A descoberta dos micro-organismos está associada à invenção do microscópio. A comunidade científica questionava a descoberta desses organismos desde a origem deles. Considerando os eventos, os experimentos e as teorias que marcaram o desenvolvimento da microbiologia, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
Segundo a teoria da geração espontânea, uma célula só poderia ter origem a partir de outra célula pré-existente.
Alternativa incorreta, pois a geração espontânea acredita que alguns organismos podem surgir a partir de matéria inanimada, como moscas que “surgem” a partir de estrume . A teoria da biogênese defendia que uma célula só poderia ter origem a partir de outra célula pré-existente.
Os processos desenvolvidos por Pasteur foram aperfeiçoados e, hoje, formam a base das técnicas de assepsia.
Alternativa correta. Os experimentos que Pasteur utilizou para refutar a teoria da geração espontânea foram refinados e formam a base das técnicas de assepsia que eliminam e previnem a contaminação por micro-organismos indesejáveis.
Segundo a teoria da biogênese, as doenças estavam, de alguma maneira, relacionadas com os micro-organismos.
Alternativa incorreta, pois a teoria da biogênese definia que uma célula só poderia ter origem a partir de outra célula pré-existente. Segundo a teoria do germe e da doença, os germes estavam relacionados, de alguma maneira, com as doenças. A primeira evidência de que bactérias podem causar doenças foi de Robert Koch, que estudou o antraz, uma doença que estava causando a morte dos rebanhos de gado e ovelhas da Europa.
Os micro-organismos, por não serem organismos complexos, são todos unicelulares e estão agrupados apenas no domínio Bacteria.
Alternativa incorreta. Os micro-organismos podem ser unicelulares com as bactérias, no entanto também existem organismos multicelulares, como fungos. Os micro-organismos estão distribuídos nos três domínio Bacteria, Archea e Eucarya.
Na técnica de coloração de Gram, as bactérias Gram-positivas apresentam coloração vermelha, e as bactérias Gram-negativas apresentam coloração violeta.
Alternativa incorreta, pois, ao final do processo de coloração de Gram, algumas bactérias apresentam-se coradas de violeta-escuro e são chamadas de Gram-positivas, e outras apresentam coloração avermelhadas por ação da safranina e são chamadas de Gram-negativas. As bactérias Gram-negativas apresentam coloração vermelha, pois tiveram o corante violeta removido quando foram tratadas com álcool e ficaram coradas apenas pelo último corante adicionado. Essas diferenças se dão em virtude das diferentes constituições da parede celular dessas bactérias.
Os procariotos são um grupo de organismos que têm como característica serem unicelulares. Eles são divididos em dois grupos Bacteria e Archaea. Considerando as características desses organismos, analise as afirmativas a seguir e julgue a alternativa correta:
Os três principais grupos de Bacteria são bactérias Gram-positivas, bactérias Gram-negativas e bactérias halofílicas.
Alternativa incorreta, pois os três principais grupos de Bacteria são as bactérias Gram-positivas, as Gram-negativas e o micoplasma. As halofílicas pertencem a Archea.
Os três principais grupos de Archaea são termófilos, halófilos e acidófilos.
Alternativa correta, as bactérias que pertencem ao grupo das Archeae vivem em ambientes extremos, como ambientes com elevadas temperaturas (termófilos), ambientes ácidos (acidófilos) e ambientes com altas concentrações de sal (halófilos).
Os parasitas são bactérias que retiram nutrientes de meio orgânico inanimado.
Alternativa incorreta, bactérias que retiram nutrientes de matéria orgânica inanimada, como material em decomposição, são chamadas de saprófitas. Parasitas são organismos que necessitam de um hospedeiro vivo para obter seus nutrientes.
Micoplasmas são bactérias desprovidas de parede celular que vivem em ambientes com elevadas temperaturas.
Alternativa incorreta, os micoplasmas, de fato, não possuem parede celular, entretanto não sobrevivem em ambientes com altas temperaturas. Os organismos que crescem em altas temperaturas e não possuem parede celular são os termófilos, que pertencem ao domínio Archeae.
