Assinale a alternativa que descreve o desenvolvimento, a utilização e o funcionamento do ENIAC (Electronic Numerical Integrator and Computer).
Foi desenvolvido pelos Estados Unidos, na Segunda Guerra Mundial, com o objetivo de realizar cálculos balísticos, pesava cerca de 30 toneladas e realizava por volta de 5 mil operações por segundo.
Correta. O ENIAC (Electronic Numerical Integrator and Computer) foi o primeiro computador desenvolvido pelos Norte-Americanos, sendo considerado parte da primeira geração de computadores que era muito diferente dos modelos que utilizamos hoje, pois era tão grande que ocupava salas inteiras, já que foi projetado para ser utilizado na guerra para fazer cálculos balísticos, com cerca de 17.000 válvulas, 30 toneladas e realizando 5.000 operações por segundo.
Foi desenvolvido pelos Estados Unidos, com o objetivo de revolucionar o mercado tecnológico, pesava cerca de 300 quilos e realizava por volta de 5 mil operações por segundo.
O ENIAC não pesava 300 quilos e sim 30 toneladas.
Foi desenvolvido no Reino Unido, com o objetivo de realizar cálculos balísticos, pesava cerca de 30 toneladas e realizava por volta de 5 mil operações por segundo.
O ENIAC não foi desenvolvido no Reino Unido e sim nos Estados Unidos.
Foi desenvolvido pelos Estados Unidos, na Primeira Guerra Mundial, com o objetivo de realizar cálculos balísticos, pesava cerca de 30 toneladas e realizava por volta de 5 mil operações por segundo.
O ENIAC não foi desenvolvido na Primeira Guerra Mundial e sim na Segunda.
Foi desenvolvido na França, na Segunda Guerra Mundial, com o objetivo de realizar cálculos balísticos, pesava cerca de 30 toneladas e realizava por volta de 5 mil operações por segundo.
O ENIAC não foi desenvolvido na França e sim nos Estados Unidos.
Com a propagação das redes sociais, foi dado início a uma forma de discutir e refletir sobre os mais diferentes assuntos. Assinale a alternativa que contém o que foi inaugurado nesse período.
A Sociedade da Leitura.
A palavra leitura não faz parte do texto, o que elimina essa alternativa. O correto é dizer que estamos vivendo uma sociedade do conhecimento, caracterizada pela extensão de informações veiculadas todos os dias.
A Sociedade da Escrita.
A palavra escrita não faz parte do texto, o que elimina essa alternativa. O correto é dizer que estamos vivendo uma sociedade do conhecimento, caracterizada pela extensão de informações veiculadas todos os dias.
A Sociedade do Conhecimento.
Conhecimento pode ser definido, de modo geral, como: “Ação de entender por meio da inteligência, da razão ou da experiência” (CONHECIMENTO, on-line). Ao analisarmos essa definição, observamos que o grande acesso às informações não tem sentido se não soubermos aplicá-las, produtivamente. Ainda, conforme Crawford (1994, p. 21), a informação torna-se inútil sem o conhecimento do ser humano para aplicá-la, produtivamente. Provavelmente, um livro que não é lido não tem valor para ninguém, o que reforça a ideia de uma sociedade interligada pela informação e pelo conhecimento.
A Sociedade da Comunicação.
A palavra comunicação não faz parte do texto, o que elimina essa alternativa. O correto é dizer que estamos vivendo uma sociedade do conhecimento, caracterizada pela extensão de informações veiculadas todos os dias.
A Sociedade da Internet.
As palavras sociedade e internet não fazem parte do texto, o que elimina essa alternativa. O correto é dizer que estamos vivendo uma sociedade do conhecimento, caracterizada pela extensão de informações veiculadas todos os dias.
