Dança: a dança como linguagem corporal
Unidade I
Nara Tonetto Dutra
Sumário Atividades Autores Referências
Autores
Nara Tonetto Dutra
Introdução
Conclusão
Referências
Atividades
Unidade I A dança e suas formas de expressão, performance e linguagem corporal
Definições
DançaPerformanceLinguagem corporal
Quem é o artista profissional da Dança?
O corpo e a Dança no século XXI
Expressão Corporal
Criatividade

Nara Tonetto Dutra

Especialista em Dança pela Unipar-Toledo.Especialista em Saúde e Atividade Física pela Unicesumar.Licenciada em Educação Física pela UEM.

Professora Nara Tonetto Dutra, Licenciada em Educação Física pela UEM no ano de 2003, Especialista em Saúde e Atividade Física pela Unicesumar, em 2005, e Especialista em Dança pela Unipar-Toledo, em 2011. Atualmente, sou professora (de ballet clássico/dança contemporânea), diretora, coreógrafa e proprietária da escola de dança Ballet Nara Dutra e na Cia de Dança Erastos em Maringá. Atuei como professora e palestrante no curso de Educação Física da Faculdade Uningá, e professora do módulo de Dança Contemporânea na Especialização em Dança da Faculdade Unifamma. Minha área principal de atuação é como professora e coreógrafa, e minha linha de pesquisa é referente à Dança Contemporânea.

Introdução

A dança é composta por conteúdos diversificados, abordando a historicidade dos corpos e os movimentos artísticos ao longo da evolução humana. Desde a época primitiva até a atualidade, percebe-se uma gama de infinitas possibilidades do movimento humano que compõe um corpo situado em um espaço e em um tempo. A dança constitui-se também de métodos técnicos que viabilizam a percepção do corpo proporcionando a criação de obras artísticas que interagem com inúmeras linguagens corporais, considerando sua representação e suas especificidades. Além das suas definições, de seus conteúdos históricos, técnicos e formais, temos a dança como uma disciplina de ensino, abordada nas diferentes modalidades e níveis da educação básica, superior e na pós-graduação. Nesse sentido, abordaremos também conteúdos específicos, da prática e da metodologia docente, que são desenvolvidos apenas em cursos de formação de professores.

Este material digital foi dividido em quatro unidades, sendo a primeira denominada de “A dança e suas formas de expressão, performance e linguagem corporal”. Nessa seção, serão enfatizadas as definições de dança, de performance e de linguagem corporal, definições estas que são imprescindíveis para a compreensão das demais unidades. Em seguida, sucintamente, situaremos quem é o profissional da dança segundo a Classificação Brasileira de Ocupações – CBO/2002 e apresentaremos como se “apresenta” o corpo e a dança no século XXI; abordaremos também de que modo podemos entender e trabalhar a expressão corporal em dança, atentando-se à sua classificação e objetivos como vetores norteadores de conhecimento nessa forma de expressão em dança tão comentada e trabalhada na área da dança.

Na unidade dois, “Forma de Expressão em Dança”, serão abordadas as formas de expressão em dança com o método de Klauss Vianna e seus princípios: processo lúdico, processo de vetores; processo criativo e/ou didático, em que faremos um gancho com a Dança Criativa de Laban, sua Coreologia e Eukinética como forma propulsora do desenvolvimento da criança, que nos remete à educação psicossomática do indivíduo, abrangendo os cinco elementos de análise de movimento de Laban.

Na unidade três, “As linguagens artísticas e o diálogo da dança com outras linguagens”, adentraremos ao universo do Teatro de Movimento de Lenora Lobos e Cássia Navas, que complementa o entendimento de fatores fundamentais de possibilidades para o desenvolvimento artístico e pedagógico da dança; em seguida, trataremos da expressividade artística; finalizaremos com a Dança, cine-dança, ciber-dança: tecnologia associada à dança, com a reflexão de uma das mais conceituas profissionais da área da dança, a Professora Dra. Cristiane Wosniak.

Na quarta e última unidade, “Dança-Educação/Dança e Educação”, serão abordadas questões pertinentes à dança como forma de conhecimento, conteúdos específicos da área da dança; perceberemos qual dança devemos ensinar na escola, seguindo como modelo de reflexão o diagrama de Jacqueline Robinson; também apresentaremos o artigo: Por que Dança na escola? - da Professora Me. Marina G. Barbieri Ferrari, que é muito enriquecedor; finalizaremos com o entendimento do ensino da dança na educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, e ensino no EJA, com materiais direcionados pelos PCNs e LDB - Lei n.º 9394/96, de 20 de dezembro de 1996.

Unidade I A dança e suas formas de expressão, performance e linguagem corporal Nara Tonetto Dutra

Nesta unidade, inicialmente, abordaremos as definições de dança, performance e linguagem corporal, e, também, sucintamente, quem é o artista da dança. Além disSo, estudaremos como o corpo e as danças encontram-se no século XXI. Em seguida, falaremos sobre a expressão corporal: sua classificação e objetivos.

