Todas as formas de vida na terra, incluindo os humanos, são constantemente submetidas à força universal da gravitação e, portanto, às forças internas e circundantes do corpo. Por meio do estudo da interação dessas forças e seus efeitos, a forma, a função e o movimento de nossos corpos podem ser examinados e o conhecimento resultante aplicado para promover a qualidade de vida.
Sob a gravidade e outras cargas, e controlado pelo sistema nervoso, o movimento humano é alcançado mediante uma interação mecânica complexa e altamente coordenada entre ossos, músculos, ligamentos e articulações dentro do sistema musculoesquelético.
Qualquer lesão ou lesão em qualquer um dos elementos individuais do sistema musculoesquelético mudará a interação mecânica e causará degradação, instabilidade ou incapacidade de movimento.
Por outro lado, a modificação, a manipulação e o controle adequados do ambiente mecânico podem ajudar a prevenir lesões, corrigir anormalidades e acelerar a cura e a reabilitação. Portanto, entender a biomecânica e o carregamento de cada elemento durante o movimento usando a análise de movimento é útil para estudar a etiologia da doença, tomar decisões sobre o tratamento e avaliar os seus efeitos.
Nesta disciplina, a história e metodologia da biomecânica do movimento humano, e os métodos teóricos e experimentais desenvolvidos para o estudo do movimento humano, são revisados. A disciplina apresenta conceitos biomecânicos básicos do movimento humano, proporcionando a você, caro(a) aluno(a), a compreensão da biomecânica do tecido ósseo, muscular e articular, e das forças que são geradas assim como seus efeitos sobre o corpo. Além disso, você vai poder conhecer os métodos de medição e das variáveis envolvidas e suas dependências práticas e teóricas para a análise biomecânica do movimento humano básico.
Na primeira unidade, vamos conhecer os conceitos gerais da biomecânica e os tecidos ósseos e muscular, vamos ver um pouco sobre a introdução à biomecânica, os conceitos e os principais princípios. Na segunda unidade, o foco será a biomecânica das articulações e os movimentos corporais com o foco nos principais tipos de movimento do corpo humano.
A cinemática linear e angular nas ciências do movimento será abordada na terceira unidade desta disciplina, junto a isso, vamos conhecer um pouco mais sobre a análise cinemática do movimento humano. Na última unidade, vamos aprender sobre as bases mecânicas e a cinética do movimento, na qual você, aluno(a), irá conhecer as principais terminologias e conceitos de mecânica simples e também a análise cinética do movimento humano.
Exemplos de análise de movimento de vários gestores esportivos serão exemplificados em todas as unidades, além do uso de estudos de análise de movimento humano baseados em biomecânica para tratar de questões clínicas. Desejo que você tenha uma excelente experiência acadêmica.
Bons estudos!