Na década de 90, a expressão “Redes de Conhecimento” passou a ser utilizada de forma mais frequente, dando destaque a interação entre as organizações em rede, dentro de um contexto de ensino, em que a área da educação começa a atravessar um momento de grandes desafios, pois precisa se adaptar às novas formas de ensino/aprendizagem. Ao analisarmos a tirinha, a seguir, podemos perceber uma crítica em relação a uma situação em sala de aula. Essa crítica traduz a divergência entre o ideal e o real, sendo assim, assinale a alternativa que expressa a que ela se refere.
A escola está desatualizada e com estruturas que não acompanham os alunos, que estão atualizados, no que diz respeito ao uso das tecnologias.
Correta. A tirinha mostra um ambiente escolar desatualizado, em que alunos se utilizam em relação às tecnologias, mas os professores continuam a utilizar ferramentas do passado e não se atualizam para acompanhar o desenvolvimento tecnológico.
É viabilizado o uso das TICs, em sala de aula, pelos alunos.
Incorreta. Compreendendo que a aprendizagem sistemática e reflexiva só acontece se afastarmos os estudantes do universo virtual, que traz informações prontas, sem considerar o ato de pensar e sentir, a tirinha indica uma educação tradicional, em que os professores e o ambiente virtual desconsideram o uso das tecnologias, o que já não deve ser ignorado nos dias de hoje.
A escola está correta em insistir no uso de ferramentas desatualizadas, como giz e lousa, utilizando-se do método tradicional para que realize sua missão de inserir o país na civilização letrada.
A crítica reflete a ideia contrária, em que a educação tradicional já não está de acordo com a realidade que vivemos e a sociedade na qual estamos inseridos. É necessário que a educação se adeque ao uso das tecnologias.
A escola proíbe o uso das tecnologias, pois não é lugar para esses tipos de ferramentas.
A escola não proíbe a utilização de tecnologias, desde que usadas de forma didática e para fins educacionais, mas, também, não viabiliza recursos suficientes para o seu emprego.
A escola motiva seus profissionais a não buscarem se aperfeiçoar no uso das novas tecnologias.
A crítica da tirinha reside no fato que os professores estão desatualizados, e os alunos não, causando uma divergência nesse contexto.
As recentes mudanças na sociedade de hoje direcionam um mercado de trabalho especializado em um tipo de profissional que consiga atender, de forma satisfatória, suas especificidades. Tendo isso em vista, assinale a alternativa que apresenta as características listadas por esse tipo de profissional.
Reúne os mais diversos conhecimentos, que possam tanto aprender quanto ensinar.
Alternativa correta, pois as novas mudanças na sociedade são evidentes e fica nítido que o mercado de trabalho busca, hoje, profissionais que reúnam os mais diversos conhecimentos e que possam tanto aprender quanto ensinar em uma postura dinâmica em atitudes e tomadas de decisões. É possível encontrar esse tipo de profissional, pois estamos vivendo a denominada “Sociedade do Conhecimento”.
Use a tecnologia somente para entretenimento.
Alternativa incorreta, pois o mercado busca profissionais que sejam focados e não desperdicem o tempo de trabalho utilizando a tecnologia para lazer, em horário de trabalho.
Aprenda somente da forma tradicional.
Alternativa incorreta, pois o mercado busca profissionais que aprendam de várias maneiras, não, somente, da tradicional.
Trabalhe com conteúdos específicos e não esteja disposto a aprender.
Alternativa incorreta, pois o mercado busca profissionais que estejam dispostos a aprender e trabalhem com diversos conteúdos.
Cidadão habilitado em somente uma área específica.
Alternativa incorreta, pois o mercado busca profissionais que possam atuar em mais de um setor dentro da empresa.
Graças ao avanço das tecnologias tanto em hardware quanto em software, pode-se dizer que houve um aumento quantitativo e significativo de usuários nas redes sociais no que tange a diversidade cultural e social. Tendo isso em vista, assinale a alternativa que indica de que forma se dá essa diversidade nas redes.
Pela liberdade de expressão e democracia ao conhecimento.
