informações que recebemos, a fim de não colaborarmos com a proliferação de notícias falsas.

indicação de leitura

Nome do livro: As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação no Trabalho Docente

Editora: Appris.

Autor: Clodoaldo Almeida dos Santos e Antonio Sales.

ISBN: 8547304037.

As Tecnologias da Informação e Comunicação estão presentes em nosso cotidiano e não poderiam ficar de fora do contexto escolar. Este livro retrata a evolução digital realizada por meio das ferramentas tecnológicas. Além das reflexões pessoais do autor, o livro nos mostra algumas entrevistas com professores, proporcionando uma ideia de como os docentes veem as tecnologias em sala.

indicação de leitura

Nome do livro: Big Data Para Leigos

Editora: Alta Books.

Autor: Judith Hurwitz , Alan Nugent, Dr. Fern Halper e Marcia Kaufman.

ISBN: 8576089556.

O Big Data como um todo pode ser complexo de se entender. Este livro nos dá uma ideia simples do que é, e não é, Big Data. Além disso, auxilia-nos na identificação de ferramentas, implementação e a importância de utilizá-lo em uma organização. Assim, pode proporcionar ao acadêmico a ampliação de seus conhecimentos sobre esse assunto tão importante.

INDICAÇÃO DE FILME

Nome do filme: INVASORES - NENHUM SISTEMA ESTÁ À SALVO

Gênero: Suspense

Ano: 2014.

Elenco principal: Tom Schilling, Elyas M'Barek, Wotan Wilke Möhring

Este filme retrata a história de um jovem hacker chamado Benjamin. Ele se sente invisível, até que se junta a outros hackers que formam um grupo chamado CLAY, para realizarem ataques cibernéticos em vários locais. O filme tem cenas fortes e nos faz refletir se realmente estamos preparados para lidar com ataques hackers e nos protegermos deles.

Aula Concluída

Você chegou ao fim desta unidade com sucesso!

VoltarAvançar