Definições

Dança

Ao buscar a etimologia da palavra dança, encontramos, no Dicionário SESC, a linguagem da cultura de Newton Cunha, em que:

há duas versões para a origem da palavra. A primeira delas seria atribuída à raiz sânscrita tan, conservada no alemão, Tanz. Mas modificada no germânico danson e no francês arcaico dance, com significado original de tensão e daí, puxar, esticar, alongar. Outra, por via latina, seria proveniente do verbo deantiare, indicando o ato de avançar ou ir em frente de cortejos. Assim é que em Roma, havia o culto de Dança, simbolizada por uma bacante .(CUNHA, 2006, p. 208)

 

No dicionário etimológico da Língua Portuguesa de Antonio Cunha consta a seguinte definição:

Dançar “oscilar, saltar, girar, mover-se com cadência”, século XIV. Do antigo fr. Dencier (hoje, danser) derivado do frâncico dintjan, “mover-se de lá para cá”. Dança, substantivo, por sua vez, palavra que surgiu anteriormente, no século XIII. Dançador, no século seguinte, XIV. A palavra “dançarino” surge somente no século XVIII, provavelmente calcado em ballerino (do italiano). (CUNHA, 1986).

Diante dessas colocações, a dança é considerada uma forma de expressão artística coordenada, em que os sentimentos, emoções, tristeza, alegria, entre outros, são expressos pelo movimento. A expressão é veículo da energia de cada movimento dançado que alcança a mais sublime linguagem de comunicação não verbal do ser humano, tornando a dança um instrumento de comunicação entre o artista e o mundo.

Considerada uma das artes mais antigas e completas, a dança se expressa com o movimento pelo corpo. Explorar o caráter expressivo do movimento é uma das premissas da dança.

Para Rudolf Laban (1879-1958), os movimentos são categorizados em dois tipos: os movimentos funcionais, como andar, lavar louça, escovar os dentes, por exemplo, e os movimentos expressivos, que têm como objetivo transmitir uma ideia ou sensação como o humor, a beleza, a tristeza, entre outros.

Performance

Para o Dicionário on-line Aulete, performance significa “desempenho em uma exibição” ou “evento geralmente improvisado em que o(s) artista(s) se apresenta(m) por conta própria”. Geralmente, essa palavra é empregada no campo artístico para análises de apresentações como malabarismos, mímica, mágica, teatro, canto e dança, referindo-se aos performers.

A divisão da performance no campo das artes acontece da seguinte forma:

  • musicais (concerto e recital);
  • teatrais (teatro musical, dança moderna, ballet, opereta, ópera e teatro).

 

Também podem ser caracterizadas como mágica, leitura de poesia, arte viva, performance arte, apresentações circenses e leituras de história.

Linguagem corporal

Antes mesmo da linguagem oral, o homem dançou. A dança com seus inúmeros signos, códigos de sinais, gestos e expressões fisionômicas é uma forma de comunicação em que, posteriormente, adicionamos o ritmo. A dança e sua corporeidade se inter-relacionam com o meio social, afetivo e cognitivo de uma sociedade.

Existem variadas interpretações da linguagem. O novo dicionário Aurélio aponta linguagem como “todo o sistema de signos que serve de comunicação entre indivíduos e pode ser percebido pelos diversos órgãos dos sentidos, o que leva a distinguir-se uma linguagem visual, uma linguagem auditiva, uma tátil, entre outros”.

114 Definições de Dança

Quem é o artista profissional da Dança?

De acordo com a Classificação Brasileira de Ocupações – CBO/2002, os profissionais da dança são denominados artistas da dança. Bailarinos, dançarinos, coreógrafos, professores, integram a categoria de ARTISTAS, profissão regulamentada pela lei n. 6533, de 24 de maio de 1978, e pelo Decreto n.° 82.385, de 05 de outubro de 1978. Nesse âmbito, considera-se profissional o indivíduo que detém um registro na Delegacia Regional do Trabalho – o DRT – como artista, nas funções específicas previstas: bailarino ou dançarino, coreógrafo, assistente de coreógrafo, ensaiador e maître de balé.

O artista da dança realiza trajetórias de formação tanto em espaços de educação formal e/ou não formal. Segundo o relatório da CBO/2002, quanto à formação do artista da dança, o mesmo aponta para a não exigência de uma escolaridade formal determinada, porém existe uma movimentação significativa à formalização dessa profissionalização, objetivando-se, cada vez mais, que o profissional tenha curso superior na área.

124 Quem é o artista da Dança?

O corpo e a Dança no século XXI

A diversidade social tem estendido suas inúmeras possibilidades de construção de corpos e danças no século XXI.

Historicamente, observa-se que as inúmeras mudanças ocorridas na sociedade em um âmbito geral - isso inclui a dança e os corpos que dançam - provocam possibilidades de alterações artísticas e corporais num todo. Hoje, já não se pode categorizar um corpo e uma dança no século XXI, pois suas possibilidades são inúmeras.

Não há fronteiras entre as artes, cabendo entre si se inovar com o que “se tem” e o que “se pode ter”, como produto de um processo, pois os valores e conceitos se modificam rapidamente. A dança contemporânea hoje é vista como um modo de se pensar a dança neste momento cronológico e histórico. Portanto, como consequência, o corpo ideal para a dança não existe, visto que a necessidade da individualização do ser humano está aflorada. A nostalgia tem tomado o papel principal nesta cena a partir do momento em que o ser diferente tende a recolher-se no seu mundo, isolando seu corpo dos outros corpos. O toque está cada vez mais distante.