Correta. As redes sociais potencializam a propagação da diversidade cultural e social, democratizando o acesso ao conhecimento e atraindo seus usuários de acordo com suas áreas de interesse. É possível também expressar preferências em diversas áreas, tais como de direitos políticos, religiosos, gênero, raça, cor etc. Por meio das redes sociais esses direitos e exercícios democráticos se tornam mais comuns, pois é possível se dizer o que pensa e expressar opiniões nos mais diversos assuntos, isto amplia o grau de igualdade dos usuários, independente da classe social, religião, sexo e até mesmo idade.
Pela desigualdade de ideias e opressão com algumas pessoas.
Incorreta. As redes propiciam o debate a um amplo número de ideias que, geralmente não são iguais umas às outras, mas nem por isso elas devem oprimir alguém ou gerar problemas maiores do que as discussões puramente ideológicas, sem ofensas e opressão de ideias.
Pela exclusão de algumas pessoas pouco letradas digitalmente nas redes.
Incorreta. A diversidade nas redes não se dá pela exclusão de pessoas pouco ou muito letradas digitalmente e sim ao contrário. Quanto mais usuários as redes tiverem, maior será essa diversidade digital.
Por a internet mostrar-se uma “terra sem leis”.
Incorreta. Apesar de termos visto exemplos de variados crimes por ofensas, injúrias, perseguições ideológicas e outros crimes cibernéticos nos últimos tempos, a internet tem um respaldo legal de crimes cometidos digitalmente para quem se sentir lesado e não é dessa forma que ocorre a diversidade nas redes.
Por as pessoas conseguirem publicar mensagens de disseminação negativa e não haver crimes digitais.
Incorreta. Hoje em dia, os crimes cometidos virtualmente são investigados e punidos de acordo com o que acontece. Dessa forma, a diversidade cultural e social não ocorre mediante isso, pelo contrário, quanto maior o número de usuários que utilizam as redes para variadas funções e não para publicar mensagens de ódio e negativamente é que se dá essa diversidade.
Conforme o que foi estudado sobre inclusão e exclusão digital, a inclusão digital possibilita às pessoas das mais variadas idades e classes sociais o uso de múltiplas ferramentas, onde por meio delas se aprende, mas também se ensina mediante o uso diário dos conteúdos disponíveis nas mais diversas formas de acesso. Tendo isso em vista, assinale as afirmativas que trazem benefícios às pessoas nesse processo de inclusão.
I. Exercitar a mente.
II. Evitar o isolamento.
III. Evitar a solidão.
IV. Como forma de entretenimento.
V. Desatualização sobre fatos acontecidos no país e no mundo.
Assinale a alternativa correta.
I, II e IV, apenas.
Incorreta. As afirmativas I, II e IV estão corretas, porém faltou assinalar a opção III, pois a inclusão digital também propicia que se evite a solidão do sujeito, pela interação que este vai ter com outras pessoas.
I, II e III, apenas.
Incorreta. As afirmativas I, II e III estão corretas, porém faltou assinalar a opção IV, pois a inclusão digital também propicia o entretenimento e não só o exercício da mente e o evitamento da solidão e do isolamento.
I, II e V, apenas.
Incorreta. As afirmativas I e II estão corretas, porém faltou assinalar a opção III e IV e a afirmativa V está incorreta. Exercitar a mente e evitar o isolamento são fatores que a inclusão digital propicia ao indivíduo que utiliza recursos tecnológicos, como também evitar a solidão e como forma de entretenimento, mas não ocorre a desatualização sobre fatos acontecidos no país e no mundo e sim o contrário.
II, IV e V, apenas.
Incorreta. As afirmativas II e IV estão corretas, porém faltou assinalar a opção I e III e a alternativa V é incorreta. Evitar o isolamento e como forma de entretenimento são fatores que a inclusão digital influencia no indivíduo, assim como exercitar a mente e evitar a solidão, mas não ocorre a desatualização sobre os fatos acontecidos no país e no mundo e sim o contrário.
