Compreende que o diagnóstico corresponde a uma análise estratégica e que existem algumas premissas a serem consideradas, portanto, referente às premissas básicas do diagnóstico estratégico, assinale a alternativa correta:
Para a potencialização do sucesso da empresa é necessário que o ambiente em que está inserida seja desconsiderado, evitando, assim, que a empresa seja afetada.
É necessário considerar o ambiente em que a empresa está inserida e todas as variáveis importantes.
O ambiente poderá proporcionar tanto oportunidades a serem desfrutadas como ameaças que devem ser evitadas.
É importante que a organização saiba identificar as oportunidades proporcionadas pelo ambiente e potencializá-las, bem como identificar as ameaças que devem ser evitadas.
Para enfrentar o ambiente externo, a empresa deve conhecer apenas os seus pontos fracos.
Para enfrentar o ambiente externo, a empresa deve conhecer tanto os seus pontos fortes como também os pontos fracos.
O processo de análise interna e externa não deve ser alterado e nem verificado continuamente, já que não haverá alterações.
O processo de análise interna e externa deverá ser revisado continuamente.
Para enfrentar o seu ambiente interno, a empresa deve considerar apenas seus pontos fortes, já que os pontos fracos não geram impacto na organização.
Seja o ambiente interno ou externo, a empresa sempre deverá analisar tanto os seus pontos positivos como também seus pontos negativos.
No planejamento estratégico, existem vários aspectos a serem pensados e definidos pelos gestores, e dois desses pontos são a visão e valores da organização. Diante disso, sobre a visão e valores, assinale a alternativa correta:
Os valores da empresa são a imagem do que a organização deseja ser e, em termos gerais, alcançar.
Os valores da empresa estão relacionados a questões éticas e princípios morais. Quando nos referimos ao que a empresa quer alcançar, falamos sobre a visão da organização.
A visão da empresa é um conjunto de crenças e princípios, que são base de sustentação para as principais decisões da empresa. Além disso, a visão deve considerar questões éticas e morais.
As questões éticas e morais são relacionadas aos valores da empresa. Já a visão tem a ver onde a empresa quer chegar, ou seja, o que a empresa deseja ser.
A visão pode ser entendida como o limite que os sócios e executivos da organização conseguem visualizar dentro de um período de tempo mais longo e uma abordagem mais ampla.
A visão pode ser definida como os objetivos que a organização quer atingir em determinado período de tempo, ou seja, onde a organização quer chegar e o que ela quer alcançar.
A visão pode ser considerada como o planejamento dos valores éticos, crenças e princípios da empresa.
A visão é considerada como o delineamento do planejamento estratégico. As crenças e princípios da empresa são os valores.
Os valores da empresa consideram, exclusivamente, as questões financeiras da organização, assim, é elaborado um plano financeiro capaz de manter a organização sólida no mercado.
Os valores da empresa estão relacionados aos princípios, crenças e condutas éticas e morais da empresa.
Compreende-se que, para que haja um planejamento estratégico correto, é necessário um bom diagnóstico da realidade da empresa, e uma das etapas importantes do diagnóstico da empresa é a análise interna. Neste sentido, sobre a análise interna da empresa, assinale a alternativa correta:
A análise interna é composta pelos pontos fortes e fracos da empresa.
Na análise interna, consideram-se todos os aspectos da organização, ou seja, os recursos internos, para isso, são analisados os pontos fortes e fracos da empresa.
A análise interna é composta pelas ameaças e oportunidades da empresa, bem como pelos concorrentes e a competitividade gerada entre eles.
As ameaças e oportunidades estão relacionadas ao ambiente externo da empresa, bem como os concorrentes.
A análise interna é composta pelas oportunidades e pontos fracos da organização.
As oportunidades estão relacionadas à análise externa da empresa, já os pontos fracos estão relacionados à análise interna da empresa.
A análise interna é composta pelos pontos fortes e pelas ameaças do ambiente econômico político.
Os pontos fortes estão relacionados à análise interna da empresa, já as ameaças estão relacionadas à análise interna da empresa, bem como o ambiente econômico político.
A análise interna da empresa é composta pelas ameaças e oportunidades e pontos fortes e fracos da organização.
As ameaças e oportunidades estão relacionadas a análise externa da empresa, enquanto a análise interna é composta pelos pontos fortes e fracos.
Sabe-se que com a análise externa da empresa, o gestor pode identificar pontos positivos e negativos que possibilitam a elaboração de estratégias condizentes com a real situação da organização. Neste contexto, sobre a análise externa da empresa, assinale a alternativa correta:
A análise externa é composta pelas oportunidades destacadas no ambiente interno da empresa, por exemplo, produtos desenvolvidos com alta tecnologia e qualidade.
As oportunidades estão relacionadas ao ambiente externo da empresa. Já as tecnologias desenvolvidas internamente pela empresa estão relacionadas aos pontos fortes internos da organização.
A análise externa é composta pelos pontos fortes e fracos da organização.
Os pontos fortes e fracos da organização são relacionados à análise interna da empresa.