 

111 Ballet Nara Dutra. Espetáculo “Alice no País das Maravilhas”. Fonte: arquivo pessoal (2013).

 

A arte é como um espelho do homem: ela é o que se vive corporalmente e psiquicamente. Na dança, hoje, há permissão para várias vertentes de criações, ela não é absolutamente uma arte fácil e caótica, ela aceita a estética da liberdade, sem deixar de exigir experimentação. A pesquisa e a exploração do movimento na dança é fato, não há mais somente a fantasia e uma expressão exagerada, o que há hoje é a identificação com a arte estabelecida.

A dança de hoje atravessa fronteiras, rompendo com percepções já estabelecidas. Há “um outro olhar”. A plateia pode se deleitar aflorando seus sentidos e se identificar até mesmo com alguns bailarinos intérpretes. Existe ainda uma aproximação entre a arte e a vida das pessoas. Portanto, como há inúmeras mudanças ocorrendo em todo instante, a dança não pode ser ou estar tão distante desses fatos, sendo apenas um produto final.

Registros históricos mostram que a dança, desde sua origem, moldou-se e adaptou-se de acordo com o que a época e a cultura exigiam.

Houve momentos em que o homem sentia necessidade de exaltação, ou seja, expressar-se como forma de agradecimento aos deuses por conta de uma boa colheita, assim como o ser humano sentiu-se instigado a exteriorizar toda a fúria e a angústia de uma sociedade insatisfeita e perdida dentro de valores deturpados.

Uma sociedade formada por homens e mulheres pensantes e possuidores de ideologias modificáveis interfere de forma inegável nas atitudes de uma época e de uma dada cultura. Portanto, é viável que um conceito hoje bastante estruturado perca força com o passar do tempo e tenha uma interferência constante de outras ideias.

O corpo é ferramenta de expressão do ser humano, é por meio do mesmo que ele se sente vivo e inserido. Esse corpo pensa, age e modifica-se, ao mesmo tempo em que absorve o meio. Sendo assim, em todo segundo ele cria formas de comunicação, que pode ser entendida por meio da dança, mas, ao mesmo tempo, isso não significa que em todo momento o homem quer se fazer entender, muitas vezes, ele só quer entender a si próprio, e isso cria uma gama de possibilidades corporais que se traduzem em dança. Contudo, não se pode categorizar um corpo e uma dança ideal no século XXI.

“O corpo humano não é referendado somente pelas suas condições biológicas. O corpo é sempre construído.” (DANTAS, 1999, p. 32). Se o corpo é sempre construído, ele é construção do que lhe é ofertado, em que em uma escala evolutiva, ele sempre será mais apto a executar o que já executa convidado a transpor o que já foi processado.

O corpo é construído de acordo com valores, ideologias, referências estéticas, políticas e sociais.

Para Strazzacappa (2006), a arte reside em qualquer lugar, ela é uma articulação com o mundo ao redor. Não basta a presença da arte ao lado da ciência para que se possa garantir a formação do cidadão. A formação em arte acontece em um tempo diferenciado do tempo de uma universidade. A importância da especificidade e do aprofundamento dos conteúdos próprios para o ensino da dança e a qualificação de mais professores de dança propiciam a Educação do Cidadão Sensível, pois a arte tem o poder da sensibilização, da compreensão do mundo de forma mais flexível, mais poética, mais significativa.

 

134 O Corpo e a Dança no século XXI
Atividades

Sobre as definições de dança, podemos afirmar que:

  • Dança é o ato de adaptar um texto ao teatro, tornando-o representável em sua encenação.
  • Em sua raiz etimológica, a palavra dança possui duas versões para a origem de sua palavra: Tanz no alemão e dance no francês.
  • A dança pode ser definida como dançadeira.
  • Dança pode ser definida como uma fanfarra filarmônica.
  • A dança é a expressão artística captada pela visão e privilegiada por esse sentido como forma de avaliação.
Atividades

A divisão da performance no campo das artes acontece de:

  • Três maneiras: musicais, teatrais e de dança.
  • Duas maneiras: concerto e recital.
  • Duas maneiras: musicais (concerto e recital) e teatrais (teatro musical, dança moderna, ballet, opereta, ópera e teatro).
  • Cinco maneiras: dança contemporânea, mágica, ocupações, signos, e linguagem visual.
Atividades

Assinale a alternativa INCORRETA.

  • A dança, com seus signos e códigos de sinais e seu conjunto de gestos e expressões fisionômicas, pode ser considerada uma forma de comunicação que se inter-relaciona com o meio social, afetivo e cognitivo de uma sociedade.
  • A linguagem corporal pode ser entendida como um sistema de signos corporais que se comunica com os indivíduos e é perceptível aos órgãos dos sentidos.
  • O artista da dança hoje pode ser considerado profissional da dança tanto com formação formal quanto com formação informal.
  • De acordo com CBO/2002, os profissionais da dança são denominados de produtores culturais.
Atividades

Sobre a classificação e objetivos da expressão corporal, assinale a alternativa CORRETA.