Bacilos regulares têm como característica possuir uma morfologia uniforme e um ciclo de vida denominado ciclo coco-bacilo.
Alternativa incorreta, pois, no ciclo de vida coco-bacilo, a bactéria cresce como bastonetes, tornando-se, mais tarde, cocos e, se inoculada em meio fresco, torna-se bastonetes novamente. Há uma irregularidade na morfologia, sendo assim, esse ciclo de vida é característico de bacilos irregulares, e não de bacilos regulares, como expõe a alternativa.
Os fungos são organismos que pertencem ao reino Fungi; são organismos eucarióticos e, com exceção das leveduras, são multicelulares. Considerando as características desses organismos, assinale a alternativa correta.
Os bolores são organismos que, para se dividirem, realizam divisão por brotamento ou fissão, dividindo-se simetricamente.
Alternativa incorreta, pois esses processos de divisão celular são característicos das leveduras.
Os fungos possuem inúmeras aplicações e podem ser utilizados na fabricação de alimentos e fármacos.
A Saccharomyces cerevisiae, por exemplo, é um fungo utilizado na fabricação de pães e vinhos. Por sua vez, o fungo Taxomyces é utilizado na produção do antitumoral taxol.
As leveduras têm hifas que podem ser septadas, ou seja, contêm estruturas denominadas septos, que dividem a hifa em unidades que lembram células.
Alternativa incorreta, pois as leveduras, morfologicamente, não têm hifas. Essa característica está ligada aos bolores.
As leveduras, quando estão em condições ambientais favoráveis, produzem uma massa filamentosa denominada micélio.
Alternativa incorreta, pois são os bolores que, em condições ambientais favoráveis, produzem micélio.
O grupo dos basidiomicetos inclui leveduras e fungos com hifas septadas, cujos esporos são conídios e assexuados.
Alternativa incorreta, pois os indivíduos citados na alternativa pertencem ao grupo dos ascomicetos.
As algas e os protozoários são eucariotos, enquanto os vírus não podem ser classificados como procariotos ou eucariotos, pois não são formados por células. Além disso, não existe um reino específico, que reúna todas as espécies de algas ou protozoários, porque esses organismos são bastante diversificados. Com base nas diferenças e semelhanças entre algas, protozoários e vírus, assinale a alternativa correta.
As algas se multiplicam por um processo denominado esquizogonia, enquanto os protozoários realizam mitose.
A alternativa está incorreta, pois a esquizogonia é um processo de reprodução assexuada, que ocorre em protozoários. A mitose, por sua vez, refere-se a um processo realizado para a multiplicação das algas.
O principal material genético presente nas algas e nos protozoários é o DNA, enquanto os vírus podem conter tanto DNA quanto RNA.
A alternativa está correta, porque a informação genética dos vírus pode estar contida tanto em uma molécula de DNA quanto RNA. Por seu turno, o ácido nucleico principal, presente em todos os procariotos e eucariotos (como as algas e os protozoários), é o DNA.
Ao contrário das algas e dos vírus, os protozoários são organismos eucariotos fotoautotróficos e, portanto, são capazes de ter vida livre.
A alternativa está incorreta, pois apenas alguns protozoários podem realizar fotossíntese, e existem várias espécies que são parasitas, as quais obtêm seus nutrientes a partir do tecido do hospedeiro. Além disso, as algas correspondem a organismos fototróficos.
Os vírus e alguns protozoários são parasitas obrigatórios; eles precisam da maquinaria metabólica celular para expressar seus genes.
A alternativa está incorreta, pois, embora a primeira parte da afirmação esteja correta (os vírus e alguns protozoários são, realmente, parasitas obrigatórios), apenas os vírus utilizam maquinaria celular para produzirem proteínas e se multiplicarem. Os protozoários parasitas utilizam o hospedeiro para nutrição.
A reprodução sexuada ocorre apenas no grupo das algas, por meio da produção de gametas; os protozoários, por sua vez, multiplicam-se de forma assexuada (esquizogonia).