A análise externa é composta por oportunidades e ameaças.
Na análise externa, os gestores devem analisar as variáveis externas da empresa, analisando, assim, a concorrência, os aspectos econômicos e políticos, dentre outros.
A análise externa é composta pelos pontos fortes e ameaças da organização, onde uma das ameaças da organização pode ser considerada como a falta de matéria-prima.
Os pontos fortes estão relacionados à análise interna da empresa. Já as ameaças são as variáveis externas que podem gerar impactos negativos na organização.
A análise externa da empresa é composta pelos pontos fortes e fracos e oportunidades e ameaças empresariais.
A análise interna é composta pelos pontos fortes e fracos, enquanto a análise externa é composta pelas oportunidades e ameaças da organização.
A informação para análise externa pode ser encontrada de duas maneiras, sendo uma de fonte primária e a outra, secundária, portanto, sabendo disso, assinale a alternativa correta:
As fontes secundárias são as pesquisas realizadas pela empresa para obter informações sobre o ambiente.
As fontes secundárias não estão relacionadas a pesquisas desenvolvidas pela própria organização, mas sim, em informações já prontas, que a empresa apenas pesquisa.
Nas fontes primárias, a empresa busca informações sobre o ambiente através de agências governamentais, Wikipedia, universidades, bolsa de valores etc.
Na fonte primária, a empresa realiza a sua própria pesquisa, obtendo informações sobre o ambiente.
Na fonte terciária, a empresa busca informações em sites de busca e também desenvolve suas próprias pesquisas, disponibilizando as informações posteriormente aos seus concorrentes.
A fonte terciária é inexistente, as buscas de informações por meio de outros agentes de pesquisa são definidas como fonte secundária.
A fonte primária é relacionada a pesquisas desenvolvidas pelas organizações para obter informações sobre o ambiente.
A fonte primária é relacionada a informações coletadas pela própria empresa, ou seja, a organização desenvolve a sua coleta de informações, ao invés de utilizar dados prontos de outros meios de pesquisa.
A fonte primária está relacionada a pesquisas realizadas pela organização, onde os gestores realizam suas buscas em banco de dados de outras instituições e que disponibilizam esses resultados já pesquisados, anteriormente, para consulta gratuita.
A fonte primária está diretamente relacionada a pesquisas desenvolvidas pela própria organização.
Na análise externa, existem componentes fundamentais para haja uma satisfatória análise ambiental. Diante do exposto e compreendendo os componentes da análise ambiental externa, assinale a alternativa correta:
O monitoramento determina o momento e a importância das mudanças e tendências ambientais para as estratégias das empresas e a sua administração.
É a avaliação que possibilita a determinação do momento e da importância das mudanças para as estratégias organizacionais.
A avaliação faz projeções de resultados antecipados com base nas mudanças e tendências monitoradas.
É a previsão que é responsável pelas projeções dos resultados de forma antecipada, considerando as mudanças.
A previsão detecta o significado por meio da observação constante das mudanças e tendências ambientais.
É o monitoramento que possibilita a identificação do significado, que ocorre por meio de observações.
O escaneamento identifica os primeiros sinais de mudanças e tendências ambientais.
É no escaneamento que a organização poderá identificar os sinais iniciais de mudanças que poderão ocorrer em seu ambiente.
O escaneamento é responsável pela identificação de alguns sinais de mudanças da organização e ainda faz projeções antecipadas.
A previsão é responsável pelas projeções, enquanto o escaneamento identifica os primeiros sinais de mudanças ambientais.
Oliveira (2005) nos apresenta algumas classificações relacionadas às oportunidades e ameaças, onde as oportunidades podem ser classificadas como naturais, de evolução, sinérgicas e de inovação. Considerando a classificação das oportunidades ambientais citadas pelo autor, assinale a alternativa correta:
As oportunidades naturais são aquelas que não estão incorporadas à natureza da empresa. Neste tipo de oportunidade, a organização deverá verificar se seus recursos e competência adaptam-se aos concorrentes.
As oportunidades naturais são aquelas incorporadas à própria natureza da empresa, onde é necessário que a empresa apenas verifique se os seus recursos e competência adaptam-se aos requisitos da oportunidade natural.
As oportunidades de evolução são proporcionadas à empresa através da formação e consolidação rápida e de condições que tenderão a concretizar uma vantagem competitiva superficial e imprevisível.
As oportunidades de evolução são proporcionadas à organização através da formação e consolidação gradativa de condições e circunstâncias que tenderão a concretizar uma vantagem competitiva definida e concreta.
As oportunidades sinérgicas proporcionam situações complementares e adicionais para a empresa.
As oportunidades sinérgicas provocam modificações na estrutura organizacional e exige novo setor de conhecimento.
As oportunidades de evolução, normalmente, modificam as características econômicas fundamentais e a capacidade da empresa em desenvolver parcerias de matéria-prima de forma competitiva.
As oportunidades de evolução são proporcionadas à empresa através da formação e consolidação gradativa de condições e circunstâncias que tenderão a concretizar uma vantagem competitiva definida e concreta.
