Unidade III

Microbiologia do Solo, da Água, do Ar e dos Alimentos

Selecione a seta para iniciar o conteúdo

FIQUE POR DENTRO

Recentemente, na Antártida, foram descobertas bactérias que podem ajudar na luta contra o câncer. A Antártida  representa uma região com muito potencial para o surgimento e evolução de espécies com metabolismos únicos, capazes de produzir substâncias novas e com aplicação medicinal. Um cientista brasileiro coletou amostras de solo e, ao analisar as bactérias presentes nessas amostras, descobriu que várias delas produziam compostos capazes de inibir o desenvolvimento do glioma, um tipo de câncer que atinge o cérebro e a medula espinhal. Para saber mais, acesse o link disponível em:  g1.globo.com

FIQUE POR DENTRO

Você já ouviu falar em biossensores? São bactérias capazes de indicar a presença de poluentes no ambiente. Os biossensores contêm um receptor que é ativado na presença de poluentes, além de um mecanismo repórter, um gene cujo produto seja visível para evidenciar o que está ocorrendo.

Cientistas estão testando a bactéria E. coli para detectar substâncias químicas perigosas no solo ou na água. Elas foram geneticamente modificadas para emitir uma luz azul-esverdeada quando o receptor for ativado. Dessa forma, a bactéria emitirá luz se estiver saudável. Se ela for afetada e morta por poluentes tóxicos, a emissão de luz será interrompida. Os métodos químicos tradicionais para a detecção de poluentes são muito mais caros que a utilização de biossensores, e não apresentam resultados tão confiáveis! (TORTORA et al., 2017). Para ler mais sobre o uso de biossensores, acesse o link disponível em: exame.abril.com.br

FIQUE POR DENTRO

Nas épocas mais quentes do ano, muitas pessoas passam a utilizam o ar condicionado com frequência, tanto em suas casas, como no trabalho ou no carro. O que muita gente não faz é a limpeza dos filtros do equipamento de ar condicionado. Como você já sabe, o ar é um dos principais meios para a disseminação de micro-organismos, e, eventualmente, podem surgir micro-organismos patogênicos. A limpeza dos filtros é muito importante e deve ser realizada com regularidade para evitar a disseminação de ácaros e micro-organismos, como bactérias, fungos e vírus.

Para saber mais, acesse o link disponível em: g1.globo.com

REFLITA

Existe uma polêmica em torno dos alimentos irradiados, pois muitos consumidores acreditam que esses alimentos possam conter radiação e causar danos à saúde. Assim como as mesas de raios X em um hospital não se tornam radioativas mesmo após exposições diárias à essa radiação ionizante, é importante compreender que os alimentos tratados com radiação não são radioativos e não apresentam riscos para o consumidor. Nos Estados Unidos, os fabricantes, inclusive, já foram autorizados a substituir a informação “irradiação” por “pasteurização”, como uma forma de diminuir o preconceito contra esses alimentos.

Fonte: Tortora et al. (2017).

indicação de leitura

Nome do livro: Microbiologia dos Alimentos

Editora: Atheneu

Autor: Bernadette D. Gombossy de Melo Franco e Marisa Landgraf

ISBN: 978-85-73791-21-1

Esse livro é uma obra ideal para ser consultada tanto por estudantes quanto por profissionais da área de Microbiologia dos Alimentos. A linguagem é bastante clara e o livro traz os conteúdos adequados a realidade do Brasil, visto que a maior parte da literatura disponível sobre o assunto trata-se de livros traduzidos de outros países. O livro é bem completo e apresenta capítulos como “A importância dos micro-organismos nos alimentos”, “Micro-organismos indicadores”, “Controle do Desenvolvimento Microbiano nos alimentos” e “Métodos de análise”.

indicação de leitura

Nome do livro: Microbiologia Ambiental

Editora: Embrapa Meio Ambiente

Autor: Itamar Soares de Melo e João Lúcio de Azevedo

ISBN: 978-85-85771-44-7

Este livro é uma excelente fonte de consulta para aprender mais sobre as aplicações práticas da Microbiologia Ambiental. É bastante focado na questão da contaminação ambiental, trazendo informações práticas sobre diversos processos que envolvem a participação dos micro-organismos. O livro é bastante indicado tanto para alunos de graduação quanto da pós-graduação e traz, inclusive, técnicas para análise de ecologia microbiana.

Aula Concluída

Você chegou ao fim desta unidade com sucesso!

VoltarAvançar