  • Expressão Corporal Cotidiana - refere-se ao indivíduo que vive com o grupo em situações diversas, mas comuns. Todas as orientações e atividades estão dirigidas para o grupo, podendo ser citada como exemplo a dança coletiva, o canto conjunto e toda e qualquer atividade que seja centrada no grupo.
  • Expressão Corporal “Espetacular” - mas não, necessariamente, espetacular - pode-se entender como orientações em grupos que se propõem a fazer o não habitual com o corpo.
  • Expressão Corporal em si mesma - nesse caso, centra-se nas relações de pessoa para pessoa, pelas atitudes e gestos, na intenção de descobrir o que se transmite por meio do corpo.
  • Expressão Corporal e a “Análise Sociológica e Institucional”- utiliza-se em alguns grupos a expressão corporal para interpretar o que se passa, na dinâmica do entrosamento com instituições.
  • Expressão Corporal Centrada no Grupo - é utilizada como uma maneira de se perceber como o corpo se apresenta no cotidiano, na maneira de olhar, na postura, na voz, nos gestos e no relaxamento ou tensão do corpo.

Expressão Corporal

As manifestações dos sentimentos do corpo são chamadas de Expressão Corporal, e são sentidas, interpretadas, analisadas, percebidas ou simplesmente vistas por meio dos movimentos naturais, voluntário ou involuntário, trabalhado, calculado. Enfim, é a manifestação dos sentidos. Por meio dos movimentos do corpo é possível liberar toda a nossa personalidade, nossas necessidades, emoções, conflitos, culturas, sentimentos; todo o mundo interior complexo que somos.

Para que isso aconteça, se faz necessário chegar o mais profundo dentro de si mesmo e livrar-se das armaduras. O corpo exige um processo de sentido inverso da psicologia, se sensibiliza de fora para dentro para depois se manifestar.

Desenvolvendo todas as possibilidades de movimento do corpo associado à sensibilidade e exigindo desses movimentos a descoberta do próprio corpo, chega-se a inter-relações entre os aspectos físicos e psíquicos do corpo, cada célula, cada partícula do corpo recebe e repete a função psicossomática humana. O descuido e o desconhecimento de como utilizar a máquina corpo pode levar à decadência de suas potencialidades e até a quebra de sua unidade psicossomática. Conhecer e interpretar a linguagem do corpo é fundamental à educação, preservação e valorização dessa unidade, tarefa de início e fim de nossa vida. O corpo se movimenta utilizando as energias contidas no próprio corpo formando um todo; não existe movimento sem corpo e o corpo não se movimenta sem energia.

  • Corpo: é composto de massa, forma, tamanho, cor, som, e recebe e transmite sensações, cria e se reproduz. Um estojo de ossos, músculo, centro nervoso e motor.
  • Energia: é a potência ativa de um organismo, física, a capacidade que um corpo tem de produzir trabalho e a energia potencial e a latente nas moléculas.
  • Movimento: é a resposta ativa à massa muscular por uma reação em cadeia que percorre o corpo de um ponto ao outro, gerando deslocamento visível no espaço.

 

CORPO + ENERGIA = MOVIMENTO

 

  • Corpo biológico: é composto pelo sistema nervoso vegetativo (ossos, músculos, articulações, postura etc.); pelo sistema nervoso central (vistas, ouvidos, tato, paladar e olfativo), sensações térmicas e sensoriais.
  • Corpo: unidade psico-biológica (energia e movimento).
  • Corpo como matéria: tamanho, massa, peso, forma, textura e dimensão.
  • Corpo como ente criativo: sensibilidade inteligente.

 

Utilizar o movimento como ato meramente utilitário, desvalorizando e menosprezando suas funções, é deixar de ter consciência da própria existência e sua inter-relação com tudo que nos rodeia.

Por meio dos movimentos, podemos ter consciência no tempo e no espaço do que acontece com o nosso corpo, como e quanto vivemos, com que intensidade nos entregamos, como gastamos e esgotamos nossas energias, que, não realimentadas, nos levam à falência generalizada (aprendizado, criatividade, criação, desejo, prazer).

Já a utilização adequada da energia faz com que o desgaste transforme-se em energia positiva, um ato psicossomático integrado positivo e realimentado.

Cada indivíduo deve ser importante para si mesmo, conhecer seu processo metabólico e se ajudar no seu processo de desenvolvimento na medida em que o trabalho respeite a capacidade pessoal de manifestação pessoal, na medida em que realmente contribua para liberar o movimento. Ex.: um músculo bem trabalhado permite livre passagem de energia, preservando suas funções e reflexos vitais.

A expressão corporal deve ser entendida em seus múltiplos significados e possibilidades: saber que se é, sentir-se como se é; preservar a própria plenitude corporal, comunicar-se consigo mesmo e com os outros, aceitar-se corporalmente com uma atitude sensível e criativa (1997, LOLA, p. 16).

Essa atitude adquire seu valor semântico no contexto do corpo, espaço, tempo, energia e criatividade.