A alternativa está incorreta, pois tanto as algas quanto os protozoários se reproduzem de forma sexuada ou assexuada: as algas podem se multiplicar por fragmentação, mas também podem produzir gametas. Os protozoários podem se multiplicar tanto por esquizogonia como por conjugação e pela produção de gametas.
O metabolismo é o conjunto de todas as reações químicas que ocorrem em um organismo vivo, sendo que um conjunto de reações químicas corresponde a uma via metabólica. Existem inúmeras vias metabólicas, que são classificadas em dois tipos, de acordo com a liberação ou o requerimento de energia. Com base nisso, assinale a alternativa que apresenta a afirmação correta sobre essas vias:
As vias anabólicas são aquelas onde ocorre liberação de energia, pois ocorre a quebra de moléculas mais complexas formando moléculas mais simples.
Essa afirmação está incorreta, pois as vias anabólicas são aquelas que requerem energia, ou que utilizam a energia, para a construção de moléculas maiores a partir de moléculas mais simples.
As vias catabólicas são responsáveis por quebrar moléculas mais complexas, obtendo moléculas mais simples e liberando energia.
Essa alternativa está correta, pois, de acordo com o texto, as vias catabólicas são responsáveis pela quebra de macromoléculas em moléculas menores, liberando energia.
As vias metabólicas são divididas em anabólicas e catabólicas, sendo que a via anabólica fornece energia para a via catabólica.
Essa alternativa está incorreta, pois ocorre a situação inversa: são as vias catabólicas (a quebra de moléculas) que fornecem a energia para as vias anabólicas.
A montagem de proteínas pelas células é um exemplo de reação dentro das vias catabólicas, pois as proteínas são formadas pela união de aminoácidos.
Esta alternativa está incorreta, pois as reações que envolvem a construção de macromoléculas (proteína) com componentes mais simples (aminoácidos) são reações anabólicas.
As vias anabólicas são também chamadas de degradativas, elas utilizam energia proveniente das vias catabólicas para quebrar ou degradar moléculas.
Esta alternativa está incorreta, porque, na verdade, as reações anabólicas são chamadas de biossintéticas, elas utilizam sim a energia oriunda das vias catabólicas, mas o real motivo é a construção de moléculas, não a degradação.
O crescimento microbiano, assim como o de qualquer outro organismo, requer determinados fatores, tanto físicos quanto químicos, sendo temperatura um dos fatores físicos mais restritivos. Alguns micro-organismos toleram temperaturas extremas, outros crescem bem na temperatura do corpo humano (em torno de 37 °C). Com base nas afirmações e no conteúdo apresentado, assinale a alternativa correta sobre a classificação dos micro-organismos conforme a sua temperatura ideal:
Os micro-organismos chamados de termófilos são aqueles cuja temperatura ótima de crescimento varia entre 15 °C e 20 °C.
A alternativa está incorreta, pois os organismos termófilos preferem temperaturas mais elevadas, entre 50 °C e 60 °C.
O grupo dos micro-organismos mesófilos é o maior dentre os demais, sendo que a temperatura ótima para os mesófilos varia entre 25 °C e 40 °C.
A afirmação está correta, de acordo com o texto, a maioria dos micro-organismos é mesófila, com temperatura ótima variando na faixa de 25 °C a 40 °C.
A maioria dos micro-organismos patogênicos é psicrófilos, ou seja, prefere temperaturas mais baixas, entre 0 °C e 20 °C.
A alternativa está incorreta porque a maioria dos micro-organismos que causam doenças é mesófilo, sendo que sua temperatura ótima costuma ser a mesma do corpo humano (em torno de 37 °C).
Os micro-organismos psicrófilos são raros de encontrar, pois vivem apenas em fontes termais, com temperaturas elevadas, cerca de 80 ºC ou mais.
A alternativa está incorreta, pois os micro-organismos psicrófilos preferem temperaturas mais baixas e podem ser encontrados até em geleiras
A temperatura ótima de crescimento para os micro-organismos do grupo dos mesófilos varia de 15 °C a 20 °C.