I, II, III e IV.
Correta. Dentre os vários benefícios que se pode listar tendo em vista a inclusão digital estão: exercitar a mente, evitar o isolamento, evitar a solidão e sua utilização como forma de entretenimento. Tal inclusão nos traz a ideia de evolução permanente onde entende-se que os “excluídos digitalmente” poderão ter a sensação de viverem à margem de uma limitação social.
Conforme as tendências em tecnologias da informação e conhecimento, enumere a primeira coluna de acordo com a segunda com os 5Vs do Big Data.
1 – Volume.
2 – Veracidade.
3 – Velocidade.
4 – Valor.
5 – Variedade.
( ) É a grande quantidade de dados não estruturados a serem utilizados que deverão ser analisados e convertidos em informações para auxiliar o crescimento da organização.
( ) Um dos desafios do Big Data é a agilidade, onde a análise de dados deve ser realizada em tempo real, pois corre o risco das informações se tornarem ultrapassadas.
( ) Se há um grande volume, como dito anteriormente, há também uma grande variedade e esta variedade nos é fornecida pelas mais variadas fontes que podem ser as redes sociais, e-mail, aplicativos, entre outros.
( ) A seleção de informações é de extrema importância para a comprovação da veracidade das informações obtidas, pois trabalha-se, como já citado, com um grande volume de dados, o que pode ocasionar inveracidade de fatos.
( ) Com tantos dados disponíveis é necessário filtrar os que realmente irão gerar lucro para a empresa, pois este grande volume de dados precisa ser utilizado de forma positiva segundo os objetivos específicos, agregando valores e a impulsionando frente a concorrência.
Assinale a alternativa que corresponde a sequência correta.
2, 4, 3, 5 e 1.
Incorreta. Baseado nas informações tratadas nesta unidade, esta sequência numérica não se encaixa nas lacunas, a sequência correta seria: 1, 3, 5, 2 e 4.
1, 3, 4, 2 e 5.
Incorreta. Baseado nas informações tratadas nesta unidade, esta sequência numérica não se encaixa nas lacunas, a sequência correta seria: 1, 3, 5, 2 e 4.
1, 3, 5, 2 e 4.
Correta. Baseado nas informações tratadas nesta unidade, esta é a ordem correta 1, 3, 5, 2 e 4. O conjunto de estratégias e ferramentas capaz de gerenciar o volume de dados que é criado diariamente é o Big Data, e seu uso movimenta alguns bilhões na área da tecnologia. Por meio deste processo, os dados são coletados e armazenados para que possam ser utilizados na construção de relatórios, gráficos e demais ferramentas que auxiliarão uma empresa a projetar seu desenvolvimento e as possibilidades de crescimento. Porém, não são só as empresas de TI que podem utilizar esta tecnologia, mas todas e quaisquer organizações que necessitem de armazenamento de dados, pois o Big Data utiliza estratégias de armazenamento que não são as mesmas que usamos para armazenar dados comuns, ele precisa ser flexível e suportar grandes volumes. Assim, os aspectos funcionais do Big. Data são denominados cinco Vs, que são: Volume, Variedade, Velocidade, Veracidade e Valor.
3, 4, 2, 5 e 1.
Incorreta. Baseado nas informações tratadas nesta unidade, esta sequência numérica não se encaixa nas lacunas, a sequência correta seria: 1, 3, 5, 2 e 4.
1, 2, 3, 4 e 5.
Incorreta. Baseado nas informações tratadas nesta unidade, esta sequência numérica não se encaixa nas lacunas, a sequência correta seria: 1, 3, 5, 2 e 4.
Segundo a contextualização que Pedro e Bruno (2004, p. 2-3) fazem sobre a questão da exposição nas redes sociais e da relação entre o público e o privado, considere o excerto, a seguir, e verifique o comando do exercício.