O movimento é uma unidade orgânica de elementos materiais e espirituais que se completam, em um simples movimento de quadril, que operam os centros nervosos correspondentes e ativam áreas do corpo, aparentemente independentes, mas que estão intimamente interligados. Em todo trabalho corporal, seja qual for, o corpo deve ser visto como um todo (psico-biológico) e analisado quando o movimento é realizado genuinamente, como atividade criadora; e quando é falso, frustrado, gratuito e gastando energia que não se realimentará. O movimento criador é aquele consciente, realizado sob bases sensíveis da vivência do próprio movimento; a atenção deve ser centralizada sobre os ossos e a sua localização, a resistência muscular e sua atividade sobre o ritmo circulatório e comportamento da respiração, enfim, em todo aspecto da expressão corporal. Já a dimensão espacial pode ser sentida, percebida e explorada por meio do movimento corporal; o espaço limita-se pela pele como união ou separação, interior ou exterior.

Espaço interior compreende todo o conteúdo da pele para dentro; o âmbito de tudo o que acontece em seus espaços vazios cheios, do volume e das dimensões lineares do corpo.

Espaço externo compreende tudo o que está além da pele e o âmbito do mundo físico circundante.

A relação entre o espaço interior do corpo e o espaço físico exterior e as múltiplas dimensões que geram diversos desenhos e forma no tempo é importante para que cada indivíduo descubra seu próprio tempo, reencontre-se com ele e dê liberdade à sua criatividade.

 

Criatividade

Podemos considerar a criatividade como elemento fundamental no desenvolvimento do ser humano, à sua autonomia e liberdade, na formação da personalidade e no autoconhecimento como unidade de fortalecimento do corpo.

Criatividade do Imaginário: são os desejos, os sonhos e as imagens.

 

Criatividade da realidade experimentada: por meio de estímulos sonoros, cinestésicos, táteis e visuais.

 

Classificação e Objetivos da Expressão Corporal

Segundo Salzer (1983), vários são os critérios para se classificar a Expressão Corporal:

Expressão Corporal “Espetacular”

É todo e qualquer espetáculo em grupo, inserido em uma situação diferente das que se vive, envolvendo, assim, todo um processo não habitual e comum, por exemplo, como o ballet e o teatro.

 

Expressão Corporal “Não Habitual”

Mas não, necessariamente, espetacular - pode-se entender como orientações em grupos que se propõem a fazer o não habitual com o corpo. É uma situação em que se coloca o corpo em prova, não obrigatoriamente dentro do contexto de um espetáculo, como exemplo, pode-se citar a ioga, a dança e a ginástica artística.

 

Expressão Corporal Cotidiana

É utilizada como uma maneira de se perceber como o corpo se apresenta no cotidiano, na maneira de olhar, na postura, na voz, nos gestos e no relaxamento ou tensão do corpo.

 

Expressão Corporal em si mesma

É a maneira de perceber as próprias atitudes, como nos gestos, tensão, relaxamento, postura e usá-las e dominá-las para uso próprio.

 

Expressão Corporal Centrada na Relação Dual

Nesse caso, centra-se nas relações de pessoa para pessoa, pelas atitudes e gestos, na intenção de descobrir o que se transmite por meio do corpo. É pensar em um nível inconsciente, como simpatias, antipatias e outros sentimentos que uma pessoa desperta em outra, sem que o racional possa explicar.

 

Expressão Corporal Centrada no Grupo

Refere-se ao indivíduo que vive com o grupo situações diversas, mas comuns. Todas as orientações e atividades estão dirigidas para o grupo, podendo ser citada como exemplo a dança coletiva, canto conjunto e toda e qualquer atividade que seja centrada no grupo.

 

Expressão Corporal como “Formação”

Os integrantes dessa classificação aprenderão a lidar, a entender e usar seu corpo da melhor maneira possível.

 

Expressão Corporal na busca da “Terapia”

Em que se procura auxiliar as pessoas com determinados problemas em relação ao seu próprio corpo por meio da expressão corporal.

 

Expressão Corporal e a busca do “Lúdico”

Seria o tempo em que o corpo se solta para a fantasia, saindo da realidade da vida cotidiana.

 

Expressão Corporal e a “Análise Sociológica e Institucional”

Utiliza-se em alguns grupos a expressão corporal para interpretar o que se passa, na dinâmica do entrosamento com instituições.

 

Expressão Corporal como “Lazer e Encontro”

Nesse caso, facilita-se a observação dos laços duradouros que surgem, fazendo com que as pessoas passem a se reencontrar fora do grupo, ou seja, amplia o fator de amizades.

 

Há uma grande diversidade de parâmetros usados pelos autores para explicar os objetivos da Expressão Corporal. Segundo Stokoe (1987), o objetivo da expressão corporal é a conscientização de si mesmo, sobre as atitudes, posturas, gestos, ações cotidianas, como das necessidades de exprimir, comunicar, criar, compartilhar e interagir - dentro da sociedade em que se vive. Para Salzer (1983), os objetivos da Expressão Corporal apresentam-se classificados em dois eixos:

  1. Eu com o Eu: a proposta seria descobrir-se a si próprio, ou seja, proporcionar um encontro com sigo próprio por meio da conscientização e percepção do Eu interior.
  2. O Eu com os Outros: seria a busca para o relacionamento, para o contato aberto entre o Eu e o Outro.

