O que é recompensa?
No dicionário, recompensa significa o ato ou efeito de recompensar; prêmio dado em reconhecimento de um serviço, favor ou boa ação. Na esfera organizacional, o significado de recompensa é basicamente o mesmo. Para entendermos melhor sua aplicação, observemos o que diz Chiavenato (2014, p.237),
os processos de recompensar as pessoas constituem os elementos fundamentais para o incentivo e a motivação dos funcionários, tendo em vista, de um lado, os objetivos organizacionais a serem alcançados e, de outro, os objetivos individuais a serem satisfeitos.
Como dito anteriormente, o significado no âmbito organizacional é basicamente o mesmo do dicionário, mas devemos nos atentar para um detalhe de extrema relevância: a recompensa deve sempre estar alinhada à estratégia da empresa.
Quando uma organização opta por implantar os mecanismos de recompensa, é primordial que a participação dos funcionários seja estimulada e que o processo de implantação seja transparente, pois é fundamental para conferir legitimidade ao processo. Os objetivos e recompensas devem ser concretos e tangíveis e precisam ser expostos aos funcionários de maneira clara, simples e de fácil compreensão.
As organizações buscam aplicar os mecanismos de recompensa para incitar o contentamento pessoal de seus funcionários, manter e motivar trabalhadores de alto desempenho, reconhecendo que as pessoas são o fundamental e principal recurso das organizações.
O processo de recompensar também pode significar custo, assim os mecanismos de recompensa devem apresentar alguma vantagem ou retorno à organização, além de incentivar as pessoas a contribuírem para com o desempenho da empresa. Essa vantagem/retorno é o atingimento dos objetivos da empresa.
Existem várias formas de classificar os modelos de recompensa, seja por meio igualitário ou individual, mas antes de iniciarmos o estudo sobre suas classificações, faremos uma breve introdução sobre alguns tipos de remuneração existentes para melhor entendermos por qual motivo os mecanismos de recompensa foram introduzidos nas organizações.
Sobre a definição atual de recompensa. Assinale a alternativa correta.
- É o salário pago ao funcionário. Sabemos que recompensa é algo a mais do que o salário. Salário é uma obrigação trabalhista da empresa com o funcionário.
- É o ato ou efeito de recompensar; prêmio dado em reconhecimento de um serviço, favor ou boa ação. Essa é a definição de recompensa segundo o dicionário. Essa definição é ampla, mas seu conceito pode ser utilizado como base para as recompensas organizacionais.
- É um favor que a empresa faz ao funcionário. Recompensa não é só um favor que a empresa faz, é um favor em troca de algo. É uma retribuição que a empresa faz ao funcionário.
- Para o funcionário, é um prêmio dado em reconhecimento de um serviço e, para a empresa, é um prejuízo. A definição de recompensa para o funcionário está correta, mas a parte da empresa está errada/incompleta. Uma recompensa pode significar custos, por isso sua aplicação deve ser feita de forma planejada. Caso as recompensas sejam distribuídas de maneira descomedida, possivelmente o prejuízo será o resultado da empresa.
- Todas as alternativas anteriores. Recompensa é retribuir uma ação, é um reconhecimento.
Sabemos que o mecanismo de recompensa utilizado pela empresa deve estar alinhado a sua estratégia. Por qual motivo deve haver esse alinhamento?
- Para que o indivíduo trabalhe exclusivamente em busca dos objetivos da empresa. É importante que o indivíduo trabalhe em prol dos objetivos da empresa e de seus objetivos pessoais. Caso o indivíduo trabalhe em prol apenas da empresa, ele poderá apresentar indícios de desmotivação e diminuição de rendimento profissional.
- Para que o indivíduo trabalhe exclusivamente em busca de seus objetivos pessoais. É importante que o indivíduo trabalhe em prol dos objetivos da empresa e de seus objetivos pessoais. Caso o indivíduo trabalhe em prol apenas de seus objetivos pessoais, ele poderá não alcançar os objetivos da empresa e não receberá a recompensa prevista.
- Para que o indivíduo trabalhe em prol dos objetivos da empresa e de seus objetivos individuais. Esse alinhamento tem como finalidade o cumprimento da meta estabelecida, a motivação e o alto rendimento do funcionário. Um objetivo está ligado ao outro.
- Fazer com que a empresa obtenha melhores resultados financeiros. Os mecanismos de recompensa servem também para estimular a busca de melhores resultados financeiros, mas esse não é o objetivo do alinhamento entre o mecanismo e a estratégia da empresa.
- Nenhuma das alternativas. É correto afirmar que deve haver esse alinhamento para que o indivíduo trabalhe em prol dos objetivos da empresa e de seus objetivos individuais.