A exposição de si na Internet estende ainda mais a visibilidade ao indivíduo comum, sobretudo se comparada a programas do tipo ________, onde a entrada do “qualquer um” depende de instâncias decisórias que são centralizadas e, portanto, escapam ao próprio indivíduo. [...] O ingresso no mundo da “________”, daquilo que antes se encontrava recolhido na interioridade ou na privacidade atesta uma __________, um sentido e uma experiência da intimidade que se constituem prioritariamente na exposição ao olhar do outro. Daí o retorno ou a pertinência da questão do espetáculo.
Assinale a alternativa com as palavras que preenchem as lacunas, respectivamente.
reality shows, aparência, subjetividade.
Esta alternativa preenche corretamente as lacunas. O trecho se apresenta na íntegra dessa forma: A exposição de si na Internet estende ainda mais a visibilidade ao indivíduo comum, sobretudo se comparada a programas do tipo reality shows, onde a entrada do “qualquer um” depende de instâncias decisórias que são centralizadas e, portanto, escapam ao próprio indivíduo. [...] O ingresso no mundo da “aparência”, daquilo que antes se encontrava recolhido na interioridade ou na privacidade atesta uma subjetividade, um sentido e uma experiência da intimidade que se constituem prioritariamente na exposição ao olhar do outro. Daí o retorno ou a pertinência da questão do espetáculo.
exposição, intimidade, espetáculo.
Incorreta. Esta alternativa não preenche corretamente as lacunas. O correto seria “reality shows, aparência, subjetividade”.
reality shows, visibilidade, aparência.
Incorreta. Esta alternativa não preenche corretamente as lacunas. O correto seria “reality shows, aparência, subjetividade”.
intimidade, subjetividade, exposição.
Incorreta. Esta alternativa não preenche corretamente as lacunas. O correto seria “reality shows, aparência, subjetividade”.
internet, indivíduo, aparência.
Incorreta. Esta alternativa não preenche corretamente as lacunas. O correto seria “reality shows, aparência, subjetividade”.
Para Schlemmer e Carvalho (2005, p. 2), as comunidades virtuais são “redes eletrônicas de comunicação interativa autodefinidas, organizadas em torno de um item específico”, que se organizam devido a:
finalidades ou motivos compartilhados.
Essa alternativa não completa a ideia do autor. O correto é “interesse ou finalidade compartilhados”.
afinidades ou finalidades compartilhadas.
Essa alternativa não completa a ideia do autor. O correto é “interesse ou finalidade compartilhados”.
discussões ou finalidades compartilhadas.
Essa alternativa não completa a ideia do autor. O correto é “interesse ou finalidade compartilhados”.
opiniões ou finalidades compartilhadas.
Essa alternativa não completa a ideia do autor. O correto é “interesse ou finalidade compartilhados”.
interesse ou finalidade compartilhados.
Alternativa correta. Essa alternativa completa, corretamente, a ideia do autor, pois o trecho, na íntegra, é “as comunidades virtuais são redes eletrônicas de comunicação interativa autodefinidas, organizadas em torno de um interesse ou finalidade compartilhados” (SCHLEMMER; CARVALHO, 2005, p. 2).
Segundo os pontos positivos, relacionados ao uso das redes sociais e às relações pessoais, considere os itens a seguir.
I. Atualização de informações em tempo real, quanto aos mais diversos assuntos.
II. Perda de concentração.
III. Aquisição de novos conhecimentos, como receitas, dicas ou tutoriais para facilitar o dia a dia.
IV. Perda de produtividade.
V. Encontro de parentes, amigos e até amores.
Está correto o que se afirma em:
I, III e V, apenas.
Alternativa correta, pois alguns pontos positivos acerca das redes sociais são: atualização de informações em tempo real, aprendizado de novas receitas, de dicas, tutoriais e de uma infinidade de outros meios para facilitar o dia a dia das pessoas, e encontro de pessoas, sejam familiares, amigos, sejam outros interesses afetivos.