 

As atividades corporais, com ênfase na arte, de um modo geral, têm o seu ponto em comum, no que diz respeito à conscientização e expressão do ser. Cada atividade busca resgatar os componentes do autoconceito: esquema, imagem e consciências corporais, direta ou indiretamente. A arte, além de proporcionar o resgate dos componentes do autoconceito, faz com que o indivíduo tenha um encontro consigo próprio.

A arte age como uma maneira de canalizar os sentimentos e emoções descontrolados, favorecendo uma melhora nas comunicações não verbal e corporal (SCHWARTZ, 1999). A melhora da estruturação da personalidade, a maior valorização de si próprio, trabalhando a autoestima e uma relação mais eficiente e harmoniosa entre o “Outro e as Coisas”, se dá por meio do conhecimento e da consciência das partes do corpo e do corpo como um todo, trazendo grandes benefícios para o indivíduo, o que pode ser conseguido mediante o elemento artístico.

Ao serem localizados os pontos pelos quais o corpo é atingido pelo mundo externo, pode-se trabalhar para o desbloqueio das tensões existentes. Todos esses aspectos relacionados demonstram as infinitas possibilidades de que a dança apresente-se como elemento fundamental no aprimoramento interior, se respeitadas essas características em seu desenvolvimento, especialmente nos cursos de formação.

144 Expressão Corporal
Atividades

A criatividade é uma capacidade humana de grande valor universal, nela reside a competência da memória “RAM” que impulsiona a evolução humana. Nesse sentido, temos a criatividade do imaginário e a criatividade da realidade experimentada. De acordo com esse exposto, é CORRETO afirmar que:

  • A criatividade do imaginário constitui-se unicamente das imagens.
  • A criatividade da realidade experimentada se sustenta com um sentido: o sentido cinestésico.
  • O imaginário infantil tem um sentido muito restrito quando colocado dentro de um fazer pedagógico.
  • Imaginar não pode ser considerado uma forma de reconstrução, com transformação do real.
  • A realidade experimentada se converte por meio de estímulos sensoriais, sonoros, cinestésicos, táteis e visuais.
Atividades

O movimento é uma unidade orgânica de:

  • Elementos materiais e espirituais que se completam, em um simples movimento de quadril, que operam os centros nervosos correspondentes e ativam áreas do corpo, aparentemente independentes, mas que estão intimamente interligados.
  • Processo do desenvolvimento de cada pessoa e não está expressa no modo como o indivíduo se move e experiência seu corpo.
  • Manifestação e contenção mental do indivíduo.
  • Mecanismos somáticos não corporais.
  • Experimentações cognitivas sem ligação com a historicidade do corpo do indivíduo.
Atividades

Na expressão corporal, o espaço interior é entendido como:

  • Todo o espaço entre os músculos e pelos.
  • Tudo que está além da pele.
  • Todo o conteúdo da pele para dentro.
  • Tudo o que compõe o mundo físico circundante.
  • gama de possibilidades de experimentações da parte externa do ser humano.
Atividades

A expressão corporal está associada a diversas práticas corporais, no campo de conhecimento em dança, no campo da comunicação não verbal - linguagem corporal. A premissa da linguagem corporal se dá no conhecimento e descoberta do próprio corpo. Sendo assim, é CORRETO afirmar que:

  • O corpo é composto de massa, forma, tamanho, cor, som, e recebe e transmite sensações, cria e se reproduz.
  • b. O movimento é a potência ativa de um organismo, física, a capacidade que um corpo tem de produzir trabalho, e a energia potencial e a latente nas moléculas.
  • A energia é a resposta ativa à massa muscular por uma reação em cadeia que percorre o corpo de um ponto ao outro, gerando deslocamento visível no espaço.
  • Não existe movimento sem corpo, mas o corpo se movimenta sem energia.
  • O corpo se sensibiliza de dentro para fora, ao contrário da psicologia.
Atividades

As manifestações dos sentimentos do corpo são chamadas de:

  • Educação Psicossomática.
  • Expressão Corporal.
  • Idealismo Corporal.
  • Corpo cênico.
  • Imaginário criativo.
Atividades

Assinale a alternativa CORRETA.

  • Corpo Biológico é composto pelo sistema nervoso vegetativo (ossos, músculos, articulações, postura etc.), pelo sistema nervoso central (vistas, ouvidos, tato, paladar e olfativo), sensações térmicas e sensoriais.
  • Corpo é a unidade psicobiológica (energia e movimento).
  • Corpo como matéria não tem relação com definições físicas.
  • Corpo como ente criativo é a sensibilidade inteligente.

 

Indicação de leitura

Nome do livro: A escuta do Corpo: Sistematização da Técnica Klauss Vianna

Editora: Summus

Autor: Jussara Miller

ISBN: 978-85-323-0345-5

Jussara Miller apresenta, de forma clara e objetiva, os conceitos que embasam a metodologia dos Viannas e os conteúdos que a compõem. Aqui, o plural é utilizado no sentido mais amplo, pois um dos méritos do trabalho da autora é destacar que Klauss não foi o único responsável pelo desenvolvimento da pesquisa corporal, acompanhado por Angel (sua esposa), Rainer (seu filho) e tantos outros “Viannas” – não necessariamente herdeiros de sangue, mas herdeiros de estudo e convicção.