As oportunidades aceitáveis são aquelas que a empresa permite aceitar, sendo importante analisar até que ponto a situação é aceitável.
Esse conceito é relacionado a ameaças aceitáveis, que são aquelas que a empresa conhece, porém, aceita determinada situação.
Nas classificações das ameaças ambientais, Oliveira (2005) nos apresenta a seguinte classificação: ameaças naturais, aceitáveis e inaceitáveis. Sendo assim, considerando a classificação das ameaças ambientais citadas pelo autor, assinale a alternativa correta:
As ameaças naturais são aquelas não incorporadas à natureza da empresa, mas sim incorporada pelos seus concorrentes.
As ameaças naturais são as incorporadas à natureza da empresa.
As ameaças de evolução são proporcionadas à empresa através da formação e consolidação gradativa de condições e circunstâncias que tenderão a concretizar uma vantagem competitiva definida e concreta.
Por se tratar de uma vantagem competitiva, podemos considerar esse conceito como uma oportunidade de evolução e não como ameaça.
As ameaças aceitáveis são as que a empresa permite aceitar, sendo importante analisar até que ponto a situação é aceitável.
As ameaças aceitáveis devem ser analisadas com cuidado pela organização, pois são aquelas ameaças que a empresa está disposta a aceitar.
As ameaças inaceitáveis são as que a empresa se permite aceitar, devido a sua capacidade para explorar uma solução de êxito quando esta ameaça existir.
As ameaças inaceitáveis são aquelas que a empresa não se permite aceitar.
As ameaças aceitáveis são as que a empresa não se permite aceitar, devido à sua incapacidade para explorar uma situação de êxito quando esta ameaça existir.
As ameaças aceitáveis estão relacionadas à situação que a empresa permite aceitar, enquanto as ameaças inaceitáveis são aquelas ameaças que a empresa não permite aceitar.
Para os autores Ireland, Hoskisson e Hitt (2015, p. 58), “a análise dos concorrentes se concentra em cada companhia com a qual uma empresa concorre diretamente. Diante desse contexto, sobre a análise dos concorrentes, assinale a alternativa correta:
A análise dos concorrentes possibilita um otimizado sistema de informações estratégicas dos concorrentes, com informações a respeito da sua atuação passada e presente. Com base nessas informações, é possível um delineamento inicial da atuação futura desses concorrentes.
Na análise dos concorrentes, a empresa busca informações sobre os seus concorrentes, com a intenção de obter vantagem competitiva.
A análise dos concorrentes se concentra em cada companhia com a qual uma empresa pode negociar mercadorias.
A análise dos concorrentes se concentra em cada companhia com a qual uma empresa concorre.
Na análise dos concorrentes, é indicado que a empresa jamais realize um plano estratégico dos seus principais concorrentes, já que esse plano poderá causar dúvidas e impactos motivacionais negativos na alta administração.
Na análise dos concorrentes, é indicado que seja realizado um plano estratégico de cada um dos seus principais concorrentes.
Quanto menor o nível de conhecimento sobre o concorrente menor será o risco estratégico em relação às estratégias desse concorrente.
Quanto menos a empresa souber sobre o seu concorrente, maior será o risco em relação às estratégias desse concorrente.
Apenas com a elaboração da análise dos concorrentes não é possível verificar o conhecimento que se possui de cada um dos concorrentes.
Com a elaboração da análise dos concorrentes é possível verificar o conhecimento que se possui de cada um dos concorrentes
Compreende-se que a política empresarial procura estabelecer as bases sobre como os objetivos, desafios e metas serão alcançados, desse modo, sabendo disso assinale a alternativa correta:
Políticas solicitadas são as provenientes dos objetivos, desafios e metas da empresa e são estabelecidas pela alta administração com finalidade de orientar os subordinados em seu processo de tomada de decisão.
As políticas solicitadas são aquelas solicitações pelos colaboradores à alta administração, com a intenção de se obter orientações sobre determinada situação.
Políticas estabelecidas são os resultados das solicitações dos subordinados aos elementos da alta administração da empresa, tendo em vista a necessidade de obter orientações sobre como proceder em determinadas situações.
As políticas estabelecidas são aquelas definidas pela alta administração com a finalidade de direcionar os seus colaboradores.
Políticas impostas são aquelas provenientes de fatores que estão no ambiente da empresa, tais como governo, sistema financeiro, sindicatos, dentre outros.
As políticas impostas, normalmente, correspondem a questões estratégicas da organização.
Políticas impostas são aquelas provenientes, exclusivamente, dos fatores relacionados ao planejamento da empresa, como planos de treinamentos, planos financeiros, dentre outros.
As políticas impostas estão relacionadas ao ambiente em que a empresa encontra-se inserida, como governo, sistema financeiro etc.
Políticas solicitadas são aquelas provenientes de fatores que estão no ambiente da empresa.
Políticas solicitadas são aquelas baseadas nas solicitações dos subordinados aos elementos da alta administração da empresa, tendo em vista a necessidade de obter orientações sobre como proceder em determinadas situações.