I, II e III, apenas.
Alternativa incorreta, pois a afirmativa II (perda de concentração) não pode ser considerada um ponto positivo.
I, II e V, apenas.
Alternativa incorreta, pois a afirmativa II (perda de concentração) não pode ser considerada um ponto positivo.
II, IV e V, apenas.
Alternativa incorreta, pois as afirmativas II (perda de concentração) e IV (perda de produtividade) não podem ser consideradas pontos positivos.
I, II, III, IV e V.
Alternativa incorreta, pois as afirmativas II (perda de concentração) e IV (perda de produtividade) não podem ser consideradas pontos positivos.
A internet dá velocidade ao espaço democrático, por meio da comunicação constante entre indivíduos nas redes sociais e das movimentações planejadas no espaço digital, as quais são colocadas em prática com grande participação popular. Essa participação mistura dois espaços. Quais são eles?
Espaços acadêmico e virtual.
Essa alternativa não completa a ideia do texto. A resposta correta é espaço físico e espaço digital.
Espaços físico e digital.
Alternativa correta, pois é visível a velocidade que a internet dá ao espaço democrático, por meio da comunicação constante entre indivíduos nas redes sociais e das movimentações planejadas no espaço digital e que foram colocadas em prática com grande participação popular, a qual mistura o espaço físico e o digital.
Espaços físico e escolar.
Essa alternativa não completa a ideia do texto. A resposta correta é espaço físico e espaço digital.
Espaços virtual e acadêmico.
Essa alternativa não completa a ideia do texto. A resposta correta é espaço físico e espaço digital.
Espaços físico e popular.
Essa alternativa não completa a ideia do texto. A resposta correta é espaço físico e espaço digital.
A globalização surgiu para derrubar barreiras de espaço e tempo, principalmente nos meios de transporte e comunicação, nos quais as distâncias deixaram de ser obstáculo. Por meio da internet, cada vez mais, as pessoas estão descobrindo uma forma eficiente e rápida para quebrar essas barreiras. Nesse contexto, quais aspectos podem ser obtidos de forma saudável?
I. Troca de informações.
II. Venda de produtos.
III. Divulgação de notícias falsas.
IV. Criação de perfis falsos.
V. Disseminação de ideias.
Está correto o que se afirma em:
I, II e IV, apenas.
Alternativa incorreta, pois a afirmativa IV (criação de perfis falsos) não é uma forma eficiente e saudável de quebrar barreiras por meio da internet.
I, II e III, apenas.
Alternativa incorreta, pois a afirmativa III (divulgação de notícias falsas) não é uma forma eficiente e saudável de quebrar barreiras por meio da internet.
I, II e V, apenas.
Alternativa correta. As afirmativas são consideradas formas eficientes e saudáveis de quebrar barreiras por meio da internet. Trocar informações, vender produtos e espalhar ideias são finalidades positivas da globalização que a internet proporcionou. Mediante a internet, cada vez mais, as pessoas descobrem formas eficientes e rápidas para quebrar barreiras antes consideradas intransponíveis.
II, IV e V, apenas.
Alternativa incorreta, pois a afirmativa IV (criação de perfis falsos) não é uma forma eficiente e saudável de quebrar barreiras por meio da internet.
I, IV e V, apenas.
Alternativa incorreta, pois a afirmativa IV (criação de perfis falsos) não é uma forma eficiente e saudável de quebrar barreiras.
O uso das TICs, na área da Educação, para a mediação entre professor/aluno/conteúdo tem sido de fundamental importância, pois traz diversos benefícios para um número maior de pessoas. Porém, para que as TICs se tornem cada vez mais efetivas nessa área, é necessário:
utilizá-las somente para selecionar e organizar os conteúdos.
O uso da palavra “somente” tornou esta alternativa incorreta, pois as TICs não devem ser usadas somente para selecionar e organizar os conteúdos, podendo ser aplicadas em diversas situações.
utilizá-las limitando o acesso do educando na busca de informações em outras fontes.