Esta obra é baseada na dissertação de mestrado em Artes da autora, pela Unicamp. Ele representa a concretização de uma etapa da pesquisa iniciada muito antes de Jussara ingressar na pós-graduação, quando partiu para São Paulo a fim de trabalhar com Rainer Vianna, na escola Klauss Vianna.

 

Indicação de leitura

Nome do livro: A pedagoga do corpo

Editora: Soraia Bini Cury

Autor: Enamar Ramos

ISBN: 978-85-323-0336-3

Quando pequena, Angel Vianna era apaixonada por todas as formas de arte. Opondo-se à criação conservadora, decidiu seguir a carreira de bailarina. Porém, não concordava com a rigidez do balé e acreditava que a dança deveria ser mais leve. Anos depois, com a bagagem artística expandida pela vivência com profissionais de renome e outros tipos de arte e dança, ela aperfeiçoou a expressão corporal, prática considerada essencial a qualquer ator ou bailarino.

Abordando a atuação dessa coreógrafa – uma das mais importantes referências na área de corpo, movimento e artes cênicas –, esta obra faz um paralelo entre o trabalho corporal de Angel e a formação do ator. Diversos temas são analisados, como as técnicas criadas pela bailarina, sua prática pedagógica, os cursos oferecidos por ela e o uso da criatividade e do movimento no teatro.

 

 

Reflita

No Brasil, o pioneiro a realizar performances foi Flávio de Carvalho, representante do Movimento Modernista interessado pelo experimental. Uma de suas performances mais polêmicas foi quando começou a andar no sentido contrário de uma procissão de Corpus Christi. Na ocasião, ele vestia uma boina verde e uma blusa de manga curta. Sua ação perturbou os integrantes da procissão, que quase o lincharam. O artista acabou na delegacia pelo episódio.

Outra de suas apresentações ocorreu no centro histórico da cidade de São Paulo. Flávio de Carvalho saiu de seu ateliê e começou a caminhar pelas ruas da região central com uma saia verde, uma meia arrastão, blusa de mangas curtas e sandálias de couro. Com isso, queria mostrar que esta seria a forma mais adequada de se vestir no Brasil, país com clima tropical. Além disso, era uma forma do artista criticar a moda que vinha da Europa, onde o clima é frio.

Existem casos em que a performance arte é extrema. Chris Burden, artista norte-americano, chegou a rastejar por um piso lotado de cacos de vidro, foi crucificado em cima de um automóvel e levou tiros em suas apresentações.

Conclusão

Caro(a) aluno(a), neste livro, procuramos apresentar, de forma simples e clara, a arte da dança. Que constitui-se também de métodos técnicos que viabilizam a percepção do corpo proporcionando a criação de obras artísticas que interagem com inúmeras linguagens corporais, considerando sua representação e suas especificidades.

Este material digital foi dividido em quatro unidades, sendo a primeira denominada de “A dança e suas formas de expressão, performance e linguagem corporal”. Nessa seção, foram enfatizadas as definições de dança, de performance e de linguagem corporal.

Na unidade dois, “Forma de Expressão em Dança”, foram abordadas as formas de expressão em dança com o método de Klauss Vianna e seus princípios: processo lúdico, processo de vetores; processo criativo e/ou didático.

Na unidade três, “As linguagens artísticas e o diálogo da dança com outras linguagens”, abordamos sobre o universo do Teatro de Movimento de Lenora Lobos e Cássia Navas, que complementa o entendimento de fatores fundamentais de possibilidades para o desenvolvimento artístico e pedagógico da dança; em seguida, tratamos da expressividade artística; finalizamos com a Dança, cine-dança, ciber-dança: tecnologia associada à dança, com a reflexão de uma das mais conceituadas profissionais da área da dança, a Prof.ª Dra. Cristiane Wosniak.

Na quarta e última unidade, “Dança-Educação/Dança e Educação”, foram abordadas questões pertinentes à dança como forma de conhecimento, conteúdos específicos da área da dança.

Portanto, caro(a) aluno(a), espero que tenha feito bom proveito do material.

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Atividades

Atividades - Unidade I

Sobre as definições de dança, podemos afirmar que:

  • Dança é o ato de adaptar um texto ao teatro, tornando-o representável em sua encenação.
  • Em sua raiz etimológica, a palavra dança possui duas versões para a origem de sua palavra: Tanz no alemão e dance no francês.
  • A dança pode ser definida como dançadeira.
  • Dança pode ser definida como uma fanfarra filarmônica.
  • A dança é a expressão artística captada pela visão e privilegiada por esse sentido como forma de avaliação.

A divisão da performance no campo das artes acontece de:

  • Três maneiras: musicais, teatrais e de dança.
  • Duas maneiras: concerto e recital.
  • Duas maneiras: musicais (concerto e recital) e teatrais (teatro musical, dança moderna, ballet, opereta, ópera e teatro).
  • Cinco maneiras: dança contemporânea, mágica, ocupações, signos, e linguagem visual.