A afirmação está incorreta, pois os micro-organismos mesófilos apresentam uma faixa mais ampla e também mais quente de temperatura: entre 25 °C e 40 °C.
Praticamente todos os micro-organismos, assim como os demais seres vivos, se relacionam entre si e com o ambiente onde vivem. As interações que ocorrem entre os organismos são chamadas de simbioses e existem diferentes formas de simbiose na natureza. Com base no conteúdo sobre as interações microbianas, assinale a alternativa que apresenta uma afirmação correta:
O mutualismo é um tipo de relação simbiótica no qual um organismo é beneficiado e o outro é prejudicado.
Essa afirmação está incorreta, pois as associações do tipo mutualismo são benéficas para os dois organismos envolvidos nessa associação.
Um exemplo de mutualismo é a associação entre bactérias fixadoras de nitrogênio e as plantas leguminosas.
A afirmação está correta, pois nessa associação tanto as bactérias quanto as plantas obtêm benefícios dessa interação.
As micorrizas representam um exemplo de parasitismo, pois o fungo consegue penetrar nas células das raízes vegetais, sugando os nutrientes da planta.
A afirmação está incorreta, pois as micorrizas representam um exemplo de mutualismo: as plantas cedem alguns nutrientes que o fungo necessita e o fungo, por sua vez, secreta substâncias que promovem o crescimento da planta.
A relação entre as plantas e a bactéria Agrobacterium tumefaciens é um exemplo de mutualismo: a planta protege a bactéria e a bactéria auxilia no crescimento da planta.
A afirmação está incorreta, porque a bactéria causa tumores que prejudicam a planta. Apenas a bactéria é beneficiada nessa relação, que se caracteriza como parasitismo.
A relação entre fungos e algas, ou entre fungos e cianobactérias, se configura como parasitismo, na qual o hospedeiro pode ser um tronco de árvore ou uma rocha.
A afirmação está incorreta, pois os líquens representam uma relação de mutualismo: a alga realiza a fotossíntese que fornece nutriente ao fungo, e o fungo ajuda a proteger e fixar o líquen no substrato.
Existem diversas maneiras para avaliar a qualidade de um ambiente, podendo ser realizadas análises físico-químicas, como também análise dos micro-organismos presentes nesse ambiente. Assim, o emprego de um organismo vivo para essas análises torna esse organismo um bioindicador. Assinale a alternativa correta com relação ao uso de micro-organismos como bioindicadores da qualidade ambiental:
Os micro-organismos não são considerados bons bioindicadores, pois apresentam uma diversidade nutricional muito grande, o que dificulta a interpretação dos resultados.
Essa afirmação está incorreta, porque é justamente o fato de eles apresentarem uma enorme diversidade, tanto nutricional, metabólica, de habitat, entre outros, que os tornam importantes para indicar várias características das condições ambientais.
Os micro-organismos estão intimamente relacionados com a qualidade do solo, uma vez que estão diretamente envolvidos nos processos de ciclagem de nutrientes.
Essa afirmação está correta, pois os micro-organismos estão envolvidos nos ciclos biogeoquímicos de vários elementos essenciais, tornando-os disponíveis para utilização para outros seres vivos.
A atividade enzimática dos organismos não é um parâmetro microbiológico, pois não fornece informações sobre as condições do ambiente.
Essa afirmação está incorreta, pois a atividade enzimática é sim um parâmetro biológico. Segundo o texto, deve existir um cuidado nas análises de metabolismo, pois alguns micro-organismos participam de processos similares. Mas a atividade enzimática não deixa de ser um parâmetro.
Qualquer micro-organismo encontrado em um determinado ambiente pode ser utilizado como bioindicador da qualidade nesse local.
A afirmação está incorreta, pois algumas características devem ser consideradas para que um micro-organismo seja usado como parâmetro. De acordo com o texto, ele deve ser: mensurável, testado em uma variedade de solos, sensível à ação do agente em estudo e ser confiável cientificamente.
