Unidade III

Manobras de Resgate Básicas

Selecione a seta para iniciar o conteúdo

REFLITA

Durante o transporte de vítimas, o socorrista jamais deve se  esquecer de monitorar constantemente seus sinais vitais, reavaliar o estado continuamente, documentar por escrito tudo o que ocorrer durante o transporte, e ainda, deve estar em comunicação com o hospital que receberá a ocorrência (VIEIRA, 2012).

FIQUE POR DENTRO

Você sabia que as mudanças de velocidade durante o transporte causam mudanças fisiológicas no organismo humano? As consequências da aceleração ou desaceleração estão relacionadas à alteração da pressão intracraniana e arterial, ao aumento da frequência cardíaca, ao deslocamento de líquidos dentro do organismo, à quadros de mal-estar geral.

FIQUE POR DENTRO

O vômito é o fator de maior complicação nos casos de afogamento com vítima inconsciente. Se você presenciar uma situação como esta, posicione o afogado com a cabeça ao mesmo nível que o tronco e evite colocá-lo inclinado de cabeça para baixo. Em casos de vômitos, vire a face da vítima lateralmente, e rapidamente limpe a sua boca (SZPILMAN, 2013).

FIQUE POR DENTRO

Cuidados após a reanimação

Fique bem atento(a), já que a qualquer momento pode ser necessário repetir os procedimentos. Mantenha a vítima aquecida e não a deixe sentar ou levantar do local.

REFLITA

Mesmo que a vítima seja reanimada, ela deve sempre ser reavaliada por um médico.

indicação de leitura

Manual de Emergências

Editora: Elsevier

Autor: Will Chapleau

ISBN: 9788535228328

Resumo:  Referência entre docentes e profissionais da área da saúde. Aborda o que se deve fazer em diferentes situações de resgate de vítimas.

indicação de leitura

Situações de urgência e emergência: manual de condutas práticas

Editora: Iátria

Autora: Lucila Medeiros Minichello Sousa

ISBN: 9788576140689

Resumo: Linguagem didática e conteúdo diferenciado caracterizam esta obra, que traz informações fundamentais sobre os primeiros socorros prestados em conformidade com cada situação. Aborda conceitos básicos, legislação, anatomia do corpo humano e funcionamento de alguns órgãos, parte óssea, qualidade no atendimento, comportamento do socorrista, cuidados necessários, avaliação primária, assepsia das mãos, a correta utilização de luvas e a identificação da vítima. Descreve técnicas com protocolo universal, tipos de hemorragias, afecções, queimaduras, choque, consequências de uma parada cardiorrespiratória e as atenções recomendadas, transporte e remoção de vítimas, noções prévias de parto súbito, além de alguns comentários sobre os direitos do assistido.

Aula Concluída

Você chegou ao fim desta unidade com sucesso!

VoltarAvançar