As TICs não devem ser utilizadas de forma que limitem o educando, e sim como uma maneira de agregar conhecimentos.
não disponibilizar aos educandos o acesso a equipamentos necessários para pesquisas relacionadas aos conteúdos estudados.
É importante que os educandos tenham acesso às tecnologias para fazer pesquisas, entre outros.
utilizá-las no contexto educacional, tornando, assim, mais eficientes e produtivos os processos de ensino/aprendizagem.
Utilizar as TICs no contexto educacional torna mais eficiente os processos de ensino/aprendizagem, pelas facilitações, pela rapidez e pelas contribuições aos processos educacionais.
impossibilitar o seu uso para a realização de atividades corriqueiras em sala de aula.
As TICs surgiram para facilitar nossas tarefas. Quanto mais puderem facilitar nosso dia a dia melhor, então não faz sentido impedir seu uso em sala.
As inovações trazidas para as áreas de negócios por meio das Tecnologias da Informação e Comunicação fizeram com que o tempo gasto na execução de uma determinada atividade fosse reduzido. Assim, esse tempo pode ser aproveitado para maximizar a qualidade dos serviços. A impressora 3D foi uma dessas inovações que vieram para facilitar a vida das pessoas. Em relação a essa impressora, assinale a alternativa correta.
As impressoras 3D, quando foram criadas, tinha um custo acessível a todos.
Quando as impressoras 3D foram criadas, seu custo era alto e não acessível a todos.
Para que algum objeto seja impresso em 3D, é necessário primeiramente realizar a modelagem.
Um objeto impresso em uma impressora 3D precisa ter um molde, que é elaborado previamente por meio de algum software.
A impressora 3D não traz nenhum tipo de vantagem a quem a utiliza.
A impressora 3D traz vantagens a quem a utiliza, pois pode imprimir diversos objetos com diversos tipos de materiais.
A impressora 3D não pode ser considerada um avanço tecnológico.
A impressora 3D é um grande avanço tecnológico na área de tecnologia.
A primeira impressora 3D foi produzida no Brasil.
A primeira impressora 3D não foi criada no Brasil, e sim nos Estados Unidos.
Quando se percebe uma ameaça digital, o primeiro passo é procurar uma delegacia especializada em Crimes virtuais, para que haja instrução acerca dos próximos passos a serem tomados e de quais leis já foram criadas relacionadas aos crimes na internet. Em relação às leis específicas a crimes cometidos na internet, avalie as seguintes informações:
Está correto o que se afirma em:
Apenas I, II, III e IV.
A assertiva II (Lei nº 9.394/1996) é referente à LDB e a assertiva IV (Lei nº 8.069/1990) é referente ao ECA e não a crimes digitais na internet. As assertivas corretas são I, III e V.
Apenas I, II e III.
A assertiva II (Lei nº 9.394/1996) é referente à LDB e não a crimes digitais na internet. As assertivas corretas são I, III e V.
Apenas I, III e V.
A assertiva I diz respeito à Lei nº 12.735/12, conhecida como “Lei Azeredo”, tendo como ponto principal a determinação para que a polícia crie setores especializados no combate a crimes cibernéticos. A assertiva III diz respeito à Lei nº 12.965/14, conhecida como Marco Civil da Internet, que regula o uso da internet no Brasil. Já a assertiva V, diz respeito à Lei nº 12.737/2012, conhecida como “Lei Carolina Dieckmann”. Essa Lei recebeu tal nome midiático depois que a atriz Carolina Dieckmann teve diversas fotos divulgadas na internet, após receber ameaças para que pagasse uma quantia em dinheiro.
Apenas I, II, IV e V.
A assertiva II (Lei nº 9.394/1996) é referente à LDB e a assertiva IV (Lei nº8.069/1990) é referente ao ECA e não a crimes digitais na internet. As assertivas corretas são I, III e V.