A microbiota de um ambiente, por representar o conjunto de todos os seres vivos presentes nesse local, é uma excelente fonte de informações ambientais.
A afirmação está incorreta, pois, apesar de a microbiota ser fonte de informações, ela não é o conjunto de todos os seres vivos, e sim o conjunto de todos os micro-organismos.
O solo constitui-se como o habitat de um número bastante grande de micro-organismos, e a microbiota do solo é de extrema importância para a formação e manutenção do solo e também para a ciclagem de nutrientes. Cada camada no solo possui características diferenciadas, formando um perfil de solo. Assinale a alternativa que apresenta a afirmação correta sobre essas camadas:
A zona chamada de Horizonte B corresponde ao subsolo, que é a região com o maior número de micro-organismos.
A afirmação está incorreta porque no Horizonte B já existe pouca matéria orgânica e uma certa atividade microbiana, mas o maior número de micro-organismos está no Horizonte A.
A região do solo superficial, chamada de Horizonte A, concentra matéria orgânica e um grande número de micro-organismos.
A afirmação está correta pois, de acordo com o texto, é no Horizonte A que crescem as plantas e um grande número de micro-organismos. Na camada superior, Horizonte O, há um predomínio da vegetação, e nas camadas inferiores (Horizonte B e C), o número de micro-organismos vai diminuindo gradativamente.
O número de micro-organismos é maior na camada mais superficial (Horizonte O), que é rica em matéria orgânica em decomposição.
A afirmação está incorreta pois o Horizonte O é composto por matéria vegetal não decomposta. O maior número de micro-organismos está na camada inferior ao Horizonte O, que corresponde ao Horizonte A.
Na base do solo, que é camada mais profunda, chamada de Horizonte C, não existem micro-organismos.
A afirmação está incorreta porque na verdade existem micro-organismos. Em um número muito menor do que nas camadas superiores, mas existem. De acordo com o texto, “a atividade microbiana é bem baixa”.
O Horizonte A corresponde à região onde acumulam-se minerais e outros compostos, e a atividade microbiana é bastante baixa.
A afirmação está incorreta pois o Horizonte A é a camada mais rica em termos de vida. No Horizonte A crescem as plantas e existe um número bastante grande de micro-organismos.
Diversos fatores e condições do meio aquático são determinantes para os micro-organismos que crescem na água. Existem micro-organismos extremamente adaptados em determinadas condições específicas, enquanto outros conseguem viver em zonas de transição entre os ambientes marinhos e de água doce. Assinale a alternativa correta sobre esses fatores nos habitats aquáticos:
Os micro-organismos que crescem bem em condições de menor salinidade são chamados de halofílicos.
A afirmação está incorreta, pois os halofílicos são os organismos que crescem bem em ambientes com maior salinidade, como os marinhos.
A luminosidade tem grande influência, pois determina qual é a faixa que poderá ser habitada pelos micro-organismos fotossintéticos.
A afirmação está correta, pois os micro-organismos fotossintéticos que vivem na água precisam receber luz para seguir produzindo energia nesses ambientes.
A pressão hidrostática é um outro fator determinante, e os organismos que suportam altas pressões são chamados de halofílicos.
A alternativa está incorreta, pois os halofílicos são os organismos que suportam ambientes com maior salinidade. Os barófilos são os organismos que suportam maiores pressões hidrostáticas.
O nível de nutrientes presente nos ambientes aquáticos é uniforme e, por isso, não exerce muita influência sobre a microbiota.
A afirmação está incorreta, pois os nutrientes influenciam fortemente a microbiota. Em locais onde o esgoto é despejado na água, contendo grande quantidade de nutrientes, como o nitrato e o fosfato, pode haver uma explosão de crescimento dos micro-organismos.
A temperatura influencia fortemente a microbiota, e na maior parte do oceano, abaixo da superfície, vivem os organismos mesófilos.
A afirmação está incorreta, pois na maior parte do oceano, a temperatura abaixo da superfície gira em torno de 5 ºC, o que favorece o crescimento dos micro-organismos psicrófilos.
