Unidade III

Representação Gráfica e Formatação

Selecione a seta para iniciar o conteúdo

REFLITA

Na Geometria Descritiva, trabalhamos com o rebatimento do modelo no plano de projeção. Embora, em português, a palavra “rebatimento” esteja relacionada a repelir, jogar para longe, devemos compreender essa expressão como uma derivação do termo francês “rabattemant”, que vem do verbo “rabattre”, que significa baixar, fazer cair (MONTENEGRO, 1991).

REFLITA

A projeção ortogonal é um modo de representação diferente de nossa visão, que é feita de forma tridimensional e com perspectiva. Logo, o sistema da Geometria Descritiva não é um método intuitivo de registro de objetos. Para alcançarmos o domínio dessa técnica, é necessária muita prática do raciocínio e expressão da forma que a visão espacial envolve!

FIQUE POR DENTRO

O desenho técnico é um instrumento utilizado pelo projetista para comunicar-se com os demais sujeitos de um projeto. É por meio das peças gráficas que uma ideia é representada e pode ser comunicada ao cliente, ao executor e aos fornecedores. Apesar desse papel significativo, alguns projetistas encontram dificuldade no processo de representar o desenho técnico. Para aprimorar esses atributos, confira: <https://www.archdaily.com.br/br/889405/20-dicas-de-desenho-tecnico-para-arquitetura>. Acesso em: 22 fev. 2019.

Você encontrará, no link, 20 dicas que podem te ajudar na elaboração de desenhos mais claros e com qualidade estética!

REFLITA

Enquanto a projeção cilíndrica considera raios projetantes paralelos, a projeção cônica leva em consideração raios projetantes que partem de uma única fonte. Essa diferença gerará resultados distintos, quando trabalhamos com a projeção de um mesmo objeto, sobre uma mesma superfície. Diante disso, você acredita que existe um modo de representação melhor ou pior para o registro de projetos? Você acha que o tipo de projeção adotada pode influenciar na leitura e entendimento do projeto?

indicação de leitura

Nome do livro: Noções e Fundamentos de Geometria Descritiva

Editora: LTC

Autora: Helena Lacourt

ISBN: 978-85-277-0340-6

A obra indicada trabalha a representação de pontos, retas e planos em épura. A partir da leitura desse material, você poderá compreender, de forma detalhada, o passo a passo para a representação dos mais variados elementos em seus diversos posicionamentos possíveis.

INDICAÇÃO DE FILME

Nome do filme: Cruzada

Gênero: Histórico, Ação.

Ano: 2005.

Elenco principal: Orlando Bloom, Liam Neeson, David Thewlis.

O filme traz a história de Balian, que herda terras e um título de nobreza. Além de fazer um retrato histórico do período do surgimento das cruzadas religiosas, o filme indicado também demonstra como o sistema de coordenadas, ainda que de modo rudimentar, era utilizado para questões bélicas, permitindo maior precisão e otimização dos recursos disponíveis.

indicação de leitura

Nome do livro: Geometria Descritiva

Editora: Edgard Blücher LTDA.

Autor: Gildo A. Montenegro

ISBN: 978-85-212-0192-2

Na leitura sugerida, o autor aborda diversas questões relativas à Geometria Descritiva. Nesta obra, você irá encontrar não apenas conceitos sobre os métodos de representação, mas também sobre o exercício de visualização, que é necessário para a maior compreensão no momento de representação das formas e estudo do espaço.

INDICAÇÃO DE FILME

Nome do filme: Moebius

Gênero: Ficção científica

Ano: 1996

Elenco principal: Guillermo Angelelli, Roberto Carnaghi, Anabella Levy, Jorge Petraglia

O filme indicado explora o paradoxo espacial da fita de Möbius, na qual as propriedades de orientação são abolidas. Não existe lado de dentro e não existe lado de fora. A trama se passa na rede de metrôs de Buenos Aires, quando um dos trens desaparece de modo inesperado. Por meio desse filme, você é convidado a refletir sobre as figuras paradoxais na Geometria.

Aula Concluída

Você chegou ao fim desta unidade com sucesso!

VoltarAvançar