Todas as assertivas estão corretas.
A assertiva II (Lei nº 9.394/1996) é referente à LDB e a assertiva IV (Lei nº 8.069/1990) é referente ao ECA e não a crimes digitais. As assertivas corretas são somente a I, III e V.
As notícias falsas ganham força, normalmente, em campanhas políticas, como no caso em que a candidata à presidência dos Estados Unidos, Hillary Clinton, teve conteúdos falsos propagados e compartilhados pelos eleitores do candidato adversário. Com base no que você estudou sobre fake news, informe se é verdadeiro (V) ou (F) o que se afirma a seguir.
I. ( ) Notícias falsas são frequentemente disseminadas, como o emblemático caso que aconteceu em São Paulo, no município do Guarujá, onde uma mulher foi espancada até a morte após uma página do Facebook confundi-la com uma sequestradora de crianças.
II. ( ) As redes sociais contribuem para o rápido compartilhamento de notícias falsas.
III. ( ) Antigamente, esse tipo de manipulação de informação acontecia por meio de televisão, jornais e rádio, ou seja, dos canais de informações existentes na época.
IV. ( ) As redes sociais não contribuem na circulação das fake news.
Agora, assinale a alternativa com a sequência correta.
F - V - F - V.
As afirmativas I, II e III são verdadeiras e a IV é falsa. I - O caso citado em São Paulo realmente aconteceu por espalharem notícias falsas. II - As redes sociais realmente facilitam o compartilhamento de informações falsas. III - Antigamente, como não haviam redes sociais, a manipulação de informações realmente acontecia por meio de rádio, jornais e televisão. IV - Como já exposto no item II, as redes sociais são uma facilitadora do compartilhamento de informações falsas.
V - V - V - F.
As afirmativas I, II e III são verdadeiras e a IV é falsa.
As notícias falsas são frequentemente disseminadas. Dentre tantos casos, podemos citar o que aconteceu em São Paulo, no município do Guarujá, onde uma mulher foi espancada até a morte após uma página do Facebook confundi-la com uma sequestradora de crianças. Isso é comum nas redes sociais, pois poucas pessoas checam a veracidade das notícias e as repassam sem ter noção sobre suas consequências. Por isso, as redes sociais contribuem para o rápido compartilhamento de notícias falsas. Antigamente, esse tipo de manipulação de informação acontecia por meio de televisão, jornais e rádio, ou seja, dos canais de informações existentes na época. Hoje, acontece pelas redes sociais.
F - F - V - V.
As afirmativas I, II e III são verdadeiras e a IV é falsa. I - O caso citado em São Paulo realmente aconteceu por espalharem notícias falsas. II - As redes sociais realmente facilitam o compartilhamento de informações falsas. III - Antigamente, como não haviam redes sociais, a manipulação de informações realmente acontecia por meio de rádio, jornais e televisão. IV - Como já exposto no item II, as redes sociais são uma facilitadora do compartilhamento de informações falsas.
V - V - V - V.
As afirmativas I, II e III são verdadeiras e a IV é falsa. I - O caso citado em São Paulo realmente aconteceu por espalharem notícias falsas. II - As redes sociais realmente facilitam o compartilhamento de informações falsas. III - Antigamente, como não haviam redes sociais, a manipulação de informações realmente acontecia por meio de rádio, jornais e televisão. IV - Como já exposto no item II, as redes sociais são uma facilitadora do compartilhamento de informações falsas.
V - V - F - F.
As afirmativas I, II e III são verdadeiras e a IV é falsa. I - O caso citado em São Paulo realmente aconteceu por espalharem notícias falsas. II - As redes sociais realmente facilitam o compartilhamento de informações falsas. III - Antigamente, como não haviam redes sociais, a manipulação de informações realmente acontecia por meio de rádio, jornais e televisão. IV - Como já exposto no item II, as redes sociais são uma facilitadora do compartilhamento de informações falsas.