Diferente da água e do solo, o ar representa mais um meio de disseminação de micro-organismos do que um hábitat propriamente dito. A composição da microbiota no ar é chamada de transitória e variável, porque depende muito da ação do vento e das fontes que podem lançar micro-organismos no ar. Com base no que você leu neste tópico, julgue a alternativa correta.
As atividades antrópicas são as principais responsáveis por lançar micro-organismos na atmosfera.
A afirmativa está incorreta, pois as maiores fontes de micro-organismos para o ar são naturais (solo e água). O vento atinge o solo levantando poeira que contém micro-organismos, enquanto a água forma gotículas que se rompem e lançam micro-organismos no ar.
O vento e as correntes de ar são os maiores responsáveis pela disseminação e transporte de micro-organismos do ar.
A afirmativa está correta, pois, de acordo com o texto, os micro-organismos são disseminados pela turbulência do ar, que pode levá-los a grandes distâncias e grandes altitudes.
Os principais micro-organismos presentes no ar são os vírus e protozoários, os quais muitos são patogênicos.
A afirmação está incorreta, pois a maior parte dos micro-organismos presentes no ar corresponde a fungos (bolores) e bactérias.
O destino final dos micro-organismos transportados pelo ar é determinado apenas pelo vento.
A afirmação está incorreta, pois existe um conjunto complexo de fatores, como umidade, temperatura, quantidade de luz solar e tamanho das partículas, que determina por quanto tempo micro-organismo permanecerá no ar e quão distante ele pode chegar.
Os micro-organismos podem permanecer em suspensão no ar por apenas poucas horas ou dias.
A afirmação está incorreta, pois os micro-organismos podem permanecer mais tempo de acordo com suas características. Esporos bacterianos ou cistos de protozoários podem sobreviver no ar por muito mais tempo.
Os micro-organismos desempenham papéis opostos quando se trata de alimentos: enquanto alguns estão envolvidos na produção, outros provocam a deterioração dos alimentos. A produção de alimentos utilizando micro-organismos é antiga, e hoje são produzidos diversos alimentos, utilizando diferentes tipos de micro-organismos. Assinale a alternativa que apresenta uma afirmação correta sobre os micro-organismos e a produção de alimentos.
Tanto o pão quanto a cerveja são produzidos graças a ação de uma bactéria chamada Saccharomyces cerevisiae.
A afirmação está incorreta, porque a Saccharomyces cerevisiae é uma levedura, e, portanto, um tipo de fungo.
Durante o processo de maturação do queijo, o crescimento bacteriano é determinante para o sabor e aroma.
A afirmativa está correta, pois, de acordo com o texto, a atividade dos micro-organismos provoca a maturação dos queijos, e isso influencia em sua aparência, sabor e aroma.
A fermentação bacteriana, envolvida em diversos processos para a produção de alimentos, deve ocorrer em condições aeróbias.
A afirmativa está incorreta, pois a fermentação é um processo metabólico de bactérias anaeróbicas, ou seja, ocorre na ausência de oxigênio.
A produção do iogurte requer a evaporação de boa parte da água contida no leite e a adição de uma cultura pura de Streptococcus thermophilus.
A afirmativa está incorreta, pois, de acordo com o texto, utiliza-se uma cultura mista de S. thermophilus e Lactobacillus delbrueckii bulgaricus.
A fermentação malolática é realizada por bactérias que convertem o ácido lático em ácido málico.
A afirmativa está incorreta, porque o processo de fermentação malolática envolve a conversão do ácido málico em ácido lático.
Considerando o biogás e o papel dos micro-organismos na produção do metano, analise as afirmativas abaixo e julgue a alternativa correta.
O biogás é composto principalmente por dióxido de carbono e hidrogênio e traços de outros gases.
Alternativa incorreta, pois o biogás é composto, principalmente, por metano e dióxido de carbono e, em menor quantidade, por outros gases como o hidrogênio.
Os micro-organismos metanogênicos são organismos sensíveis a diversas alterações que ocorrem durante o processo de produção do biogás.
