Seja bem-vindo(a), caro (a) acadêmico(a)! Este material foi preparado com o intuito de apresentar a você os conceitos e técnicas necessários para a compreensão da Ecologia, bem como instrumentalizá-lo para que você possa aplicar esses conhecimentos no seu cotidiano. A palavra ecologia vem do grego “oikos”, que significa casa, e “logos”, que significa estudo; logo, podemos defini-la como o estudo da casa ou do lugar em que se vive.
Este material está dividido em quatro unidades:
A primeira unidade deste material, denominada de “Introdução à Ecologia e aos Ecossistemas”, abordará a história da ecologia bem como sua importância e relevância para a humanidade. Nesta unidade, você também conhecerá a hierarquia dos níveis de organização, a começar pela célula até a biosfera. E, por fim, também destacaremos o ecossistema, sua estrutura trófica e os principais ecossistemas que podemos encontrar: terrestre e aquático (marinhos e de água doce).
A unidade II, denominada de “Energia nos Sistemas Ecológicos e os Ciclos Biogeoquímicos”, abordará a importância dos fluxos de matéria e energia nos ecossistemas, bem como discutirá sobre os principais ciclos biogeoquímicos: água, carbono, nitrogênio, oxigênio, fósforo e enxofre.
Na unidade III, intitulada de “Ecologia de Populações”, discutiremos os fatores limitantes da distribuição e abundância dos organismos, além de métodos para estimar o tamanho populacional e fatores envolvidos no crescimento populacional.
Por fim, a unidade IV, “Ecologia de Comunidades”, fornecerá informações sobre como os grupos de espécies estão distribuídos na natureza, bem como o modo que esses grupos podem ser afetados pelos fatores abióticos e pelas interações que ocorrem entre as espécies, sejam elas intraespecíficas ou interespecíficas. E, para finalizar essa unidade, veremos sobre a sucessão ecológica.
Nesse sentido, o livro apresentado em quatro unidades não busca esgotar o tema ecologia, mas fornecer informações úteis aos alunos sobre populações, comunidades e ecossistemas, de modo a fornecer embasamento teórico suficiente para que o aluno possa a relacionar a prática e a teoria.