Introdução

Caro(a) acadêmico(a), seja bem-vindo(a) à disciplina de Planejamento Estratégico de Negócios da Unipar EaD. Neste guia, daremos direcionamento aos conceitos, aos significados e às ferramentas utilizados no planejamento dos negócios e suas estratégias. Assim, você poderá compreender suas aplicabilidades no mundo dos negócios.

Nossos estudos serão divididos em quatro unidades, cada uma com suas particularidades de definições, explicações e utilização do planejamento e da estratégia como formas eficazes da boa gestão empresarial, servindo como importante ferramenta nas tomadas de decisões.

Na Unidade I, abordaremos conceitos de planejamento e estratégia, bem como a filosofia do planejamento, suas partes e tipos, conceitos de estratégia e suas classificações.

Na Unidade II, vamos passar pela utilização do diagnóstico estratégico e sua composição do diagnóstico, abordando as análises interna e externa, a análise dos concorrentes e a análise das políticas empresariais, que devem ser bem-definidas.

Na Unidade III, nesta unidade vamos verificar os conceitos de objetivos e desafios, estudar a diferença entre objetivos e desafios, suas hierarquias, a forma adequada de elaboração de objetivos e desafios e sua validação.

Na Unidade IV, vamos analisar a utilização de importantes ferramentas de gestão no processo de planejamento estratégico. Dentre elas, a análise SWOT, a matriz GUT, 5w2h, balanced scorecard, 5 forças de Porter, a matriz BCG e a análise 360. Cada uma com sua particularidade, podendo ser utilizada nas mais variadas organizações e até mesmo em departamentos da mesma organização, algumas delas, inclusive, sendo utilizadas na vida pessoal.

Podemos verificar que esta disciplina é de suma importância para a construção de uma organização que tenha visão de permanência no mercado para longos anos, pois não se pode prever o futuro, mas é possível criá-lo, como argumenta Peter Drucker.

PARABÉNS

Introdução Concluida

Você chegou ao fim da introdução com sucesso.

VoltarAvançar