Alternativa correta, pois os micro-organismos metanogênicos não pertencem ao grupo Archea, que é caracterizado por bactérias que vivem em ambientes extremos. Sendo assim, são organismos sensíveis a variações de pH e produtos tóxicos que podem ser gerados ao longo do processo de produção do biogás, o que demanda que o processo seja conduzido de forma que esses micro-organismos se adaptem ao meio, garantindo a eficiência da produção de biogás.
O biogás pode ser produzido a partir da decomposição de diferentes tipos de biomassa, como resíduos animais e vegetais, na presença de oxigênio.
Alternativa incorreta, pois, de fato, o biogás pode ser produzido a partir de diferentes tipos de biomassa, entretanto, a decomposição dessa matéria orgânica acontece em condições anaeróbias, ou seja, na ausência de oxigênio.
A hidrólise consiste na etapa em que os compostos presentes no meio são metabolizados resultando na produção de ácidos orgânicos.
Alternativa incorreta, pois a hidrólise é a etapa em que moléculas complexas presentes no meio são quebradas em moléculas mais simples por enzimas que são secretadas pelos micro-organismos. A etapa em que há a produção de ácidos orgânicos é chamada de acidogênese e é precedida pela hidrólise.
A metanogênese corresponde à etapa em que as moléculas orgânicas são quebradas em moléculas simples por enzimas secretadas pelos micro-organismos.
Alternativa incorreta, pois a metanogênese corresponde à etapa em que é formado o biogás, que é o produto de interesse do processo. A etapa em que as moléculas orgânicas são quebradas em moléculas menores por enzimas microbianas, corresponde à hidrólise.
O processo de produção de biogás envolve várias etapas, como, por exemplo, o preparo do substrato antes de ser encaminhado para o biodigestor. Considerando essa e as demais etapas de produção do biogás, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta:
Em biodigestores, como do tipo lagoa coberta, a separada sólida-líquida para remoção de partículas maiores não é necessária.
A alternativa está incorreta, pois os biodigestores do tipo lagoa coberta não possuem sistema de agitação, sendo assim, o processo de separação sólida-líquida é essencial neste tipo de biodigestor.
Quando resíduos vegetais são utilizados como substrato, é essencial que faça o processo de trituração para reduzir o tamanho das partículas.
A alternativa está correta, resíduos vegetais contêm alto teor de hemicelulose, celulose e lignina, e, por serem moléculas complexas, seu processo de biodigestão é lento. Assim, é essencial a etapa de trituração para reduzir do tamanho das partículas desse substrato e torná-lo mais acessível à ação dos micro-organismos.
A codigestão consiste na utilização de apenas um substrato na biodigestão, sendo que esse procedimento é responsável pela estabilidade da biodigestão.
A alternativa está incorreta, pois a codigestão corresponde à mistura de diferentes substratos para a biodigestão; quando apenas um substrato é utilizado, o processo é chamado de monodigestão. A codigestão tem como benefícios: melhor estabilidade da biodigestão e melhor eficiência na geração de biogás, além de melhorias nas propriedades do digestato.
A digestão anaeróbia é um processo simples do ponto de vista bioquímico, e os organismos que participam deste processo são resistentes a vários fatores.
A alternativa está incorreta, pois os micro-organismos que participam da biodigestão anaeróbia são sensíveis a fatores como temperatura, pH e determinados compostos que são produzidos ao longo do processo. Além disso, o processo anaeróbio é complexo do ponto de vista bioquímico devido à quantidade de reações que ocorrem durante o processo.
O processo anaeróbio, quando comparado ao processo aeróbio, possui maior custo operacional, além de maior consumo de energia.
A alternativa está incorreta, pois o processo anaeróbio possui menor custo operacional e menor consumo de energia quando comparado ao processo aeróbio.
A biorremediação é uma área de pesquisa que vem se destacando por apresentar bons resultados no processo de descontaminação de ambientes poluídos e por ser uma alternativa ambientalmente correta. Com relação à biorremediação, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta:
Uma das desvantagens da biorremediação é que esse processo só pode ser realizado em ambientes fechados e estéreis.
