Unidade I

Fundamentos das Tecnologias da Informação e da Comunicação

Selecione a seta para iniciar o conteúdo

FIQUE POR DENTRO

REFLITA

Caro(a) acadêmico(a), você concorda que a utilização das tecnologias no dia a dia e nas tarefas das pessoas facilitaram as práticas diárias? E, seria possível termos nos tornado reféns dessas tecnologias?

FIQUE POR DENTRO

Você conhece a história por trás da invenção do mouse? E, os primeiros modelos e a sua evolução, até os dias atuais? No link, a seguir, há várias curiosidades sobre a história desse periférico tão importante, disponível em: <https://www.tecmundo.com.br/historia/10976-como-inventaram-o-mouse.htm>. Acesso em: 22 maio 2019.

REFLITA

Como estudamos, com a propagação das redes sociais passamos a pertencer a uma sociedade em que somos, ao mesmo tempo, transmissores e receptores. Porém, estamos preparados para usufruir de tantas informações de maneira segura e que seja possível termos mais benefícios do que prejuízos?

FIQUE POR DENTRO

Caro(a) acadêmico(a), já sentiu seu celular vibrando e, depois, percebeu que ele sequer está em seu bolso? Isso é um distúrbio conhecido como Síndrome da vibração fantasma, que atinge boa parte da humanidade. Quer saber mais? Acesse o link, diposnível em: <https://www.tecmundo.com.br/medicina/89064-sindrome-vibracao-fantasma-afeta-principalmente-universitarios.htm>. Acesso em: 22 maio 2019.

REFLITA

Caro acadêmico na sua opinião qual seria as principais políticas públicas que auxiliariam o processo de utilização das mídias em um novo contexto de ensino?

FIQUE POR DENTRO

Caro(a) acadêmico(a), você já parou para pensar como serão as salas de aula do futuro? Todos os alunos terão tablets? Será que o Brasil está avançando nessa área? Para saber mais, acesse o link, disponível em: <https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-sera-a-sala-de-aula-do-futuro/>. Acesso em: 22 maio 2019.

REFLITA

Caro(a) acadêmico(a), na sua opinião, os professores estão preparados para mediar conhecimentos e para orientar seus alunos sobre o local e a forma de colher, tratar e utilizar as informações?

indicação de leitura

Nome do livro: Tecnologias que Educam: ensinar e aprender com as tecnologias de informação e comunicação

Editora: Pearson

Autor: Fábio Câmara Araújo de Carvalho e Gregorio Bittar Ivanoff

ISBN: 978857605375

Comentários: O livro retrata a união entre a educação e as tecnologias, seus desafios, caminhos e oportunidades. Os autores buscaram expor informações para que o leitor possa desenvolver novas práticas educacionais por meio de recursos digitais.

indicação de leitura

Nome do livro: Redes de conhecimento e competência em informação: Interfaces da gestão, mediação e uso da informação

Editora Interciência

Autor: Regina Célia Baptista Belluzo, Glória Georges Feres e Marta Lígia Pomim Valentin

ISBN: 9788571933743

Comentários: A informação, se utilizada de forma correta, pode gerar diversas vantagens, basta planejar e realizar os investimentos corretos. O livro retrata relatos importantes que poderão contribuir para que o(a) acadêmico(a) compreenda a importância da competência em informação e a importância de dominá-la.

INDICAÇÃO DE FILME

Nome do filme: Piratas do Vale do Silício

Gênero: Drama

Ano: 1999

Elenco principal: Anthony Michael Hall, Noah Wyle, Bodhi Elfman, Joey Slotnick, John Di Maggio, Josh Hopkins, Gema Zamprogna e Allan Royal.

Comentário: O filme Piratas do Vale do Silício retrata a história do surgimento de duas grandes empresas da área de tecnologia (Microsoft e Apple) e a evolução dos computadores pessoais. Nesta primeira unidade, esse filme é importante para ambientar o(a) acadêmico(a) ao universo tecnológico, desde seus primórdios.

Aula Concluída

Você chegou ao fim desta unidade com sucesso!

VoltarAvançar