Assinale a alternativa INCORRETA.

  • A dança, com seus signos e códigos de sinais e seu conjunto de gestos e expressões fisionômicas, pode ser considerada uma forma de comunicação que se inter-relaciona com o meio social, afetivo e cognitivo de uma sociedade.
  • A linguagem corporal pode ser entendida como um sistema de signos corporais que se comunica com os indivíduos e é perceptível aos órgãos dos sentidos.
  • O artista da dança hoje pode ser considerado profissional da dança tanto com formação formal quanto com formação informal.
  • De acordo com CBO/2002, os profissionais da dança são denominados de produtores culturais.

Sobre a classificação e objetivos da expressão corporal, assinale a alternativa CORRETA.

  • Expressão Corporal Cotidiana - refere-se ao indivíduo que vive com o grupo em situações diversas, mas comuns. Todas as orientações e atividades estão dirigidas para o grupo, podendo ser citada como exemplo a dança coletiva, o canto conjunto e toda e qualquer atividade que seja centrada no grupo.
  • Expressão Corporal “Espetacular” - mas não, necessariamente, espetacular - pode-se entender como orientações em grupos que se propõem a fazer o não habitual com o corpo.
  • Expressão Corporal em si mesma - nesse caso, centra-se nas relações de pessoa para pessoa, pelas atitudes e gestos, na intenção de descobrir o que se transmite por meio do corpo.
  • Expressão Corporal e a “Análise Sociológica e Institucional”- utiliza-se em alguns grupos a expressão corporal para interpretar o que se passa, na dinâmica do entrosamento com instituições.
  • Expressão Corporal Centrada no Grupo - é utilizada como uma maneira de se perceber como o corpo se apresenta no cotidiano, na maneira de olhar, na postura, na voz, nos gestos e no relaxamento ou tensão do corpo.

A criatividade é uma capacidade humana de grande valor universal, nela reside a competência da memória “RAM” que impulsiona a evolução humana. Nesse sentido, temos a criatividade do imaginário e a criatividade da realidade experimentada. De acordo com esse exposto, é CORRETO afirmar que:

  • A criatividade do imaginário constitui-se unicamente das imagens.
  • A criatividade da realidade experimentada se sustenta com um sentido: o sentido cinestésico.
  • O imaginário infantil tem um sentido muito restrito quando colocado dentro de um fazer pedagógico.
  • Imaginar não pode ser considerado uma forma de reconstrução, com transformação do real.
  • A realidade experimentada se converte por meio de estímulos sensoriais, sonoros, cinestésicos, táteis e visuais.

O movimento é uma unidade orgânica de:

  • Elementos materiais e espirituais que se completam, em um simples movimento de quadril, que operam os centros nervosos correspondentes e ativam áreas do corpo, aparentemente independentes, mas que estão intimamente interligados.
  • Processo do desenvolvimento de cada pessoa e não está expressa no modo como o indivíduo se move e experiência seu corpo.
  • Manifestação e contenção mental do indivíduo.
  • Mecanismos somáticos não corporais.
  • Experimentações cognitivas sem ligação com a historicidade do corpo do indivíduo.

Na expressão corporal, o espaço interior é entendido como:

  • Todo o espaço entre os músculos e pelos.
  • Tudo que está além da pele.
  • Todo o conteúdo da pele para dentro.
  • Tudo o que compõe o mundo físico circundante.
  • gama de possibilidades de experimentações da parte externa do ser humano.

A expressão corporal está associada a diversas práticas corporais, no campo de conhecimento em dança, no campo da comunicação não verbal - linguagem corporal. A premissa da linguagem corporal se dá no conhecimento e descoberta do próprio corpo. Sendo assim, é CORRETO afirmar que:

  • O corpo é composto de massa, forma, tamanho, cor, som, e recebe e transmite sensações, cria e se reproduz.
  • b. O movimento é a potência ativa de um organismo, física, a capacidade que um corpo tem de produzir trabalho, e a energia potencial e a latente nas moléculas.
  • A energia é a resposta ativa à massa muscular por uma reação em cadeia que percorre o corpo de um ponto ao outro, gerando deslocamento visível no espaço.
  • Não existe movimento sem corpo, mas o corpo se movimenta sem energia.
  • O corpo se sensibiliza de dentro para fora, ao contrário da psicologia.

As manifestações dos sentimentos do corpo são chamadas de:

  • Educação Psicossomática.
  • Expressão Corporal.
  • Idealismo Corporal.
  • Corpo cênico.
  • Imaginário criativo.

Assinale a alternativa CORRETA.

  • Corpo Biológico é composto pelo sistema nervoso vegetativo (ossos, músculos, articulações, postura etc.), pelo sistema nervoso central (vistas, ouvidos, tato, paladar e olfativo), sensações térmicas e sensoriais.
  • Corpo é a unidade psicobiológica (energia e movimento).
  • Corpo como matéria não tem relação com definições físicas.
  • Corpo como ente criativo é a sensibilidade inteligente.