A alternativa está incorreta, pois a biorremediação pode ser realizada em ambientes abertos, ou seja, não estéreis, compreendendo vários grupos de micro-organismos.
A biorremediação baseia-se na capacidade que alguns micro-organismos possuem em utilizar determinados contaminantes como fonte de energia.
A alternativa está correta, pois a biorremediação é o processo de remoção de poluentes de ambientes contaminados por meio da ação dos micro-organismos. Essa capacidade de eliminar resíduos com a utilização de micro-organismos é possível porque alguns desses organismos podem utilizar o poluente como fonte de energia.
Os poluentes, quando descartados no ambiente, não sofrem degradação naturalmente pelos micro-organismos presentes, por isso a biorremediação é tão necessária.
A alternativa está incorreta, pois quando descartados no ambiente, os poluentes podem ser degradados pelos micro-organismos que estão presentes neste ambiente, a biorremediação apenas acelera esse processo por meio da adição de micro-organismos capazes de consumir os poluentes.
Alguns poluentes, devido à sua estrutura, podem ser apenas degradados parcialmente, esse processo de degradação parcial é chamado bioaumento.
A alternativa está incorreta, pois o processo de degradação parcial é chamado de cometabolismo. Bioaumento consiste em adicionar no ambiente micro-organismos especializados em degradar determinado contaminante.
A bioestimulação consiste na adição de micro-organismos especializados em degradar determinado poluente no ambiente contaminado.
A alternativa está incorreta, pois a bioestimulação consiste em estimular a atividade microbiana, manipulando o ambiente onde esses organismos se encontram. Esse processo pode ser feito com a adição ou retirada de nutrientes ou determinados substratos que podem aumentar a capacidade de degradação do micro-organismo. A adição de micro-organismos especializados em degradar determinado poluente no ambiente contaminado é um processo chamado de bioaumento.
Devido à demanda de tecnologias para enfrentar os desafios de degradação do meio ambiente, a biotecnologia se destaca por trazer alternativas ambientalmente corretas para esses problemas. Considerando a biotecnologia ambiental, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta:
O biomonitoramento utiliza-se de bioindicadores, fatores abióticos que fornecem informações sobre o pH e temperatura de um ambiente contaminado.
A alternativa está incorreta, pois os bioindicadores são fatores bióticos que fornecem informações ambientais de um determinado ambiente, como a toxicidade e a genotoxicidade, ou seja, é possível mensurar o efeito nocivo dos contaminantes para a saúde.
Por meio de técnicas de engenharia genética, é possível modificar DNA de células vegetais com a utilização de métodos que usam o plasmídeo TI.
A alternativa está correta, pois o plasmídeo Ti, que ocorre naturalmente em Agrobacterium, uma bactéria responsável por infectar alguns tipos plantas, pode ser utilizado para inserção de DNA de interesse. Isso pode ser feito aproveitando o próprio mecanismo de infecção da bactéria na planta. Essa abordagem foi idealizada para a produção de plantas resistentes ao glifosato, por exemplo.
Plantas como o algodão Bt e o milho Bt tiveram seu DNA modificado pela inserção de genes de uma enzima produzida pelas Salmonella.
A alternativa está incorreta, pois essas plantas foram modificadas com inserção de genes da proteína toxina Bt produzida pelo Bacillus thuringiensis.
O Bacillus thuringiensis é uma bactéria que causa infecção em plantas, sendo responsável pela doença chamada galha-da-coroa.
A alternativa está incorreta, pois o agente causador da doença galha-da-coroa é a Agrobacterium.
Por meio de técnicas de engenharia genética os micro-organismos podem ser como “fábricas” de compostos de interesse, como a Agrobacterium, que foi modificada para produzir interferon.
A alternativa está incorreta, pois o organismo em questão é Escherichia coli, que foi modificada geneticamente produzindo interferon; a Agrobacterium é comumente utilizada para a transferência de genes de interesse para células vegetais.